domingo, 31 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 31 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum


31 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 31 de outubro, 31º domingo do tempo comum.

- Os mandamentos da lei da Deus não são simples imposições exteriores, mas regras de vida que resultam da vocação fundamental do ser humano a viver em amor. O amor é a verdade, porque o amor é Deus. Todas as outras leis são expressão da verdade e da fidelidade, que são próprias do amor. Jesus é o mestre que não só nos comunica esta lei fundamental, mas também nos ensina a vive-la, ou seja, a viver o amor. Peça ao Senhor que o ajude a amar mais, a cada dia, a sua própria vida, para que possa amar também os outros.

- Escuta o Evangelho de São Marcos, capítulo 12, versículos 28b-34:

“Naquele tempo um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.”

- 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos’? perguntou o mestre da Lei a Jesus. Mediante esta pergunta, Jesus respondeu indicando que o amor a Deus e ao próximo, sintetiza toda a lei e que não existe maior mandamento do que estes. O mestre da Lei reconheceu que Jesus tinha respondido acertadamente. Jesus, por sua vez, elogiou o mestre da Lei afirmando que ele não estava longe do Reino de Deus. Converse com o Senhor pedindo a graça de acolher seu ensinamento por meio da palavra de hoje.

- O mandamento do amor é a orientação fundamental de Jesus a todos nós. Que deve fazer para imprimir este Amor na sua vida, nos seus relacionamentos? Como você vive seu amor a Deus? E para com o próximo?

- “Ele não estava longe do Reino de Deus”. Assim, Jesus elogiou o mestre da Lei. O Reino de Deus essencialmente é o amor. Viver o amor é estar sintonizado e comprometido com o projeto de Deus que é o seu Reino. Esta é a nossa vocação. Santa Teresinha assim dizia:

“Ó Jesus, meu amor… Minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o amor”!

- Termina tua oração agradecendo a Deus o seu amor por você. Peça a Ele a graça de responder a esse amor para com ele através do serviço a cada pessoa.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário