quarta-feira, 21 de outubro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 20/10/2020

ANO A


Lc 12,35-38

Comentário do Evangelho

Permanecer vigilante

Esta parábola de Jesus situa-se em um contexto de ensinamento aos discípulos, durante o caminho para Jerusalém. Como Jesus pressentia o desfecho de seu ministério, pois sabia da disposição dos chefes do Templo e das sinagogas em matá-lo, este ensinamento tem um caráter escatológico, como preparação para um fim. E a melhor maneira para se preparar para o fim é viver a plenitude do momento presente, no dom do amor total, no desapego e na vigilância.
Estar acordado, de prontidão, em trajes de serviço e com as lâmpadas acesas significa estar atento e praticando a vontade de Deus, unido e servindo à comunidade no anúncio da Palavra. Por duas vezes é proclamada a bem-aventurança dos que assim estiverem. O próprio Senhor vai trajar-se para o serviço e os servirá à mesa. A afirmação lembra a cena do "lava-pés" de evangelho de João. Curiosamente, por outro lado, esta mesma afirmação contradiz a parábola do senhor abusivo que de maneira alguma serviria seus servos, na qual predomina a antiga visão do Primeiro Testamento.
As comunidades, conscientes da presença de Jesus no seu meio, movidas pelo amor, permanecem vigilantes, empenhando-se na implantação da justiça e da paz no mundo.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.
Fonte: Paulinas em 23/10/2012

Vivendo a Palavra

De maneiras diversas Jesus nos alerta para estarmos vigilantes. Hoje fala em mantermos acesas as lâmpadas, para que, quando Ele chegar, nós estejamos preparados para recebê-lo. Manter a lâmpada acesa significa viver na paz própria de filhos do Pai Misericordioso: ser fraterno e compassivo com os companheiros de viagem.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/10/2012

VIVENDO A PALAVRA

De maneiras diversas, Jesus nos alerta para estarmos vigilantes. Hoje fala em mantermos acesas as lâmpadas, para que, quando Ele chegar, nós estejamos preparados para recebê-lo. Manter a lâmpada acesa significa viver na paz própria de filhos do Pai Misericordioso: ser justo, fraterno e compassivo com os companheiros de viagem.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/10/2018

VIVENDO A PALAVRA

Jesus quer nos ensinar aqui, com palavras, o que mostrou em toda a sua vida: Ele estava sempre com os rins cingidos e lâmpadas acesas – isto é, vivia inteiro o seu momento, jogava-se ‘de corpo e alma’ na atividade a que se dedicava naquela hora, fosse ela ouvir o irmão, curar, consolar ou anunciar o Reino do amado Pai.

Reflexão

O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.
Fonte: CNBB em 23/10/2012

Reflexão

O ser humano tem forte tendência a acomodar-se. No campo religioso, muitas vezes contentamo-nos com o mínimo: pouco interesse pelas coisas de Deus, escassa participação dos sacramentos e rara presença às celebrações litúrgicas. Nossa cultura catequética se limitou à preparação para a primeira comunhão. E assim vamos tocando em frente. Jesus nos desperta para o dinamismo da vida cristã. Padre Alberione, fundador dos Padres e Irmãos Paulinos, repetia uma sentença secular: “Nas obras de Deus, não progredir é ficar para trás”. Válida para todo o povo, a advertência de Jesus tem em mira principalmente as lideranças religiosas. Além de cuidar do próprio crescimento espiritual, elas têm a incumbência de zelar pelo progresso dos fiéis. Cada dia de nossa vida terrena é tempo de fazer o bem.
Oração
Divino Mestre, estar com rins cingidos e lâmpadas acesas é como estar pronto para partir. É com esta disposição que queres ver os discípulos do Reino. Nada de desânimo, preguiça ou inércia. Tu, Senhor, nos precedes, em dinamismo, zelo e entusiasmo pelo teu Reino. Queremos seguir teu ritmo. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Reflexão

O ser humano tem forte tendência a acomodar-se. No campo religioso, muitas vezes contentamo-nos com o mínimo: pouco interesse pelas coisas de Deus, escassa participação dos sacramentos e rara presença às celebrações litúrgicas. Nossa cultura catequética se limitou à preparação para a primeira comunhão. E assim vamos tocando em frente. Jesus nos desperta para o dinamismo da vida cristã. Padre Alberione, fundador dos Padres e Irmãos Paulinos, repetia uma sentença secular: “Nas obras de Deus, não progredir é ficar para trás”. Válida para todo o povo, a advertência de Jesus tem em mira principalmente as lideranças religiosas. Além de cuidar do próprio crescimento espiritual, elas têm a incumbência de zelar pelo progresso dos fiéis. Cada dia de nossa vida terrena é tempo de fazer o bem.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 23/10/2018

Meditando o evangelho

A VIGILÂNCIA CRISTÃ

O discípulo de Jesus vive numa contínua espera do Senhor que vem. Essa, porém, é uma espera ativa e responsável, porque a chama do amor está sempre acesa em seu coração. Quem escolhe a inação ou se envereda pelo caminho do mal corre o risco de ser excluído do Reino. Não é fácil perseverar, quando se desconhece a hora em que o Senhor virá. Sabendo disso, Jesus exortou seus discípulos a não esmorecerem diante da incerteza da hora.
A vigilância cristã foi comparada à dos servos à espera do senhor que chega para sua festa de núpcias. Quanto mais tarde for, maior a necessidade de manter-se atentos. O senhor poderá chegar a qualquer momento. E não ficaria satisfeito se os servos estivessem dormindo e não lhe abrissem a porta. Mas, se ao chegar, os encontrar acordados, convidá-los-á para participar do banquete e ter a honra de serem servidos pelo próprio patrão.
O mesmo se passa com o discípulo de Jesus. A incerteza da hora em que virá o Senhor não abala suas convicções. Antes, vai adiante seguro de que vale a pena fazer o bem, embora viva rodeado pelo mal. Não abre mão de lutar pela justiça, mesmo que ela resista a ser eliminada. Está sempre disposto a perdoar e a buscar a reconciliação, ainda que o ódio e a violência tenham contaminado a humanidade. A vigilância perseverante leva-lo-á a ser considerado bem-aventurado pelo Senhor, quando ele vier.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, reforça minha disposição a estar sempre vigilante, à tua espera, para que eu possa ser acolhido por ti, no teu Reino.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Depois de alguns versículos nos quais São Lucas continua insistindo sobre os bens deste mundo, que devem ser vendidos e dados em esmola, porque onde está o nosso tesouro aí está o nosso coração, Jesus dá início a uma parábola preparatória do fim dos tempos. Ficar de prontidão, cinto amarrado, lâmpadas acesas, esperar o Senhor que vem, abrir-lhe a porta. Chegue a hora que chegar, se encontrar os servos atentos, ele os convidará à mesa e os servirá. Pensando na nossa morte, pensando no fim do mundo, se o Senhor nos encontrar preparados, ele mesmo vai nos servir no banquete da eternidade. É uma figura de linguagem, mas a expressão é forte. Nós sentados e Deus nos servindo. Na tradição da Igreja, na vida dos santos e das pessoas praticantes sempre se disse que Deus deve nos encontrar fazendo o bem, e não o mal. E, ao mesmo tempo, que devemos receber os sacramentos da nossa fé: o Viático, que assim se chama por ser o alimento da viagem para a eternidade, é a santa Comunhão; e a Unção dos enfermos, se possível com a confissão. Não se deixa um irmão ou uma irmã partir sem os sacramentos. O sacramento é sinal do amor de Deus presente na nossa vida, desde o nascimento até a hora da partida. A Unção e a Comunhão podem ser recebidas na paróquia, em casa, no hospital.
Fonte: NPD Brasil em 23/10/2018

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Aprendendo com São Lucas
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

___Lucas, dá uma forcinha prá gente na reflexão desse evangelho. Tem umas coisinhas que a gente não entende bem.
Lucas ___Bom, trata-se de ditos de Jesus, é uma coletânea de frases e exortações que o Mestre fez em diversas circunstâncias, diante de situações que exigiam uma reflexão. Mas vamos lá...

___Rim cingido e lâmpada acesa. Que negócio é esse?
Lucas ___Essa é fácil, vocês não dizem assim: “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar”, diante de alguma tarefa urgente para se fazer?

___Sim, é essa a expressão que usamos....arregaçar as mangas, ou arregaçar as calças se o negócio for andar
Lucas___ Pois é,  cingir os rins é amarrar a túnica dobrada prá cima, deixando-a curta facilitando a caminhada. Lâmpada acesa  é estar sempre alerta, sabendo o que está pela frente, na escuridão não se enxerga nada e não dá para caminhar.

___E esse negócio de ficar esperando o Patrão voltar da festa, o homem foi para o “Béim-Bão”, e os empregados têm quer ficar acordados esperando o cara voltar sei lá a que horas da madrugada?
Lucas____ Pois é, significa que nas horas mais improváveis, diante de acontecimentos inesperados, a toda Hora o Senhor chega em nossa vida. Se o patrão foi a uma festa, ninguém sabe a que horas ele vai voltar, a primeira atitude é não dar a mínima para essa volta, e ficar a vontade ou ir dormir, a outra atitude mais sensata, é ficar esperando e na hora em que ele chegar, estar atento para abrir-lhe a porta...

___Ah entendi, então é uma referência direta ao dia em que Jesus voltar em definitivo?
Lucas____ Isso mesmo, quem faz experiência e está em comunhão com Ele a todo momento, nas horas e condições improváveis e imprevistas, não será surpreendido nessa volta.

___Então, vigiar é estar comprometido com o evangelho, e fazer as obras de amor e justiça, na relação com todas as pessoas?
Lucas __Isso mesmo! Não é ter um comportamento cristão, só porque o Senhor um dia vai voltar, mas sim porque já se tem ele em nossa vida.

2. Ficai de prontidão - Lc 12,35-38
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus continua ensinando enquanto caminha para Jerusalém. Aplicando para nós o que ele diz, pode ser hoje o dia da nossa morte, pode ser hoje o dia em que ele voltará para julgar a humanidade. Não importa. Ele pode vir a qualquer hora, estamos acordados, preparados, vestidos, com as lâmpadas acesas, prontos para abrir a porta se ele bater. Nós nos sentamos muitas vezes à mesa da Eucaristia, e nos sentamos à mesa do convívio humano e fraterno. Queremos também nos sentar à mesa do banquete da eternidade, não mais vendo o Cristo sob as espécies do pão e do vinho, mas face a face, sendo por ele mesmo servidos. Enquanto peregrinamos neste mundo, muitas vezes nos sentamos à mesa em companhia de nossos familiares ou de nossos amigos. Este convívio é bom porque necessitamos uns dos outros e nossa natureza, se estiver bem, é sociável. Nós nos sentamos também em volta do altar, que é tanto a mesa da última ceia quanto a cruz do sacrifício de Jesus. Somos a família de Jesus servida e alimentada por ele, que nós vemos na fé. Um dia continuaremos sentados juntos e a luz da glória substituirá a luz da fé. Então veremos o Senhor como ele é e nos veremos como somos. O texto continua e, amanhã, nos dirá o que significa na prática estar preparado para quando Jesus vier.

HOMILIA DIÁRIA

Você tem vivido na virtude da vigilância?

Postado por: homilia
outubro 23rd, 2012

Diante da correria diária, trabalho, serviços, estudos e outras atividades que fazem parte de nossas vidas, ficam às vezes impossíveis ou esquecidos nosso momento de intimidade com o Senhor.
“Intimidade”, aqui, não quero que você entenda somente como ouvir uma música religiosa, fazer leitura bíblica, etc. Mas sim, viver a regra beneditina que consiste no rezar e trabalhar. Pois o Senhor nos diz: “felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar”. Esse “manter-se acordado” estende-se ao serviço, seja na sua Paróquia, na comunidade dentro da sua pastoral ou ministério. Servir e trabalhar naquilo para o qual o Senhor nos chamou.
Você já descobriu o seu lugar na Paróquia, na comunidade? É fundamental que você saiba qual o seu lugar e função, aí, para que Deus lhe fale ao coração.
O Senhor nos pede que fiquemos com os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Como estão os seus rins e os seus olhos espirituais?
A virtude da vigilância é, por si mesma, uma atitude escatológica a aguardar constantemente o retorno do Senhor. Os serviços vigilantes, a representar os membros da comunidade eclesial, são felizes porque o próprio Senhor – por ocasião de Seu advento – fará a função de servo, cingindo-os e colocando-os à mesa.
A vigilância escatológica é a virtude de quem aguarda o fato derradeiro. Por isso, o Filho do Homem que há de vir sobre as nuvens dos céus (cf. Dn 7,13), por ocasião da parusia, assemelha-se ao ladrão que não avisa a hora do assalto.
A vigilância supõe e exige um estado constante de preparação para o juízo escatológico, colocando os fiéis de Cristo em estado permanente de crise, de modo especial, aqueles que têm a missão de anunciar o Reino à semelhança do administrador fiel e prudente. Neste caso, a escatologia possui uma dimensão presente e eclesial, pois o juízo definitivo supõe a avaliação das atividades atuais dos fiéis, mediante as penas impostas pelo Senhor.
A provação dos últimos tempos acentua a responsabilidade histórica do cristão, sobremaneira agradecido pelos bens messiânicos: a quem muito se deu e foi confiado, muito será pedido e reclamado.
Por tudo quanto dissemos, o importante é não se desviar, não se distrair. É manter-se sempre alerta, acordado, e esperar pela segunda vinda gloriosa do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Feliz é você se assim estiver procedendo! Porque o próprio Senhor passando lhe servirá, como fez na Última Ceia com os seus apóstolos.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 23/10/2012

Oração Final
Pai Santo, em Jesus de Nazaré, Tu nos fizeste filhos teus. Que a nossa alegria de sermos filhos se manifeste no cuidado fraterno que tivermos com todos os peregrinos desta terra, especialmente os pobres e rejeitados pelos homens. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/10/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, em Jesus de Nazaré Tu nos fizeste filhos teus. Que a alegria causada em nós se manifeste no cuidado fraterno que tivermos com os peregrinos desta terra, agora todos eles nossos irmãos, especialmente os pobres e rejeitados pelos homens. Nós te pedimos pelo Cristo, teu Filho que se fez humano como nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/10/2018

ORAÇÃO FINAL
Pai muito querido, dá-nos o dom da unidade, da inteireza. Em nossa realidade, que tanto nos convida à fragmentação interior, faze-nos seguidores atentos da Boa Nova do Reino anunciada por Teu Filho, que na pluralidade de suas relações existenciais preservou a unidade do seu Amor. Pelo mesmo Jesus, nosso Irmão, o Cristo que contigo reina, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário