quarta-feira, 9 de junho de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 5,17-19 - 09/06/2021


Valorizemos todos os mandamentos de Deus

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).


Na cultura do relativismo, as pessoas relativizam tudo, e dizem: “O essencial eu fiz”, “O importante eu fiz”, e desconsideram coisas que são importantes. No Reino dos Céus, não podemos seguir de forma alguma essa tendência, essa influência, esse mal.
“Eu sou uma pessoa boa e justa”, “Sou uma pessoa honesta”, “Eu não roubo”, “Eu não mato”. Desculpe-me, mas os únicos mandamentos não são matar e roubar, porque uma pessoa vai dizer: “Não preciso me confessar, porque eu não roubo, eu não mato, eu não faço nada que esses grandes fazem. Não cometo os pecados que os outros cometem”.

Não posso tornar nenhum dos mandamentos menores

Não paremos nesse pensamento relativista e enganoso que nos tira da luz da verdade. Precisamos fazer isso sem deixar de praticar aquilo, porque acaba sendo uma desculpa para uma coisa errada que fazemos na vida, ou um comportamento errado que estamos cultivando, mas colocamos em conta, porque as outras coisas praticamos.
Temos que praticar, temos que nos esforçar para fazer tudo, e não relativizar. Não é porque não matamos, não roubamos, que temos o direito de fazer isso ou aquilo. Não podemos tornar nenhum dos mandamentos menores; temos que, na verdade, nos esforçar, sermos dedicados e trabalhar pela santidade, para sermos homens íntegros.
Às vezes, relativizamos algumas coisas na vida. “Eu sou assim mesmo”. Não é porque você é uma pessoa que ajuda os outros, que faz o bem, e por causa disso você pode ser grosseiro e sem educação.
Continue sendo bom, justo e honesto, mas trabalhe o temperamento. Nada justifica agredirmos o outro. “É uma fraqueza que tenho”. É verdade, temos as nossas fraquezas, reconhecemos todas elas, o problema é quando relativizamos as coisas, o problema é quando nos escondemos por trás delas e dizemos: “É porque eu sou assim mesmo. O mais importante são as coisas que eu faço”.
Precisamos continuar fazendo as coisas boas sem, contudo, relativizar aquilo que não está bom. Porque quem desobedece a um só desses mandamentos, por menor que seja, por menor que considere, por menor que o relativize, não só precisa se esforçar para vivê-lo, como não pode cair na tentação de, além de fazer o que é errado, ensinar errado aos outros.
Às vezes, começa com coisas pequenas, vividas no cotidiano da vida. A pessoa descobriu o meio de levar vantagem numa situação, ganhar dinheiro sem esforço, mas fazendo de uma forma desonesta. “É pequeno, não estou roubando o banco”. Não pode fazer, nem banco, nem o que é do outro, nem da empresa ou seja lá o que for, nem ensinar os outros a fazer.
Sejamos honesto nas pequenas e nas grandes coisas. Sejamos coerentes nas pequenas e nas grandes coisas. Se temos dificuldades com isso e com aquilo, trabalhemos a dificuldade, mas nunca devemos ensinar o errado como se fosse certo; e não relativizemos o certo, transformando-o como se fosse coisa errada. É assim que vivemos o seguimento de Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário