domingo, 3 de outubro de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA OUTUBRO DE 2021



Intenção

Discípulos missionários (Pela Evangelização)

Rezemos para que cada batizado seja envolvido na evangelização e disponível para a missão, através de um testemunho de vida que tenha o sabor do Evangelho.

Reflexão

Nos últimos anos, o Papa Francisco tem dedicado a sua intenção de oração, para o mês de outubro, ao tema da Missão, já que neste mês se celebra o Dia Mundial das Missões (dia 24). Para o Santo Padre, toda a existência cristã e eclesial é marcada pela missão. Na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, em 2019, afirma explicitamente isso: «Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Para o amor de Deus, ninguém é inútil nem insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque é fruto do amor de Deus».
A missão não é algo que se tem, ou que é confiado, é algo que se é, faz parte da identidade. Por isso, a expressão «discípulos missionários», tão cara ao Santo Padre, une as duas dimensões da vida de fé: o aprender de Jesus, como discípulo, ouvindo a voz do Mestre e seguindo-o, e o ser enviado, sobretudo porque foi tocado pela Boa Notícia de Jesus e deseja transmiti-la aos outros.
A vida é missão. Se encararmos assim os nossos dias, entramos num dinamismo muito positivo para as nossas palavras, gestos e ações. Damos sabor à vida e um sabor particular, o «sabor do Evangelho», que fala sobretudo de ternura, misericórdia, entrega da vida, cuidado...
É importante dar-nos conta que a Missão de evangelizar não está reservada aos padres, consagrados ou consagradas, mas é algo inerente ao ser batizado. Cada cristão é um missionário. Se todos crescermos nesta consciência, as nossas comunidades cristãs e as nossas famílias serão certamente luz e sinal de esperança e caridade neste mundo, tão sedento da graça de Deus, especialmente nas vidas de quem se sente só e desamparado. Fiquemos com esta ideia: a missão não deixa ninguém para trás.
Oração

Deus, nosso Pai,
que nos enviaste o teu Filho Jesus
para anunciar a todos a tua salvação.
Ao dar a sua vida, ao aproximar-se
dos mais frágeis e desfavorecidos,
o teu Filho Jesus deixou-nos um testemunho
de como devemos ser discípulos e apóstolos.
Dá-nos a graça de anunciarmos sem medo
que a vida tem sentido e é maior
se tiver o sabor do Evangelho de Jesus.

Pai-Nosso...

Desafios

- Dar testemunho de vida, assumindo-me, enquanto batizado, como discípulo missionário, fazendo com que a minha vida reflita o sabor do Evangelho.
- Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, através da oração pessoal e da intimidade com Cristo, que faz descobrir os apelos que a realidade me faz, para lhe levar a consolação.
- Ser disponível para a missão de Cristo, oferecendo diariamente a vida, as ações e as palavras para bem daqueles que mais precisam de experimentar a compaixão do Senhor.
- Ser missionário na vida quotidiana, como parte da Igreja que é enviada ao mundo para anunciar a proximidade do Reino, nos ambientes onde me movo.

Passo a Rezar


https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2021/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário