terça-feira, 5 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 05 de julho, 3ª feira da 14ª semana do Tempo Comum


05 de julho, 3ª feira da 14ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 05 de julho, Terça-feira da decima quarta semana do Tempo Comum.

- Jesus passa por este mundo fazendo o bem: se aproxima, tem compaixão, cuida e acompanha. O povo está sedento de Deus, sedento de justiça, sedento de acolhida. Peça ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Messe. Que Deus nos envie verdadeiros Pastores.

- Escuta o Evangelho Segundo São Mateus, Capitulo 9, versículos de 32 a 38:

Naquele tempo, apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: "Nunca se viu coisa igual em Israel". Os fariseus, porém, diziam: "É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios". Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

- São Mateus nos mostra neste trecho de seu Evangelho Jesus expulsando a força do mal, revelando a transformação libertadora de Deus. Estar possuído é ser ‘escravo’ e Jesus liberta. Ainda hoje vivemos sob o peso de muitos jugos. Dói e nos choca que a reação ao milagre de Jesus foi acusá-lo de ter feito isso pelo poder dos demônios. Nós nos perguntamos o quão duro o coração humano pode se tornar, incapaz ou relutante em ver o que é tão óbvio. Em nossos dias, algumas pessoas na Igreja acusam o Papa Francisco de muitas coisas, inclusive de heresia. Peça ao Senhor que te livre de todo mal e o proteja dos violentos, dos gananciosos, dos corruptos.

- Jesus é o bom pastor! Quem são os nossos pastores? Conseguimos escutar e seguir nossos pastores? Quais são as ‘caraterísticas’ do bom pastor? Você conhece o seu pastor? Você escuta e entende a voz do seu pastor?

- “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor.”, diz Jesus no evangelho de hoje. Como é consolador ler que Jesus teve compaixão das multidões, que eram como ovelhas sem pastor. Foi muito mais do que um sentimento, pois o vemos andando pelas cidades e aldeias, pregando as boas novas e curando os enfermos. Depois de dois mil anos, ainda parecemos ovelhas sem pastor, e vemos Jesus sendo tocado por nossa situação. Disso fala a música da Ir. Miriam Kolling cuja letra diz assim:

Sou bom pastor, ovelhas guardarei
Não tenho outro ofício, nem terei
Quantas vidas Eu tiver, Eu lhes darei
Maus pastores, num dia de sombra
Não cuidaram e o rebanho se perdeu
Vou sair pelo campo, reunir o que é Meu
Conduzir e salvar
Verdes prados e belas montanhas
Hão de ver o pastor, rebanho atrás
Junto a Mim, as ovelhas terão muita paz
Poderão descansar
Sou bom pastor, ovelhas guardarei
Não tenho outro ofício, nem terei
Quantas vidas Eu tiver, Eu lhes darei

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que a sua cruz seja a tua força. Que a tua Esperança esteja plenamente Nele. Peça também que Ele ilumine seus passos a cada dia.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário