quinta-feira, 8 de setembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 1,1-16.18-23 - 08/09/2022


Acolha a Virgem Maria em seu coração

“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo’” (Mateus 1,20).



Hoje, meus irmãos, estamos em festa… Comemoramos o nascimento da Virgem Maria, a Natividade de Maria, a Natividade de Nossa Senhora; Nossa Senhora de tantos títulos, Ela tem também este título, que diz do seu nascimento. Ela foi escolhida pelo Pai para ser a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.
Ao olharmos para a nossa história de salvação, percebemos que o Senhor escolheu vários instrumentos, escolheu Abraão, escolheu Isaac, escolheu Jacó, escolheu Moisés, escolheu Débora, escolheu Rute…Várias pessoas estão presentes na história da nossa salvação; e o Senhor também escolheu Maria, que nasceu de Joaquim e de Ana.
Esta festa remete à construção, à dedicação da Basílica dedicada a Sant’Ana, lá em Jerusalém. Desde o século VII essa basílica ali foi construída. Então, ali, na casa de São Joaquim e Sant’Ana, nasceu Nossa Senhora. Então, a tradição remete à construção dessa Basílica.

Acolhamos a Maria em nosso coração e estejamos cada vez mais a serviço do Rei Jesus

E, ao comemorarmos a Natividade de Nossa Senhora, comemoramos Aquela que cooperou com a salvação, porque Ela gerou o Salvador, Ela gerou Jesus Cristo. E, assim como José foi chamado pelo anjo e pelo próprio Deus a não temer em receber Maria, essa voz do anjo precisa ecoar também aos nossos ouvidos e ao nosso coração.
Não precisamos ter medo em receber Maria. Por que? Porque Ela é a serva do Senhor. E, ao receber Maria, Nosso Senhor também estava chamando José a ser servo do Senhor. Ao receber Maria, a mulher orante, Nosso Senhor também estava chamando José a ser tolerante. Ao receber Maria, José estava sendo chamado também ali a estar atento, porque Ela foi a mulher atenta, mulher orante, mulher atenta, a mulher que foi serva, a mulher que foi disponível ao serviço do Pai. José também foi chamado a isso, e também somos chamados hoje a comemorar a Natividade de Nossa Senhora, a recebê-La também no nosso coração e a imitá-La.
Sejamos servos do Senhor, sejamos disponíveis ao serviço do Senhor, sejamos orantes, sejamos atentos como a Virgem Maria. A acolhamos no nosso coração e estejamos cada vez mais a serviço do Rei Jesus. E, assim como Maria nasceu e foi ali canal da graça para que nós obtivéssemos a salvação — gerou o Salvador —, que nós também possamos acolher Maria e acolher, mais ainda, Jesus, a quem ela gerou, para que possamos também levar e gerar Jesus para aqueles mais necessitados.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário