terça-feira, 26 de novembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 21,5-11 – 26/11/2019


Os seguidores de Jesus semeiam a esperança

Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!” (Lucas 21,8).


É um alerta de Jesus para todos nós, não adianta falar em nome d’Ele, não adianta vir em nome d’Ele, não adianta pregar catástrofes, apocalipses e tantas outras coisas para gerar medo, pânico e pavor.
“Não sigais essa gente”, é muito importante o que o Senhor está nos dizendo, porque, quando vemos coisas pavorosas acontecendo no mundo, o Espírito do temor e do medo, muitas vezes, tomam conta de nós.
Muitos querem se aproveitar do medo, das temeridades, das calamidades do mundo para criar a religião do medo; e os profetas dos terrores, os que semeiam temores, estão por aí semeando apocalipses, desgraças e terrores. Eu digo a você como disse Jesus: “Não sigais a essa gente!”.

Somos semeadores da esperança, da fé e da confiança naquele Deus que cuida de nós

Os seguidores de Jesus são aqueles que semeiam a esperança e a confiança, mesmo em meio aos desastres, às tragédias, às coisas negativas que aconteceram, acontecem e acontecerão na história da humanidade.
Não somos construtores de desgraças, somos semeadores da esperança, da fé e da confiança naquele Deus que cuida de nós. Somos aqueles que não tiram o olhar de Jesus e não podemos nos enganar por muitos que falam em nome d’Ele, por muitos que se colocam no lugar d’Ele, falam bonito, têm uma boa retórica, usam argumentos até bíblicos para instigarem, convencerem, mas, acima de tudo, engarem e iludirem.
A religião de Jesus não é a religião do medo, e sim da confiança, da esperança e da certeza de que há um Deus que cuida de nós. Não nos voltamos para Deus com medo do castigo, voltamo-nos para Ele por causa do amor que Ele tem por nós, e a verdade é que: sem Seu amor nós caímos no desespero, sucumbimos diante das tragédias, o nosso coração fica atribulado, atemorizado e passamos por tantas situações complicadas.
Quando colocamos no Senhor a nossa confiança e a nossa esperança, não ouvimos todos aqueles que vêm “em nome do Senhor” gerar desespero, medo e tragédia no meio de nós. Estão nos meios de comunicação, nas ruas, nas praças, nos folhetos, nos panfletos semeando muitas coisas que não é aquilo que Jesus ensinou e pregou. Por isso, tenhamos os olhos fixos em Jesus e não permitamos ser enganados e iludidos por ninguém que venha, em nome de Jesus, no lugar de Jesus ou falar d’Ele a partir do medo, do terror e do pânico.
Os seguidores de Jesus seguem Ele no amor, na confiança e na esperança.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção



Nenhum comentário:

Postar um comentário