quinta-feira, 19 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 18 de maio, 4ª feira da 5ª Semana da Páscoa


18 de maio, 4ª feira da 5ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 18 de maio, 4ª feira da 5ª Semana da Páscoa.

- Começa a tua oração com um ato de fé: crê que Deus está com você! Creia que Deus te acompanha nos seus caminhos. Creia que Deus te escuta com bondade e te acolhe com um sorriso de ternura. Creia que Deus te ama. Creia que Deus é amor e assim agradeça a Ele por transbordar amor na sua vida.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 15, versículos 1-8:

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

- Jesus toma a imagem da videira e seus ramos e do agricultor. O agricultor é aquele que cuida dessa videira, cortando seus galhos secos, limpando-a para que dê mais frutos. Caso algum ramo não esteja unido à videira, ele seca. Assim, Jesus vai ensinando os discípulos a permanecerem unidos a Ele. Longe d’Ele, os discípulos correm o risco de não perseverar, porque ficarão fadigados e sem forças. Precisam receber o alimento da videira, e, ao mesmo tempo, deixar ser cuidado pelo agricultor, o Pai. Todas suas iniciativas em sua missão darão muitos frutos porque estarão ligados à seiva que dá vida! Ligados ao Mestre, trilham o mesmo caminho. Peça ao Senhor, que te ajude a permanecer com Ele.

- Quais os “galhos secos” da sua vida que precisam ser identificados e apresentados ao “agricultor”, Deus, para serem cortados e lançados fora? O que na sua vida não está dando fruto e precisa ser cortado e lançado fora?

- “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, diz Jesus. Diz assim o poema de Ana Jácomo:

Deus está cuidando, mesmo quando não parece.
E o desafio é grande. E o cansaço fala.
E a aparência é a de que o ciclo novo não amanhece.

Deus está cuidando, mesmo quando a dor não dorme.
Quando a paz se ausenta.
Quando a preocupação ocupa todo o território do sorriso.

Deus está cuidando, mesmo quando o medo faz sumir jardim.
Mesmo quando a trajetória é longa.
Mesmo quando nos sentimos sozinhos.

Deus está cuidando da gente.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor para que Ele permaneça em você e você n’Ele. Deixe que Ele cuide das podas, dos brotos e botões da sua vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário