segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 18 de setembro, sábado, da 24ª Semana do Tempo Comum.


18 de setembro, sábado, da 24ª Semana do Tempo Comum.


- Hoje é dia 18 de setembro, sábado, da 24ª Semana do Tempo Comum.

- “Então Ele contou-lhes uma parábola”. Jesus contou às multidões, a parábola do semeador. Ele conta também esta parábola a cada um de nós. Ele diz que o semeador saiu a semear e que vários foram os tipos de terrenos em que as sementes caíram. Cada tipo de terreno corresponde à realidade do coração de cada pessoa, bem como os desafios existentes que dificultam o acolhimento da semente. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a semente da palavra de Deus para que assim, ela frutifique em tua vida.

- Escuta o Evangelho de São Lucas, capítulo 8, versículos 4-15:

Naquele tempo reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um. 'Dizendo isso, Jesus exclamou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 'Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedras são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. Naquele tempo, enquanto todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos seus discípulos: “Gravai nos ouvidos estas palavras: O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Eles, porém, não compreendiam o que ele dizia; ficava-lhes encoberto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre esse assunto.

- Deus semeia sua palavra no terreno da vida e da história de cada um de nós e no mundo em que vivemos. Assim, a semente caiu à beira do caminho e foi pisada; sobre a rocha chegou a brotar, mas acabou secando; entre os espinhos foi sufocada e numa terra boa, brotou e deu fruto. Os mistérios e valores do Reino de Deus são anunciados por Jesus em parábolas. É preciso ter ouvidos e o coração aberto para perseverantemente acolher sua Boa Nova no “chão” de nossas vidas. Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à semente de sua palavra capaz de transformar seu coração.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: que tipo de terreno é o seu coração? Ele recebe a palavra? Como ela é cultivada, vivida e colocada em prática?

- “O semeador saiu a semear a sua semente”. A semente da Palavra de Deus é geradora de vida nova a todo aquele que a acolhe com disponibilidade e se deixa transformar-se por ela. Ouçamos a mensagem do Papa Francisco na hora do Angelus comentando sobre o evangelho de hoje: “Esta parábola fala hoje a cada um de nós, como falava aos que ouviam Jesus dois mil anos atrás. Nos recorda que nós somos o terreno onde o Senhor lança incansavelmente a semente da sua Palavra e do seu amor”. Todavia, com que disposição a acolhemos? questiona o Papa. A qual terra se parece: com a beira do caminho, com um pedregulho ou um arbusto”?

- Termine sua oração dando graças a Deus pela semente de sua palavra lançada em seu coração. Peça a Ele que com a força do seu Espírito de amor, o seu coração se torne uma terra fecunda capaz de produzir frutos bons.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário