segunda-feira, 4 de julho de 2022

Palavra se fez carne - 04 de julho, 2ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


04 de julho, 2ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 04 de julho, segunda feira da 14ª semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje nos convida a contemplar duas manifestações de fé: a primeira nos fala de ressurreição e a segunda da cura de uma enfermidade de muitos anos. São duas realidades que comoveram o coração de Jesus, que imediatamente responde aos apelos feitos, pois é a fé que sinaliza o caminho para a realização da cura integral, nos confirmando que o Senhor não se deixa vencer em generosidade. Peça ao Senhor que aumente a sua fé e a confiança na sua ação vivificadora.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 9, versículos 18 a 26.

Enquanto Jesus estava falando, aproximou-se um chefe, que se prostrou diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá”. Jesus levantou- se e, com os seus discípulos, o acompanhou. Nisso, veio uma mulher que, por doze anos sofria de hemorragias; e por detrás, tocou na borla de seu manto. Pois pensava consigo mesma: “Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! Tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele momento. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão agitada, e disse: “Retirai-vos! A menina não morreu; ela dorme”. E riam dele. Então se afastou a multidão, entrou, segurou a mão da menina, e ela se levantou. E a notícia disso espalhou-se por toda aquela região.

- Olhando mais de perto o texto do Evangelho que acabamos de ouvir percebemos que é a fé que faz toda a passagem da situação de morte para a vida e da doença para a cura. Trata-se de uma fé viva e presente nas pessoas que impulsiona a ação de Jesus. A fé os levou ao encontro com Cristo e pela fé encontraram a vida e a saúde. Diz o pai a Jesus: “Minha filha acaba de morrer; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá». Foi esta fé consistente que tocou o coração de Jesus e moveu os seus passos. O outro testemunho de fé é impressionante: “Se eu conseguir ao menos tocar em seu manto, ficarei curada». Por isso, se faz necessário que manifestemos confiantemente os nossos pedidos e isso faz com que o Senhor ressuscite e restaure a vida em nós e ao nosso redor. Coloque nas mãos do Senhor também o que em você precisa de vida nova e confie nele.

- Você tem procurado se aproximar de Jesus com fé e confiança? O que significa para você ter fé? O que em você precisa ser tocado para ser curado por Jesus mediante a sua fé?

- A presença de Jesus é uma presença que anima, que revitaliza que gera vida. Hoje mais do que nunca precisamos de coragem, de fé, de força, de salvação. A atenção, a Palavra e o toque de Jesus faz toda a diferença na vida das pessoas: “Coragem, filha! Tua fé te salvou.”. Veja o que diz um trecho do texto O tato de Jesus, do Livro a Mística do Instante de José Tolentino Mendonça.

“O que é que cura o homem leproso? Ou o que é que cura a mulher em estado de impureza que, em outro lugar do Evangelho vem por trás de Jesus e o toca? São curados pelo poder de Deus que se manifesta em Jesus, certamente, mas num processo onde a forma de maneira alguma é indiferente. Cura-os saberem-se tocados, e tocados, no sentido de encontrados, assumidos, aceitos, reconhecidos, resgatados, abraçados. Quando toda a distância se vence, o toque de Jesus reconstrói a nossa humanidade”

- Termina a tua oração agradecendo este encontro que tivestes com Jesus através da Palavra e peça-lhe o dom da fé e da confiança para se deixar conduzir e curar por ele e nele.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário