domingo, 10 de dezembro de 2017

NOVENA DE NATAL DOS DIAS 11/12/2017 A 19/12/2017 - PRIMEIRO DIA


Discípulos e Missionários daquele que vem!

"Pelo mistério da Encarnação,
o Filho de Deus se tornou nosso irmão e salvador" .
(DAp 10)
Introdução

Vamos acolher Jesus Cristo neste Natal como "nosso irmão e salvador".
Esta Novena tem como título “Discípulos e missionários daquele que vem”, tema da V Conferência de Aparecida. Faça-a em família, em comunidade ou em grupo de catequese, de pastoral, de trabalho, de amigos, de vizinhos.
A novena pode ser feita de 15 a 23 de dezembro, ou nos dias e horário que forem melhores para o grupo ou comunidade. Providencie o presépio, ao menos com as figuras principais: Jesus, Maria e José. Durante a Novena vamos utilizar também a manjedoura e palhas ou fios de corda.
Com crianças, poderão reproduzir o desenho que aparece no final do texto e, a cada dia, quando partilham a reflexão, vão pintando as palhinhas. No último dia, pintam o ambiente da cidade que aparece ao fundo.

NOVENA DE NATAL - PRIMEIRO DIA

1º Dia - Jesus, rosto humano de Deus
1. Canto

Vem, Senhor, Jesus, o mundo precisa de ti (bis)
Ao mundo falta esperança, Tu és esperança.
Vem, Senhor Jesus

2. Saudação

Com. - A graça e a paz do Senhor estejam conosco
Todos - Ele está no meio de nós!

Somos discípulos e missionários daquele que vem!

Com. - Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
Todos - Tende piedade de nós.

3. Motivação: Documento de Aparecida

Com. - Em sintonia com a V Conferência de Aparecida, hoje o tema de nossa novena é Jesus, rosto humano de Deus.

Leitor 1 - "Bendizemos ao Pai pelo dom de seu Filho Jesus Cristo “rosto humano de Deus e rosto divino do homem”. “Na realidade, tão só o mistério do Verbo encarnado explica verdadeiramente o mistério do homem. Cristo, na própria revelação do mistério do Pai e de seu amor, manifesta plenamente o homem ao próprio homem e descobre sua altíssima vocação” (DAp 107).

4. Palavra de Deus

(Alguém, pode ser uma criança, coloca sobre uma mesa a manjedoura e uma cestinha com palhas ou fios de corda).

Com - Neste primeiro dia da novena olhamos para a manjedoura. Manjedoura é palavra de origem latina (do verbo “manducare”). Significa mastigar. Manjedoura é o lugar onde os animais comem. Nesta manjedoura especial nós vamos acolher uma criança, o Filho de Deus. Vamos preparar este espaço com muito amor e muita fé.

Ouçamos a Palavra, onde Deus se revela a nós.

Leitor 2 - Leitura bíblica: (Ler na Bíblia: Fl 2,6-7)

Momentos de silêncio

5. Partilha

Com. - “Despojou-se”, “tornou-se igual”. Pelo mistério da Encarnação, o Filho de Deus se tornou nosso irmão e salvador. O que significa ser irmão? Tornar-se igual... (Pausa breve) Cada um pode dar seu testemunho de despojamento e solidariedade e depois, colocar na manjedoura uma palhinha. Pode-se também, colocar, a cada dia, uma espiga de trigo, homenageando aquele que é o Pão da Vida. Acolhendo o irmão, acolhemos Jesus.

(Momentos para partilha dos participantes).

Canto: Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus.

6. Oração

Com. - Rezemos com toda a Igreja

- Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.

- Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por vosso envio.

- Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

- Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.

Todos: Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!

Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

7. Canto Final

Envia tua Palavra, Palavra de salvação, que vem trazer esperança, aos pobres libertação.


8. Bênção e Despedida

Com. - Até o próximo encontro vamos descobrir o rosto humano de Deus na pessoa dos irmãos.

Jesus Divino Mestre seja para ti a verdade que ilumina, o caminho da santidade, a vida plena e eterna. Que ele te guarde e defenda. Plenifique de todos os bens a ti e a todos os que amas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.(Alberione)

Todos se despedem, combinando, antes, o próximo encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário