domingo, 31 de outubro de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA NOVEMBRO DE 2021



Intenção

As pessoas que sofrem de depressão (Universal)

Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de stress encontrem nos outros um apoio e uma luz que as abra à vida.

Reflexão

Neste mês, o Santo Padre dirige o nosso olhar e o nosso coração para as pessoas que sofrem de depressão ou de stress. Sabemos que estas doenças afetam muitas pessoas que, para além dos seus efeitos específicos, sentem ainda a solidão e o estigma associado à doença mental.
As grandes exigências da vida de hoje submetem as pessoas a enormes pressões, sejam sociais, laborais e até mesmo nas relações familiares ou de amizade, onde as expetativas que o próprio cria em relação aos outros, ao modo como deseja ser acolhido, acabam por não fazer bem à sua saúde.
O Papa Francisco, atento aos sofrimentos do tempo presente, vê esta ameaça ao bem-estar integral da pessoa, que tem origem nas nossas sociedades, no seu ritmo de vida, nas tecnologias cada vez mais velozes que, inadvertidamente, favorecem a síndrome de esgotamento e stress chamada burnout. As tecnologias de comunicação, redes sociais e emails, concebidas para poupar energia, converteram-se em fatores de stress. A depressão e o esgotamento extremo são enfermidades modernas e exigem acompanhamento e apoio para identificar o que esgota e o que regenera a vida.
Algo que podemos fazer diante destas situações é ajudar a perceber o que está a acontecer e a procurar ajuda, sem preconceito e sem medo. Mas também devemos ter em conta a resposta espiritual, que é diferente de um acompanhamento psicológico, pois não procura curar, mas orientar o coração para uma relação pessoal e gratuita com o Senhor. O caminho espiritual, o silêncio, a escuta da Palavra de Deus ajudarão a entrar numa maior harmonia consigo e com a criação, a ordenar a própria vida, e isto pode ter efeitos muito benéficos na situação da pessoa. Este tipo de ajuda está sempre ao nosso alcance: levar a conhecer a paz e o abraço que Deus sempre dá aos seus filhos.
Oração

Deus, nosso Pai,
que és a fonte da vida e da paz.
Em ti encontramos refúgio e consolação.
No teu imenso amor,
lembra-te de todos os teus filhos que,
sujeitos a tantas pressões,
hoje sofrem no seu corpo, mente e espírito
os efeitos de tantas exigências.
Põe no seu caminho Bons Samaritanos
que os ajudem a reencontrar a serenidade,
a paz e a ordem nas suas vidas.

Pai-Nosso...

Desafios

- Ordenar a vida, fazendo um exame de consciência sobre os meus horários e ritmos, a que dou prioridade e se estou a cuidar do meu descanso e bem-estar.

- Dar sentido ao trabalho, mesmo que difícil e penoso, procurando relativizar as pressões ou mau ambiente que possa experimentar e não trazer constantemente os problemas e as mágoas no coração.

- Cultivar o silêncio para o encontro com o Senhor, procurando a sua paz, cuidando o discernimento, para ver onde poderei encontrar aquilo que me renova interiormente.

- Apoiar e ajudar os que sofrem, escutando, fazendo-me próximo, disponível e cheio de ternura, sendo manso e humilde de coração, como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário