segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 14 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum


14 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 14 de novembro de 2021, 33º Domingo do Tempo Comum.

- A Palavra do Senhor ilumina nosso ser, nosso viver e nossa história. Deste modo, por meio da Palavra de Deus oriente a sua vida, o seu caminho e suas escolhas. O evangelho de hoje desperta em nós a esperança e a certeza de que Deus não abandona a humanidade na sua caminhada histórica, e, continuamente vem ao nosso encontro e nos indica os caminhos que Ele nos convida a percorrer. Com fé peça a Jesus a graça de reconhecê-lo como fonte da vida, da esperança e do amor-serviço.

- Com fé e docilidade escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 13, versículos 24-32.

“Naquele tempo Jesus disse a seus discípulos: 'Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.”

- Jesus está em Jerusalém com seus discípulos. Consciente de ter chegado a sua hora de voltar para o Pai, confia a missão aos seus discípulos. Ele sabe que não é uma missão fácil e seus discípulos irão enfrentar todo tipo de perseguições, dificuldades, obstáculos, tentações e necessitarão de alento, estimulo, coragem e constante vigilância. Também nós enfrentamos tantas dificuldades, provações e precisamos de ânimo, consolo e esperança. Converse com Deus sobre a sua vida e todos os problemas e medos que está passando.

- Jesus conhece seu coração e confia a você a missão de espalhar, com sua vida e seu testemunho, alento, consolo e esperança. Por isso se interrogue: Onde a Palavra precisa iluminar para que sejas comunicador da vida que nasce da alegria do Evangelho?

- “Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.” Diz o evangelho de hoje. Quem é o Filho do Homem revestido de poder e glória? O Evangelista Marcos os ensina que é o próprio Jesus, que irá ofertar livremente, por amor, a sua vida para que todo àquele que crê tenha vida plena. Experimentamos nosso caminho marcado por perseguições e sofrimentos, mas permaneçamos firmes na fé e na esperança, porque Jesus virá e com sua vinda gloriosa todo medo e sofrimento cessarão e reinará a alegria e felicidade em nossos corações. Disse o Pe. Junior Vasconcelos do Amaral:

“A paixão de Cristo provoca em nós efeitos contínuos de fé, esperança, dor, mas ao mesmo tempo de compaixão para com os crucificados desta terra”.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de reconhecê-Lo nos rostos das pessoas e nos apelos dos que sofrem.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário