quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 27 de dezembro, segunda-feira, festa de São João, Apóstolo e Evangelista.


27 de dezembro, segunda-feira, festa de São João, Apóstolo e Evangelista.


- Hoje 27 de dezembro, segunda-feira, festa de São João, Apóstolo e Evangelista.

- O Evangelho de hoje é sobre a experiência da narrativa da Ressurreição de Jesus. Quando ainda de madrugada Maria Madalena foi ao sepulcro e encontrou a pedra do túmulo removida. E ela correu avisar Simão Pedro e a outro discípulo que, segundo a tradição é João, o Evangelista, que Jesus amava. Peça ao Senhor uma fé viva, como a de João Evangelista.

- Escuta o Evangelho de João, capítulo 20, versículos de 2 a 28:

No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

- João acreditou nas palavras de Jesus ainda quando esteve com os seus discípulos, porque ele disse: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês isso?” É a pergunta que Jesus faz hoje a você: Você crê que eu sou a ressurreição e a vida?” Foi também a pergunta que Jesus fez a Marta e a faz a você hoje. A fé um dom de Deus que todos os cristãos receberam no dia de seu batismo. Como o dom é gratuito, nada fizemos para merecer este presente. Ele o deu porque ele nos ama. Agradeça ao Senhor pelo dom da sua fé e peça que Ele te ajude a crescer ainda mais na fé e na confiança do seu amor.

- Como está sua fé em Jesus? O que você precisa fazer para confiar ainda mais em Deus, sobretudo nos períodos difíceis da vida, em que parece que não há saída?

- “Ele viu, e acreditou”, diz o evangelho sobre João evangelista. Também nós podemos ver os sinais e acreditar no Cristo, tornando-nos, como João, cujo dia celebramos hoje, anunciadores e testemunhas de Jesus. O Pe. Francys Silvestrini Adão, diz assim num poema/oração:

Ensina-me
a crer
vivendo com constância
a guardar a fé
transmitindo-a com alegria
a esperançar
ansiando por Tua vinda
Desperta
em meu coração
uma fé ativa
uma fé inquieta
uma fé suplicante
própria de quem se sabe
necessitado dos outros
Só assim eu terei
a graça de saborear
a invencibilidade
da Justiça do Alto
da Bondade do Pai
da Generosidade do Céu

- Termina tua oração pedindo ao Senhor uma fé ativa, inquieta, suplicante.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário