quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 08 de setembro, 5ª feira, Festa da Natividade de Nossa Senhora


08 de setembro, 5ª feira, Festa da Natividade de Nossa Senhora


- Hoje é dia 08 de setembro, 5ª feira, Festa da Natividade de Nossa Senhora.

- Hoje a Igreja recorda o nascimento de Maria, mãe de todos nós e mãe da Igreja. Tal como na vida de José e Maria, Deus quer irromper na tua vida, de modo a salvar-te daquilo que te oprime. Se celebramos a Natividade de Nossa Senhora é simplesmente por uma única razão: ela se fez lugar da realização da promessa divina que perdurou por gerações e que em seu ventre se fez carne e habitou entre nós. Peça ao Senhor que encha seu coração de ternura como o coração de Maria. E começa assim tua oração.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 1, versículos 16, 18 a 23:

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão... A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

- Se a Palavra de Deus é uma eterna novidade, o Evangelho de hoje vem também nos mostra de modo especial, que a promessa divina se concretiza sempre em nossas vidas, porque Deus se mantém fiel de geração em geração. Percebemos que para manifestar sua fidelidade ao longo do tempo, Deus se faz precisar da humanidade e de diversas situações que muitas vezes fogem da compreensão humana. Coloque-se diante de Maria e fale com o coração sobre aquilo que te inquieta. E confia na sua intercessão junto do seu Filho Jesus.

- Que lugar ocupa Maria na tua vida? Olhando para sua vida, desde o nascimento até hoje, você percebe a fidelidade de Deus?

- “Não tenhas medo de receber Maria”, diz o anjo a José. A biblista Kelviane Pontes Vieira, nos lembra:

“Como Maria foi lugar concreto da realização da promessa de Deus, hoje você é o lugar concreto em que a Palavra meditada deseja encontrar lugar para habitar. Seja este lugar! Lugar em que a Palavra encontra espaço para acontecer, lugar do encontro da fidelidade divina com você, lugar do silêncio, lugar do deixar-se ser iluminado pela novidade da Palavra de Deus para você. Seja um verdadeiro templo.”

- Termina tua oração pedindo a intercessão de Maria pela paz no mundo e na sua vida, na sua família. Agradeça a Deus pela presença em sua vida e peça ajuda para que possa corresponder a este Deus fidelíssimo desde sempre e para sempre.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário