terça-feira, 21 de janeiro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/01/2020

ANO A


Mc 3,1-6

Comentário do Evangelho

Jesus revela a face de Deus

Trata-se da última disputa nessa seção denominada de “controvérsias galileanas”. Uma vez mais, o objeto da controvérsia é o descanso sabático. Os opositores de Jesus estão sempre à espreita com intuito de pegá-lo e eliminá-lo (cf. 3,1.6). Efetivamente, a compreensão e a prática da Lei por parte de Jesus são tão desconcertantes que, para uma mentalidade da estrita observância da Lei, só há a certeza de que o outro está “fora da lei” e blasfema. Para um homem de fé, instruído na Lei, a alternativa vida ou morte não é sequer razoável (cf. Mc 3,4); ela contradiz a Lei cuja finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. O silêncio dos opositores de Jesus diante da pergunta leva o narrador do evangelho a concluir que a resistência deles se devia à esclerocardia (= “dureza de coração” – v. 5). Esse fechamento extremo impede de reconhecer o tempo messiânico (cf. Is 35,3ss). O autor do evangelho antecipa o motivo da condenação e morte de Jesus (cf. Mc 3,6). Essa antecipação fez com que muitos comentaristas considerassem o evangelho de Marcos como um grande relato da paixão e morte do Senhor.
Carlos Alberto Contieri, sj
Fonte: Paulinas em 22/01/2014

Vivendo a Palavra

Ainda hoje há ‘pessoas espiando’ o que vamos fazer no sábado... Vamos praticar o Bem, ou o Mal? Curar, ou deixar ficar? Libertar ou ignorar a injustiça? Religião cristã é a re-leitura da vida com os olhos e os critérios de Jesus de Nazaré e, a partir daí, assumir as atitudes conseqüentes, mesmo que sejam perigosas ou desafiadoras.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/01/2014

VIVENDO A PALAVRA

Ainda hoje há ‘pessoas espiando’ o que vamos fazer no sábado (e também nos outros dias). Vamos praticar o Bem, ou o Mal? Curar, ou deixar ficar como está? Libertar ou ignorar a injustiça? Religião cristã é a releitura da vida com os olhos e os critérios de Jesus de Nazaré e, a partir daí, a tomada das atitudes consequentes, mesmo que sejam perigosas ou desafiadoras.

Reflexão

A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo.
Fonte: CNBB em 22/01/2014

Reflexão

Na sinagoga, outro conflito entre os fariseus e Jesus. Aferrados à observância do sábado, eles têm visão curta para a realidade e são insensíveis às necessidades das pessoas. No caso, um homem com mão paralisada. Jesus dispara uma pergunta tão adequada, que a assembleia emudece: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou matar?”. A resposta é óbvia, mas os fariseus não querem se comprometer. Calam-se, mas no seu interior tramam a eliminação de Jesus, que tem boas razões para ficar indignado: “por causa da dureza do coração deles”. Não beneficiam o ser humano enquanto estão apegados a uma lei caduca, desumana. Não querem deixar livre um pregador que defende a pessoa, libertando-a das opressões ideológicas e sociais.
Oração
Ó Jesus Libertador, num sábado curas um homem com a mão paralisada, e ele exulta por poder voltar ao trabalho. No entanto, fariseus e herodianos, escravos da letra da Lei, não se alegram com essa libertação; ao contrário, tramam tua morte. Livra-nos, Senhor, de pessoas mal intencionadas. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Nosso coração é cheio de bondade para com todos? - Podemos seguramente pedir que Deus tenha atitude igual para conosco? - Lembra-se de reservar espaços especiais para Deus em sua vida? - Em agradecimento a tantos dons, o que temos a oferecer a Deus? - Será que de fato somos todos iguais?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 22/01/2014

Meditando o evangelho

FAZER O BEM É SEMPRE PERMITIDO

Jesus sabia-se livre para fazer o bem, mesmo atropelando as tradições religiosas de seu tempo. Sua liberdade, entretanto, podia ser mal entendida e tomada como uma forma irresponsável de chocar a sensibilidade religiosa alheia. Ou, então, como uma espécie de anarquismo, onde regras e normas são tranqüilamente atropeladas.
Uma consciência profunda de ser servidor do Reino de Deus movia a ação de Jesus. Enquanto servo, ele se colocava à disposição do Pai, cuja vontade estava sempre pronto para cumprir. O desígnio do Pai era que o Reino acontecesse de maneira efetiva na vida das pessoas, resgatando-as de tudo quanto pudesse mantê-las cativas. A doença é uma forma de limitação da força vital concedida a cada ser humano. Libertar-se dela é sinal de resgate do dom original de Deus. Por isso, quando se tratava de recuperar a saúde de alguém, Jesus passava por cima de todas as convenções religiosas.
A pressão sofrida por parte dos fariseus não intimidava Jesus. Ele não curava às escondidas, nem se preocupava de saber se estava agradando ou não a seus críticos. Um homem foi curado no meio da sinagoga repleta, num dia de sábado. Era inadmissível para Jesus vê-lo com sua deficiência física e se omitir. Embora atraísse o ódio de muitos sobre si, escolheu o caminho da fidelidade ao Pai, restituindo ao homem o pleno uso de sua mão.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, tua liberdade para servir ao Pai e ao Reino são uma referência para mim. Que também eu seja livre para fazer sempre o bem ao meu próximo.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Os Moralistas de plantão...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Na sinagoga havia muita gente piedosa, mas havia também os moralistas de plantão, aqueles que ficam de olho na vida das pessoas, quem são e o que fazem, para poder condená-las. Naquele dia havia um homem na celebração que sofria de uma enfermidade em uma das mãos, e como era sábado, a "turma do amendoim", dos que gostam de fazer tudo certinho, ficaram de olho em Jesus porque sabiam que ele iria querer curar aquele homem e era dia de sábado.
Jesus sempre percebia as intenções dos seus adversários e então chamou para o meio da comunidade o homem da mão seca, e fez uma pergunta muito provocante "No sábado é permitido fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar?". Os seus adversários ficaram sem resposta...
O que está no centro da lei de Moisés é o homem e a sua vida, o resto é relativo. Todo dia e toda hora é hora de se fazer o bem, nenhuma lei poderá cercear a liberdade de se fazer o bem a uma pessoa. Para o homem que teve a sua mão curada, a partir daquele dia o Sábado passou a ter um significado especial, pois foi o dia em que ele fez a experiência com Jesus Cristo, o Deus da Vida que quer o bem de todos.
Já os Fariseus, cumpridores ferrenhos de toda a lei, naquele sábado, longe de estar perto de Deus em seu repouso, premeditaram o mal em seus corações, quando decidiram conspirar contra Jesus para prendê-lo. Quando somos moralistas em excesso, e agimos com rigor ao olhar o comportamento do irmão, não experimentamos o que Deus tem de mais especial para o homem: sua misericórdia e seu infinito amor.
Esse Cristo que coloca a Vida e a dignidade das pessoas acima de qualquer lei ou interesse continua a incomodar a muitos que querem "matá-lo" no coração das pessoas, no seio da família e até nas comunidades.

2. O homem estendeu a mão, que ficou curada - Mc 3, 1-6
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Estamos começando a leitura do capítulo terceiro do Evangelho de Marcos. Num dia de sábado, dia santo de guarda, Jesus cura um homem que tinha uma das mãos atrofiada. Segundo o modo de ver de alguns fariseus e herodianos que lá estavam, Jesus não podia curar num dia de sábado. Seria um trabalho, o que não era permitido no dia santificado. Na cena aparece um homem com deficiência física ao lado da lei sobre o repouso sabático. A lógica dos fariseus dizia: “Não cure hoje. É dia santo. Deixe para curar amanhã. Este homem pode ficar enfermo mais um dia e, assim, não pecar contra a vontade de Deus”.
A lógica de Jesus: leis, princípios, tradições foram feitos para o ser humano, e não o contrário. Santo aos olhos de Deus é a pessoa, e não dias e coisas. Quando duas pessoas estão uma diante da outra, e uma delas tem poder, Jesus espera que tal poder se manifeste em gestos de sensibilidade humana. Jesus olhou irado para os fariseus e os herodianos e ficou triste porque tinham coração de pedra. Homens e mulheres de Deus, chamados a serem pescadores de gente, não podem ser verdadeiros discípulos de Jesus se não tiverem um coração de gente.

HOMILIA

JESUS CURA O HOMEM DA MÃO ALEIJADA

Nesse texto podemos ver claramente como o fanatismo e sectarismo cegam nossa mente. O homem se torna capaz de compreender o real sentido da fé, da espiritualidade e do bem estar da alma. Ele não é capaz de compreender que só com amor e fazendo bem ao próximo é que conseguirá ter a festa no céu. Que é vivendo e praticando a solidariedade com os que passam necessidades, com os doentes, com os que sofrem as catástrofes naturais no Rio de Janeiro, em São Paulo e m tantos outros lugares no Brasil e do mundo possuirá como herança a vida eterna lá no céu.
Sem amor a Lei pouco importa. Ela é morta e os que lhe são submissos estão condenados a desaparecer com ela. Aliás, a Lei não foi criada somente pra punir, mas, pra mostrar os limites ao homem. Quando Deus disse: "Não matarás", ele quis dizer que este ato é ruim, tanto para vitima, quando para o assassino. Mas, nossos desejos, maldades e cegueira não nos deixam compreender isso com facilidade. Assim o imbecil, com uma arma na mão, após matar uma pobre vitima, se acha esperto e até zomba da pobre alma que foi tirada da vida. No entanto, não sabe ele, que matando um inocente, ele está também matando a se próprio. Pois, cada vida tirada é uma penalização aumentada no carma de quem mata. Mesmo sem a antiga máxima de "olho por olho dente por dente", Jesus deixou claro que: "Quem com ferro fere com ele será ferido".
Então o que eleva a alma não são as leis, mas, os sentimentos que tem que ser puros, inocentes e iluminados. Por isso Jesus nos disse que se quisermos entrar no Reino dos céus temos que voltar a sermos crianças. E o que nos faz ser inocentes, puros de coração e de alma é o amor. Pois como nos ensina São Paulo, o amor é o vínculo da perfeição. E para São João, Deus é amor. Quem ama permanece em Deus. E para tal se manifestar o amor de Deus em nós, não temos outro caminho senão colocar seus mecanismos em pratica, que são caridade, humildade, misericórdia e bondade. Diz: dei-vos um exemplo, para que assim como eu fiz façais vós também.
Voltando ao evangelho de hoje, nos perguntamos: Então como Jesus poderia deixar de ajudar o pobre homem só porque era sábado? O sábado no Antigo Testamento que para nós cristãos o Domingo, é um dia consagrado ao Senhor. E o Senhor é o Senhor da vida e não da morte. Da saúde e não da doença. Da alegria e não da tristeza. Do perdão, da misericórdia, da liberdade e na da condenação.
Na verdade o que temos que praticar é o amor, a amizade e a misericórdia, para que o amor divino se manifeste em nós.
Pai, sejam minhas mãos usadas somente para a prática do bem. Livra-me de mantê-las fechadas a quem precisa de minha ajuda, e de usá-las para fazer o mal.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 22/01/2014

HOMÍLIA DIÁRIA

Deixe a graça de Deus fazer morada no seu coração

Fechar o coração para a graça de Deus significa ficar indiferente a dor do próximo, ao sentimento do próximo, a necessidade que o próximo tem!

”E perguntou-lhes: ‘É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?’ Mas eles nada disseram” (Mc 3, 4).

Meus queridos irmãos e irmãs, nós hoje continuamos a reflexão sobre aquilo que começamos a fazer no dia de ontem: ”o sentido sagrado do sábado”, o repouso sabático para o judeu, para aqueles contemporâneos de Jesus, para os quais observar o sábado estava acima de qualquer coisa.
Por isso, quando o homem de mão seca se aproxima do Senhor, precisando da ajuda de Jesus, do toque de Jesus, da graça de Jesus, eles começam a observar: ”Será que Ele vai fazer o que não é permitido no dia de sábado?”. E aí o Senhor questiona se não seria permitido fazer o bem, se não seria permitido salvar uma vida ou se seria preferível deixá-la morrer, porque no sábado não se podia fazer nada. Eles simplesmente se calaram e nada responderam.
Isso, sim, provocou uma ”ira santa” em Jesus! Ele olhou ao Seu redor, movido por uma tristeza e por um abatimento por causa da dureza do coração daquelas pessoas. A única coisa que não pode acontecer com um homem religioso, uma mulher religiosa, um homem de Deus, uma pessoa que procura ser de Deus, é fechar o coração para a graça de Deus. E fechar o coração para a graça de Deus significa ficar indiferente à dor do próximo, ao sentimento do próximo e à necessidade que o próximo tem!
Não existe ”bitolamento religioso” maior do que nós irmos à Missa, a grupos de oração, rezarmos o nosso terço, adorarmos o Senhor e simplesmente sermos indiferentes à dor, ao sofrimento e à necessidade pelos quais o outro passa.
A religião que vivemos, irmãos e irmãs, deve ser a religião que ”cutuca” o coração, a religião que torna o coração mais sensível às necessidades e ao sofrimento do nosso próximo. Não podemos viver uma religião na qual estamos muito apegados a compromissos religiosos, reuniões para lá e para cá, orações de lá e cá (muitas pessoas se sentem muito religiosas quando rezam muito, quando têm muitos compromissos na Igreja), quando, na verdade, nem nos sobra tempo para cuidar dos sofrimentos daqueles que estão ao nosso lado e, muitas vezes, até dentro da nossa própria casa e da nossa própria família.
A “religião” que leva as pessoas a só rezarem e a não praticarem o amor e a caridade para com o próximo não é a de Jesus!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 22/01/2014

Oração Final
Pai Santo, a Lei não poucas vezes é aplicada como uma cerca que limita nossa liberdade. Jesus nos aponta o Amor, que é como uma seta a indicar uma direção sem limites, sempre aberta ao mais profundo, ao mais largo, ao melhor para os irmãos. Dá-nos coragem, Pai amado, para seguirmos Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/01/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, a Lei não poucas vezes é compreendida como uma cerca que limita nossa liberdade. Jesus nos aponta o Amor, que é como uma seta a indicar uma direção sem limites, sempre aberta ao mais profundo, ao mais largo, ao melhor para os irmãos. Dá-nos coragem, amado Pai, para seguir Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/espiritualidade/meu-dia-em-oracao/ser-cristao-e-buscar-ver-a-vida-com-o-olhos-de-jesus-de-nazare/

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