quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 30 de dezembro, 5ª feira, 6º dia na oitava do Natal do Natal.


30 de dezembro, 5ª feira, 6º dia na oitava do Natal do Natal.


- Hoje é dia 30 de dezembro, 5ª feira, 6º dia na oitava do Natal.

- Inicia sua oração em atitude de ação de graças. A profetiza Ana tinha vivido até idade avançada. Tudo o que dela sabemos é este momento de reconhecimento e bênção narrado pelo evangelho de hoje. Quando toma a criança nos seus braços, os seus olhos iluminam-se. Como Maria deve ter se alegrado com ela! Ana soube contemplar e esperar e, por isso, viu o Messias esperado, na vulnerabilidade de uma criança. Felizes os que sabem esperar no Senhor! Peça ao Senhor a graça de também ver e contemplar a salvação!

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículo de 36 a 40:

Naquele tempo: Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

- Ana é uma presença muito discreta no Templo. Porém, está atenta a tudo o que ali acontece. Ela não faz ruído, passa longas horas em silêncio. Sua vida não tem maior relevância social e religiosa. Mas, tudo muda ao ver Simeão com o Menino nos braços, chamando-o de Salvador, de Luz e de Cheio de Glória. A partir daí, seu ser se revigora, seus olhos se enchem de luz, dá graças a Deus e sua boca anuncia que o Menino é a salvação que todos esperavam. Ana proclama sua fé no Senhor. Peça ao Senhor a graça de encontrar e anunciar a salvação que vem do Senhor.

- Como anda sua fidelidade e confiança no Senhor? Sua vida é regida pelo tempo e pela pressa? Ou você encontrou um novo estilo de vida, com tempo para viver mais devagar, desfrutando cada experiência e cada encontro?

- “... e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém '', diz o evangelho sobre a profetiza Ana. Simeão e Ana são idosos e nos mostram que o importante é adotar uma postura aberta e positiva em cada etapa da vida, sobretudo, na velhice e nunca perder a esperança. O Pe. Adroaldo Palaoro nos diz:

“Pertencemos a uma geração devorada pelo imediatismo e pela rapidez, com enorme dificuldade para acolher processos de longa duração: navegamos na Internet, viajamos em carros supervelozes, cozinhamos em micro-ondas, consumimos “fast-foods”...
O problema é quando aplicamos estes mesmos ritmos às relações humanas; no entanto, nem uma amizade, nem uma família, nem uma comunidade se forjam com essa medida ultrarrápida do tempo, senão que necessitam de processos lentos de crescimento, difíceis de serem aceitos.
Ana, a profetisa, nos oferece a sabedoria do saber esperar; o Evangelho de hoje nos apresenta esta anciã, durante toda sua vida, esperando a chegada do Messias e celebrando o fato de ter podido encontrá-lo em seus últimos dias de vida. A imagem que dela nos dá Lucas é que foi recompensada por ter passado a vida inteira à espera e que agora sua alegria se transborda em louvor e agradecimento.”

- Termina sua oração bendizendo a Deus pela vida, também pelos idosos que são desprezados e descartados nas famílias e na sociedade.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário