segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 15 de Novembro, 2ª feira da 33ª semana do Tempo Comum


15 de Novembro, 2ª feira da 33ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 15 de Novembro, segunda feira da 33ª semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje um cego marginalizado que clama por Libertação, que ficava à beira do caminho pedindo esmolas. Cego são todos os que assimilaram uma mentalidade opressora e que não conseguem enxergar por outro viés além dela. Ainda hoje há cegos como este do Evangelho. Outro dado importante é o fato de deste cego estar à beira do caminho. É uma forma literal de descrever a marginalidade, na qual esse homem se encontrava. Quem está cego por uma ideologia, fica à margem. Peça ao Senhor que te livre da cegueira que te aliena e marginaliza.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 18, versículos 35 a 43:

Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado junto ao caminho, mendigando. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “É Jesus, o nazareno, que está passando”. O cego, então, gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” As pessoas que iam à frente, mandavam que ficasse calado. Ele, porém, gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele começou a ver e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. E todo o povo se pôs a louvar a Deus. -O cego à beira do caminho pedia esmolas, totalmente dependente, vivia das migalhas que outros lhe davam, um miserável. Esse homem representa uma situação cruel de opressão e marginalização, causadas por sistemas injustos e opressores. Esse homem representa uma categoria de excluídos. Apesar da marginalização, esse homem trazia dentro de si o desejo de libertação. Embora fosse cego, conseguiu enxergar em Jesus a Esperança. Reconheceu-o como o Filho de Davi, aquele que seria capaz de se compadecer dele e devolver-lhe a dignidade, a liberdade. Converse com Deus sobre a cegueira que afeta tantos irmãos à margem de nossa sociedade injusta, desigual e excludente.

- Você tem Fé e Esperança de Libertação diante da cegueira que oprime e marginaliza a tantos irmãos? O que você pode fazer para ajudar na superação da cegueira que marginaliza, excluindo a tantos de sua dignidade de Filhos de Deus?

- “O cego, então, gritou: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, gritou o cego no evangelho de hoje. O cego queria ver Jesus, porque enxergou nele o Caminho, a Verdade e a Vida. Quando há esse desejo em seu coração, Jesus se aproxima de você ou abre caminho para que você se aproxime dele. Ouça este trecho da canção Cura-me, de autor desconhecido:

Senhor, ferido estou diante de Ti
E de joelhos vou pedir
Cura-me, Cura-me
Vem ser a voz que me aconselha
Vem ser o ar que eu respiro
Pois tu és o pão que me sustenta
Tu és o Deus que me alimenta

Cura-me Senhor, cura-me Senhor
Enxuga as minhas lágrimas de dor
Cura-me Senhor, cura-me Senhor
E me devolve a vida com o teu amor

- Termina sua oração pedindo, como o cego, que você veja, vencendo toda cegueira que marginaliza, e assim possa ajudar efetivamente na Libertação das pessoas.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário