terça-feira, 23 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 21 de novembro, 34º Domingo do Tempo Comum | Festa de Cristo Rei do Universo


21 de novembro, 34º Domingo do Tempo Comum | Festa de Cristo Rei do Universo

- Hoje é dia 21 de novembro, 34º Domingo do Tempo Comum | Festa de Cristo Rei do Universo.

- O evangelho desta festa de Jesus Cristo Rei do Universo é tirado da narrativa sobre a Paixão, quando Jesus foi levado diante de Pilatos e interrogado por ele. Jesus reina perdoando, amando e comunicando vida. Um rei crucificado é uma contradição e um escândalo. Jesus ganha este título de rei na entrega de sua vida até à morte. A festa de “Cristo Rei” nos convida também a tomar a Cruz e “descer” com Jesus até à cruz da humanidade. Peça ao Senhor a graça de viver seguindo seus passos, vivendo com Ele as cruzes de cada dia.

- Escuta o Evangelho de João, Capítulo 18, versículos 33b a 37:

"Pilatos chamou Jesus e lhe disse: “Tu és rei dos judeus?” Jesus lhe respondeu: “Falas assim por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?” Respondeu Pilatos: “Sou, por acaso judeu? Teu povo e os chefes dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?” Jesus respondeu: “Meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas meu reino não é daqui”. Pilatos lhe disse: “Então, tu és rei?” Respondeu Jesus: “Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz.”

- Jesus não se proclama rei, apenas confirma a pergunta de Pilatos: “Então, tu és rei?” E Jesus: “Tu o dizes: eu sou rei.” Ele de fato é REI, e o seu REINO não deste mundo. Jesus exerceu o seu reinado por meio do serviço incansável a todos, de modo especial aos pobres, excluídos e marginalizados da sociedade. Esta é a função da autoridade, servir e não ser servido. Você, eu, nós que seguimos Jesus, somos convidados e convidadas pelo nosso batismo a sermos profetas, reis e sacerdotes. Como a realeza de Jesus, a nossa é exercida pelo serviço a todos, mas de modo especial aos necessitados, excluídos e marginalizados de nossa sociedade. Peça ao Senhor a graça de graça de compreender o sentido do serviço ao Reino de Deus.

- Ligado ao Rei é o seu reino, enquanto espaço físico onde ele exerce o seu poder. E em relação a Jesus não é assim. Qual era a sua compreensão de Jesus como Rei? Onde Jesus exerce a função de rei em sua vida?

- “Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade”, diz Jesus no Evangelho de hoje. Diz assim o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Jesus será “Reino do Universo” quando a paz, o amor e a justiça reinarem em todos os rincões da terra, quando todos sejamos testemunhos da verdade, quando em todos os ambientes a mesa do Reino se tornar mesa de inclusão e de acolhida... Jesus será Rei quando estivermos dispostos a fazer descer da Cruz aqueles que estão pendurados nela.”

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que o livre de qualquer indiferença diante daqueles que sofrem. Peça também a graça de ajudar de mais amar e servir.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário