domingo, 3 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 3 de outubro, 27º Domingo do Tempo Comum


3 de outubro, 27º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 3 de outubro, 27º Domingo do Tempo Comum.

- Deus está sempre a vir ao teu encontro. Cada dia é uma oportunidade de fazer tudo novo, de fazer novas todas as coisas. Mas Deus nunca Se impõe, nunca força a porta que dá acesso ao teu dia. No Evangelho de hoje, Jesus depara-se com diferentes perguntas sobre aspectos da vida, pessoal ou comunitária. Todas elas acabam se revelando uma ocasião privilegiada para Ele anunciar a Boa Notícia do Reino. Agradeça ao Senhor por sempre vir ao teu encontro.

- Escuta o Evangelho de Marcos, Capítulo 10, versículos 2 a 16:

Naquele tempo, aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”
Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também”. Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém, as repreenderam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!” E abraçava as crianças e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava.

- Para Jesus, não se pode tolerar uma lei segundo a qual o marido pode abandonar a sua esposa como se fosse uma mercadoria; os dois são pessoas com a mesma dignidade. O que isso significa é bem simples: situar o homem e a mulher em pé de igualdade. Ou, dito de outro modo, desativar o machismo que, como ainda hoje em nosso contexto, leva a considerar a mulher como “propriedade” do homem ou, ao menos, como aquela que deve estar ao seu serviço. É claro que tais atitudes machistas contradizem flagrantemente aquele primeiro princípio bíblico que falava de “ser os dois uma só carne”. Peça ao Senhor a graça de também romper com qualquer tipo de preconceito, machismo e autoritarismo.

- O evangelho também deixa claro que Jesus sempre se decide a favor dos “últimos”, dos “pequenos”, das “crianças”, das mulheres...Por isso aparece também nesta cena abraçando as crianças. Como você vive seu seguimento a Jesus? Também se coloca na defesa dos “pequenos”?

- “Desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher”, lembra Jesus. Este projeto matrimonial é para Jesus a suprema expressão do amor humano. O poeta libanês Kalil Gibran diz assim num poema sobre o amor:

“Nascestes juntos no matrimônio, e juntos permanecereis para sempre.
Estareis juntos mesmo quando as asas brancas da morte separarem vossos dias.
Estareis juntos também na silenciosa memória de Deus.
Deixai, porém, que exista espaço no vosso estar juntos; deixai que os ventos do paraíso dancem entre vós.
Amai-vos reciprocamente, mas não permitais que o amor se torne uma prisão:
Deixai, antes, que haja um mar em movimento entre as orlas de vossas almas.
Ficai alegres, cantai e dançai juntos, mas deixai que cada um esteja só.
As cordas de um alaúde também estão sós, e, no entanto, vibram com a mesma música.
Recebei o coração um do outro, mas não para possuí-lo,
porque só a mão de Deus pode conter vossos corações.
Ficai de pé, juntos, mas não muito próximos, pois as colunas do templo estão separadas,
o carvalho e o cipreste não crescem um na sombra do outro”.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que o livre das posturas que marginalizam e excluem, que levam à separação, à divisão. Peça também que o amor aqueça o teu dia-a-dia, inspirando caminhos para todos que vivem buscando um sentido para suas existências.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário