quinta-feira, 19 de maio de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 15,1-8 – 18/05/2022


O Pai do Céu é o agricultor da sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda’” (João 15,1-2).


Veja, meus irmãos, o Evangelho de hoje apresenta-nos a pedagogia da poda. Apresenta-nos também Cristo — como a videira —, e apresenta-nos o Pai do Céu — como o agricultor. São três conceitos que aparecem aqui que são bem importantes para a nossa reflexão pessoal neste dia de hoje.
Primeiramente, o Evangelho começa dizendo que Cristo é a videira verdadeira. Se estou em Cristo, também faço parte dessa videira verdadeira. Porque, se estou em Cristo, não serei cortado jamais, mas serei cultivado pelo Pai. É a segunda afirmação: “O meu pai é o agricultor”, porque o Pai cuida do meu crescimento, Ele tem a pedagogia até mesmo da poda, e essa poda aqui precisa ser compreendida como as circunstâncias da vida.
A vida tem a sua dinâmica, o seu movimento natural, a vida tem as suas intempéries próprias, as suas dificuldades. Foi assim conosco desde o ventre da nossa mãe: passamos pela fase do crescimento, o momento do parto também foi mais um momento de crescimento, de sofrimento, de dor. A nossa infância, a nossa juventude, a vida adulta até a velhice. A vida é assim, então, essa poda são as circunstâncias da vida: podar, privar e, muitas vezes, até mesmo despedaçar.

Se estou em Cristo, não serei cortado jamais, mas serei cultivado pelo Pai

É forte essa afirmação, mas tenhamos calma! Por quê? O Pai é o agricultor, é o Pai quem nos cultiva. O Pai, na Sua providência amorosa, sabe conduzir a nossa vida no rumo certo, se nos deixamos guiar por Ele, se nos colocamos realmente sob os Seus cuidados, na Sua mão. Por isso, é importante a nossa pertença a Jesus, que é a videira verdadeira.
A nossa ligação com a videira precisa ser profunda, porque, se somos com Cristo, se estamos com Ele, também somos essa videira e o Pai não vai nos cortar, mas o Pai vai nos cultivar. E vamos entender que, muitas vezes, as podas são uma pedagogia de Deus.
Não é o sofrimento que decide, não é o sofrimento que decide como estou na vida, mas é o meu estar em Cristo. É o meu estar em Cristo que decide o meu crescimento e a minha vida com o Senhor!
A nossa força precisa ser aplicada para nos agarrar a Cristo, todas as nossas forças precisam ser aplicadas para estarmos unidos profundamente ao Cristo e não para nos defender dos problemas. Os problemas, as dificuldades, os sofrimentos, muitos deles são inevitáveis. Porque, repito: faz parte da dinâmica da vida. Então, não gaste força se defendendo dos problemas, gaste força se unindo profundamente a Cristo, a videira verdadeira, porque, se estamos n’Ele, o Pai se torna o nosso agricultor e Ele vai nos ajudar nesse processo de crescimento e de amadurecimento.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário