quarta-feira, 21 de outubro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/10/2020

ANO A


Lc 12,39-48

Comentário do Evangelho

Discípulos conscientes

A vinda do Filho do Homem, mencionada dentro deste texto sobre a vigilância, é a revelação de que, a partir de Jesus, o humano se torna o lugar do encontro com Deus. Libertos das ambições do mundo, os discípulos, confiantes no Pai, não devem ficar inertes, apáticos, acomodados. A eles foi revelada a vontade do Pai, oferecendo a todos o Reino de amor, na fraternidade e no serviço. Cabe, então, aos discípulos empenhar-se em servir o Filho do Homem presente em seus irmãos. Na comunhão de amor com os irmãos acontece a comunhão de vida eterna com Deus.
Percebe-se que a menção aos castigos cruéis, no fim da parábola, não corresponde à índole de Jesus, correndo por conta das comunidades vinculadas a Jerusalém, com sua tradição de "culpa e castigo", própria do Primeiro Testamento.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, leva-me a tomar consciência de que muito será exigido de mim, pois muito me foi dado. Que minha vida seja compatível com minha condição de discípulo do teu Reino.
Fonte: Paulinas em 24/10/2012

Vivendo a Palavra

Jesus nos adverte mais uma vez sobre a necessidade de estarmos vigilantes. E esclarece que vigiar não é ficar parado, esperando, mas cumprir a vontade do Pai – ‘dar comida a todos na hora certa’ – cuidando, especialmente, dos pobres, dos pequenos, dos discriminados pelos homens.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/10/2012

VIVENDO A PALAVRA

Jesus nos adverte mais uma vez sobre a necessidade de estarmos vigilantes. E esclarece mais, que vigiar não é ficar parado, esperando preguiçosamente, mas cumprir diligentemente a vontade do Pai – ‘dar comida a todos na hora certa’ – cuidando especialmente dos pobres, pequenos e discriminados pela sociedade dos homens.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/10/2018

VIVENDO A PALAVRA

«Feliz o empregado que o senhor, ao chegar, encontra dando comida a todos na hora certa!» Nesta frase Jesus esclarece o seu conceito de vigilância: não se trata de parar e apenas esperar – talvez em meio a angústias, – mas de viver normalmente, com inteireza, a vida que nos foi dada com generosidade pelo Pai, cuidando ativamente dos irmãos e da nossa conversão de cada dia.

Reflexão

O Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperamos, pois ele está sempre chegando até nós nos pobres e necessitados. Os que esperam a vinda de Jesus somente no último dia tornam-se pregadores do fim do mundo e vivem uma fé ritual, são incapazes de amar verdadeiramente e, na verdade, não conhecem Jesus presente em suas vidas, possuem uma fé egoísta, pois a espera de Jesus não é para o encontro com ele, mas para ganhar o prêmio eterno. A longa espera e a falta de vivência concreta do amor faz com que essas pessoas desanimem e maltratem seus irmãos e irmãs, fazendo-se merecedores da sorte dos infiéis.
Fonte: CNBB em 24/10/2012

Reflexão

Fiquem preparados” para a chegada do Filho do Homem. Me- diante parábolas, Jesus convida todos a se manterem vigilantes e ativos nas obras do Senhor. Aos líderes religiosos, porém, Jesus acrescenta séria recomendação, pois correm o perigo de se envolverem com as coisas deste mundo e descuidarem os fiéis. Pode até acontecer que esses “administradores” abusem da posição que ocupam e comecem a “espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar”. Isto significa oprimir, explorar, já que existe também a embriaguez do poder. Quanto mais formação e maior esclarecimento eles tiverem sobre a religião e a vida da Igreja, mais severa será a sua prestação de contas: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Os que receberam mais devem ajudar os que receberam menos.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 24/10/2018

Reflexão

“Fiquem preparados” para a chegada do Filho do Homem. Mediante parábolas, Jesus convida todos a se manterem vigilantes e ativos nas obras do Senhor. Aos líderes religiosos, porém, Jesus acrescenta séria recomendação, pois correm o perigo de se envolver com as coisas deste mundo e descuidar os fiéis. Pode até acontecer que esses “administradores” abusem da posição que ocupam e comecem a “espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar”. Isso significa oprimir, explorar, já que existe também a embriaguez do poder. Quanto mais formação e maior esclarecimento eles tiverem sobre a religião e a vida da Igreja, mais severa será a sua prestação de contas: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Os que receberam mais devem ajudar os que receberam menos.
Oração
Ó Jesus, “Filho do Homem”, chegará o momento em que nós, discípulos do Reino, teremos de prestar contas de nossas atitudes. Maior rigor será aplicado aos líderes das comunidades, pois desempenham serviços de maior responsabilidade. Ajuda-nos, Senhor, a administrar a parcela que nos é confiada. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Meditando o evangelho

O SERVO PRUDENTE E FIEL

O discípulo do Reino não se deixa pegar de surpresa. Pelo contrário, ele se precavém e cuida para não deixar o pecado se apoderar de seu coração, indispondo-o a receber o Senhor. Sua atenção deve ser como a de um homem que guarda sua casa, sabendo a que horas virá o ladrão. O homem sábio protege sua propriedade e frustra a ação do arrombador. O ladrão não o pega desprevenido.
O cristão sabe apenas que o Senhor virá de maneira improvisa e não quer se deixar pegar de surpresa. Daí seu esforço para superar a preguiça e a indolência. Ele age sempre com prudência e fidelidade. A prudência leva-o a não perder de vista a exortação do Senhor que anunciou sua vinda como certa. A fidelidade mantém-no na via traçada pelo Senhor, porque sabe que é inútil optar por desvios ou falsas propostas de salvação. A prudência coloca diante dele o Reino e o que está reservado para quem se encontrar preparado, por ocasião da vinda do Senhor. A fidelidade convence-o de que vale a pena consagrar toda a vida ao Senhor e ao seu Reino.
Sobretudo, o cristão está convencido da responsabilidade que lhe foi confiada. Na ausência do Senhor, compete-lhe entregar-se, sem reserva, à construção do Reino. É arriscado não levar a sério esta missão. Bem-aventurado quem for encontrado fazendo o bem!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, reforça minha responsabilidade no serviço ao Reino, para eu ser encontrado fazendo o bem.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Ficai preparados!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus conclui o seu ensinamento em parábola, falando da importância de estar preparado, porque ele virá a qualquer hora. Pedro, então, pergunta se Jesus está falando para todos ou para eles, os apóstolos e os discípulos? A resposta de Jesus, aparentemente enigmática, é, porém, muito clara. Ele não responde sim ou não, mas faz outra pergunta: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa?”. O administrador é Pedro e a criadagem são os seus companheiros. A eles muito foi dado. Deles muito será pedido!
Fonte: NPD Brasil em 24/10/2018

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Cargos de confiança
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Todos nós sabemos o que é um cargo de confiança, o governante nomeia alguém para um cargo de confiança, comandando uma área ou um setor de trabalho da sua administração.
É alguém em quem ele confia cegamente, honesto, íntegro, e que pensa e age exatamente como ele pensaria e agiria, estando no comando direto daquele setor. Tem uma boa remuneração, não precisa fazer concurso, mas em compensação tem responsabilidades pesadas, e terá que estar sempre prestando contas ao Administrador que lhe confiou tal encargo. Essa deveria de ser a linha de conduta, mas... Infelizmente os apadrinhamentos políticos criam cada vez mais cargos de confiança, para atender as conveniências do partido e do eleitorado, e os favorecimentos políticos estão em todas as esferas da nossa Vida Pública, de maneira vergonhosa e pecaminosa.
No evangelho que refletimos, Jesus está falando dos Cargos de Confiança, que Deus delega a algumas pessoas na sua vocação cristã, pensando aqui na vida de família e comunidade.
Qualquer encargo que se tem, na vida da Igreja, seja em comunidade, paróquia ou até mesmo na Diocese ou arquidiocese, não é por mérito e muito menos por apadrinhamento político (pelo menos não deveria ser, pois comunidade cristã é o último lugar onde se pode fazer barganha de cargos e funções). O evangelho começa nos lembrando que aquilo que fazemos, ou pelo qual somos responsáveis, não é nosso, não nos pertence, é transitório e pode nos ser tomado a qualquer momento, sem aviso prévio, nesse sentido compreende-se, de maneira mais profunda, o dom da vida que Deus nos concede.
São Pedro, com suas pergunta, quer saber se aquilo tem algo a ver com o grupo dos discípulos, ou é só para o povão. Pobre do Pedro poderia dormir sem essa, pois Jesus lembra com rigor a responsabilidade que eles têm, enquanto discípulos, de alimentar o povo com o trigo, dando-lhes vida e não os deixando perecer. O recado é muito direto para todos nós, que temos alguma função na comunidade, seja ela qual for, estamos à frente de todos, não para mandar e desmandar, dar ordens e ser obedecido, dominar e ser importante, mas para servir, para ajudar as pessoas a crescerem na Fé e na Vida da Igreja.
A advertência final, é de que, seremos energicamente cobrador diante de Deus, se as pessoas que ele nos confiou perecerem, por falta de cuidados e atenção. Pode até ser que elas se salvem, e a gente se perca, porque o Senhor confiou em nós, e não correspondemos a sua confiança. Pensei nisso, você que aí na comunidade tem um encargo considerado "importante"...

2. Todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido - Lc 12,39-48
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Quando Jesus diz que é preciso estar preparado para quando ele vier, Pedro pergunta se ele está falando aos apóstolos ou para todos? Jesus responde com outra pergunta: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa?”. O administrador estará preparado se for encontrado providenciando o alimento necessário para a sobrevivência do seu pessoal. Se, ao contrário, ele for encontrado batendo nos funcionários, comendo, bebendo e se embriagando, ele será partido ao meio. Pedro e seus colegas são o administrador.

HOMILIA DIÁRIA

Estou ciente da minha responsabilidade?

Postado por: homilia
outubro 24th, 2012

Quem é maduro para Deus senão aquele que assume a própria responsabilidade? Vivemos numa sociedade onde a culpa não existe. E mais: estamos expostos a um rolo de acontecimentos, com seu emaranhado de causas e consequências.
Vale a pena ouvir as palavras que Jesus nos dirige com máxima atenção: “Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes” (Lc 12,40).
Qual é a razão desta advertência de Jesus? É que os homens e as mulheres facilmente se metem num jogo de “empurra-empurra”. Os que erram “são os outros”, os culpados não somos nós, não sou eu. Para mim, tudo o que faço está certo. Portanto, a culpa não existe e, se existe, é dos outros, é dos dirigentes, é do governo, é da hierarquia.
Não esqueça que também é índice de maturidade cristã saber examinar-se e reconhecer a própria parte de responsabilidade. Nós somos responsáveis de muitos males que acontecem no mundo.
Jesus nos dirige a palavra: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?” (Lc 12,42). O Evangelho apresenta o cristão vigilante com a psicologia do administrador, não do patrão. Todos querem ser “patrões” e querem mandar! Se esquecem que só Deus é o Senhor. Foi dito que o mundo iria melhor se tivesse menos arquitetos e mais pedreiros, menos discussões e mais trabalhos. Provavelmente, o mundo e a Igreja precisam menos de patrões e mais de servos.
Concluindo: diremos que estas duas parábolas – a da chegada inesperada do ladrão e a do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor – continuam o tema escatológico da vinda gloriosa do Filho do Homem.
O primeiro grande acontecimento escatológico é a Encarnação. É o nascimento de Jesus. É a presença do Filho do Homem – Jesus, Filho de Deus – na história ao longo dos tempos. A partir de Jesus, o humano se torna o lugar do encontro com Deus.
Os discípulos, na diversidade de seus dons, são chamados ao serviço e à vida construindo o mundo novo possível, onde Deus se faz presente pelo amor. Por isso, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã deve permanecer atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão no serviço fraterno.
Quero que você saiba que a responsabilidade é ainda maior quando se sabe o que deve ser feito. E você sabe tudo o que deve fazer para ter como herança a vida eterna. Muito lhe será exigido, pois diz Jesus: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 24/10/2012

HOMILIA DIÁRIA

A mediocridade é uma tentação para a vida cristã

É importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,48).

A Palavra de Deus, que nos é dirigida no dia de hoje, chama-nos à atenção sobre a responsabilidade que cada um tem com a fé e com a própria vida.
Deus se revelar a nós, e essa é uma atitude amorosa e bondosa d’Ele, mas, ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade. Quando Deus se aproxima de nós, Ele acende a nossa consciência e nos dá mais conhecimento das verdades que nós conhecemos de forma rudimentar, mas chegamos a conhecer a verdade de forma mais plena e dirigida, por isso temos mais responsabilidade do que outros.
Quando o Evangelho diz que quem muito sabia e fez o que era errado seria muito chicoteado, e quem pouco sabia seria pouco chicoteado, o Evangelho está dizendo que quem mais sabe tem que ser mais cobrado, quem mais recebeu precisa dar mais, precisa ser mais consciente e responsável com si mesmo.
Muitas vezes, ficamos nos perguntando: “Por que eu não faço o que todo mundo lá fora faz? Por que eu também não vivo uma vida errada?”. Porque já conhecemos as consequências da vida errada e, muitas vezes, os que vivem uma vida dissoluta e de qualquer forma são inconsequentes, mas, ao mesmo tempo, não são conscientes das consequências de uma vida errada e pagarão o preço.
Pagamos o preço ainda maior quando conhecemos [a vida errada], sabemos como ela é e não a praticamos, porque nos foi dada a graça de conhecê-la. A nós Deus revelou o Seu amor e deu-nos a graça de conhecer cada vez mais com profundidade.
Deus nos adverte, ensina-nos, forma e educa. Não podemos desprezar nem viver de qualquer jeito, como se fôssemos ignorantes em relação às coisas d’Ele, a não ser que nos portemos com ignorância, ignorando a graça que nos foi concedida.
Deus tem sido muito bondoso e misericordioso, mas Ele também é justo. Por isso, é importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida. Não nos conformemos com uma vida medíocre, porque a mediocridade depois de um tempo é uma tentação para a vida cristã. Muitos pensam: “Já sei tudo sobre Deus”, e o pior é que, muitas vezes, sabemos a teoria, mas a prática não condiz. Já sabemos o que Deus ensina sobre o amor, a caridade, entretanto, muitos que não conhecem praticam melhor do que nós.
Deus nos livre de uma vida cristã medíocre e nos dê a graça da autenticidade de vida. Esforcemo-nos, dediquemo-nos e apliquemo-nos por uma vida cristã mais consistente.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 24/10/2018

Oração Final
Pai Santo, dá-nos força e perseverança para nos mantermos vigilantes. E que, em nossa vigília, estejamos atentos às necessidades e carências dos nossos companheiros de peregrinação nesta terra, que já é parte do teu Reino de Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/10/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá-nos força e perseverança para nos mantermos acordados. E que, em nossa vigília, estejamos atentos às necessidades e carências dos nossos companheiros de peregrinação nesta terra encantada, que já é parte do teu Reino de Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 24/10/2018

ORAÇÃO FINAL
Pai, que és a nossa Salvação, dá-nos a Paz – aquela mesma Paz que Jesus oferecia às pessoas com quem se encontrava. Ajuda-nos a esvaziar nossas taças dos medos e das preocupações com bens passageiros, para que possam receber-Te e estarem repletas de tua Presença. E que nós sejamos sinais dessa Graça para os irmãos do Caminho. Por Jesus, o Cristo teu Filho amado, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário