sexta-feira, 1 de novembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 14,1-6 – 01/11/2019


Sejamos o canal da cura na vida do nosso próximo

“Então, Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o” (Lucas 14,4).


A primeira realidade que encontramos no Evangelho de hoje é a indiferença, o pouco caso, a frieza com a dor e o sofrimento do outro.
Jamais, por qualquer motivo ou situação, podemos ser indiferentes com o sofrimento e a dor que o nosso irmão passa, com a enfermidade que toma conta do nosso próximo.
A atitude evangélica precisa ser sempre a atitude de Jesus. É Ele quem “toma o homem pela mão”. E, “tomar pela mão” quer dizer: acolher, amar, cuidar, fazer-se presente. A atitude de amor é o passo mais importante para a cura, para o restabelecimento, para levantar o outro, para fazer-se próximo ao outro.
O outro não pode parecer pesado para nós, quanto menos significar uma pessoa inoportuna, que vem ocupar as nossas obrigações e nos tirar do nosso comodismo. A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro.
Jesus pegou esse homem pela mão e, na atitude de pegar pela mão, Ele comunica a graça da cura. Esse homem é despedido. “Siga adiante”.

A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro

Jesus está lembrando que quando os homens cuidam das suas coisas materiais, quem tem um boi que cai no poço e vai logo tirá-lo, não importando se é sábado ou domingo, seja o dia que for, mostra o quanto nós somos materialistas e, acima de tudo, egoístas quando nos ocupamos das nossas coisas.
Não encontramos dificuldade para cuidar do que é nosso, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Referindo-se à coisas materiais o nosso cuidado é extremo.
Nada é mais importante do que a criatura humana, imagem e semelhança de Deus. De dia ou de noite, sábado ou domingo, precisamos nos voltar para o outro, para que ele ocupe um lugar no nosso coração, cuidando, amando, respeitando e, acima de tudo, dando o melhor de nós para que sejamos o canal da cura, da bênção e da presença amorosa de Deus na vida do nosso próximo.
Sejamos comunicadores da graça; e não estejamos fechados para as necessidades dos nossos irmãos.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção



Nenhum comentário:

Postar um comentário