segunda-feira, 4 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 03 de julho, Domingo da festa de São Pedro e São Paulo


03 de julho, Domingo da festa de São Pedro e São Paulo


- Hoje 03 de julho, domingo da festa de São Pedro e São Paulo.

- No evangelho de hoje o povo confunde Jesus com João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta. Na verdade Jesus sempre se identifica com o Filho do Homem. Porém, ele é muito mais do que um profeta, ou mesmo Filho do Homem. Ele é Deus mesmo. Pedro fez a profissão de fé em Jesus como Messias, o enviado do Pai. Jesus, por sua vez confiou-lhe a missão de edificar a Igreja. Peça ao Senhor que te ajude a não esquecer quem Ele é para você.

- Escuta o Evangelho de Jesus segundo Mateus, Capítulo 16, versículos 13 a 19:

”Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Disseram. “Uns afirma que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda que é Jeremias ou um dos profetas”. Então lhes perguntou; “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Em seguida, proibiu severamente aos discípulos de falarem a alguém que ele era o Cristo”.

- Pedro e Paulo viveram, por caminhos diferentes, um original encontro com Jesus. Encontro que extraiu o que havia de mais nobre e humano no coração de cada um deles. Foi esta solidez interior, que se visibilizou na maneira original de cada um seguir Jesus Cristo, que os transformou em colunas da Nova Comunidade dos seguidores de Jesus. A eles foi conferida uma “autoridade” como caminho para o serviço e a promoção da vida. Deixe ressoar em seu coração a voz de Jesus: “Tu és rocha firme, sobre a qual quero construir minha morada, em comunhão com o Pai e o Espírito Santo”.

- Se Jesus, hoje, se dirigisse a você e perguntasse: Quem sou eu para você? O que você lhe responderia na sinceridade de seu coração? A sua resposta agradaria a Jesus como foi a de Pedro?

- “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”, responde Pedro a Jesus. Que também possamos fazer essa profissão de fé a cada dia. Hoje também é dia de lembrar e rezar pelo Papa Francisco, o autêntico sucesso de Pedro, como o foram os outros papas. O Pe. Vanildo Paiva lembra que estar com o Papa é um ato de fé e diz assim:

“Francisco é nosso papa! Gostando ou não gostando do seu estilo, devemos-lhe respeito e amor filial. Ele não tem errado. Mas, se ele errar, erraremos com ele; isso sempre fez parte da história da nossa Igreja, santa e pecadora. E o Espírito sempre mostrou o caminho da restauração! São João Paulo II ou Bento XVI nunca erraram? Obviamente que sim! E estávamos com eles, compreendendo que a fé exige também caminhar na penumbra muitas vezes, como devemos estar com o papa Francisco. Ou será que a nossa presunção de sabermos mais do que o papa (e de quase cem por cento dos bispos católicos do mundo que estão com ele) nos levará à vaidade de nos acharmos os donos da verdade? Afinal, acreditamos ou não que a Igreja é conduzida pelo Espírito Santo, que “sopra onde quer” (Jo 3,8)?”

- Nesta celebração festiva de São Pedro e São Paulo, peça a Deus pelo nosso Papa Francisco, cardeais, bispos, sacerdotes e os pastores das Igrejas cristãs, para que sejam sempre iluminados pelo Espírito Santo para que orientem suas vidas, e o seu ensinamento a serviço do povo de Deus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário