segunda-feira, 23 de setembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 16,1-13 – 22/09/2019


Sejamos espertos na lógica do Espírito

“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16,8).

O Evangelho que estamos meditando, no dia de hoje, apresenta-nos a esperteza de um administrador. Sabendo que foi demitido sob acusação de esbanjar os bens do seu patrão, ele sabia que estava com idade avançada e que não conseguiria emprego. O homem usa da esperteza e falseia todas as contas do seu patrão. A quem devia tanto, ele põe para dever mais; a quem devia muito, ele diminui a dívida. Ele era esperto porque se perdesse o emprego, teria alguém para acolhê-lo.
Quando é louvado a esperteza desse administrador, não está se exaltando a corrupção deste mundo. O que está sendo louvado e prestado atenção é como os filhos do mundo usam da inteligência para as coisas deste mundo. Por isso, a Palavra está dizendo que, os filhos deste mundo são mais espertos nas coisas do mundo do que os filhos da luz.
O que falta a nós que nos julgamos filhos da luz? Falta-nos a sabedoria, a dinamicidade e a criatividade do Espírito para usarmos nos nossos negócios. Quais são os nossos negócios? O nosso principal negócio é salvar almas, corações e vidas.
O mundo é muito esperto para puxar as vidas, para atrair os nossos jovens e nossas almas. O mundo usa dos seus artifícios, das suas artimanhas e tentações. O mundo cria e recria coisas novas. Olhemos como são as festas, as baladas, os convites, olhemos como é o ânimo daqueles que servem o mundo. Não vou julgar se o ânimo deles é melhor ou maior que o nosso, mas o fato é que eles procuram atrair.

Se fôssemos mais espertos e mais sagazes; se amassemos mais uns aos outros, conquistaríamos muito mais para o Reino de Deus

Muitas vezes, usamos da condenação, usamos uma linguagem dura demais. Muitas vezes, nem temos aquilo que é nosso: a misericórdia, o amor, o acolhimento. Eu vejo, muitas vezes, o mundo sendo mais acolhedor, mais amoroso para as coisas do mundo do que nós quando usamos do amor e do acolhimento para com as coisas de Deus.
Quando caímos no relaxamento espiritual, aí que não atraímos ninguém para o Reino de Deus. Onde está o nosso entusiasmo e a nossa criatividade? Onde está o uso do Evangelho para conquistar os outros?
Quando os cristãos começam a brigar com outros cristãos, quem é que vai querer ser cristão? Quando o cristão começa a dar contratestemunho, quem é que vai querer seguir o contratestemunho?
Se fôssemos mais espertos e mais sagazes; se amassemos mais uns aos outros, se usássemos da criatividade do Espírito, se deixássemos ser usados pelo Espírito e ousados n’Ele, conquistaríamos muito mais para o Reino de Deus.
O nosso negócio é a salvação de almas; é salvar corações; é salvar os nossos; é salvar a nossa casa e a nossa família. Então, não podemos ser bobos, porque os filhos deste mundo não são bobos, são espertos na lógica do mundo. Precisamos ser espertos e sábios na lógica do Espírito.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário