sábado, 25 de novembro de 2017

QUANDO COMEÇA O ANO LITÚRGICO E QUANDO TERMINA – CATEQUESE

O ano litúrgico compreende o clico de todas as celebrações, que também chamamos de tempo. Ao contrário do que possam pensar, estes ciclos não obedece o calendário civil como conhecemos.
O ciclos ou tempos litúrgicos compreendem toda construção do anúncio da vinda do Messias, seu sinais, pregações, morte e ressurreição.
Pode-se dizer que o ano litúrgico é o “calendário litúrgico” em que a Igreja celebra o mistério da salvação na pessoa de Jesus Cristo.


O ANO LITÚRGICO É O TEMPO DA IGREJA

O ano litúrgico inicia no PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO e irá terminar na ULTIMA SEMANA DO TEMPO COMUM, a Igreja neste período irá celebrar solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
O calendário litúrgico é dividido em tempos, que são celebrados com leituras especificas dentro da liturgia, veja abaixo:

1. Tempo do Advento
2. Tempo do Natal
3. Tempo Comum (Primeira parte)
4. Tempo da Quaresma
5. Tríduo Pascal
6. Tempo Pascal
7. Tempo Comum (Segunda parte)

Os ciclos litúrgicos também estão divididos para as leituras dos Evangelhos. Cada ano é alternado pelas leituras, para esta divisão usa-se as letras do alfabeto.
Desse modo o primeiro ano, é o A, que corresponde ao Evangelho de São Mateus. O ano B, corresponde ao Evangelho de São Marcos. O Evangelho de São Lucas refere-se ao ano C.

1. Ano A – Evangelho de São Mateus
2. Ano B – Evangelho de São Marcos
3. Ano C – Evangelho de São Lucas

O Evangelho de São João é reservado para dias solenes e é proclamando em todos os anos dos três ciclos.

AS CORES USADAS NOS TEMPOS LITÚRGICOS

As cores também são de extrema importância dentro da liturgia. Também dentro da simbologia cristã, as cores representam cada tempo.
As principais cores utilizadas nos tempos litúrgicos são:

. Verde
. Roxo
. Branco

Existem outras cores, como por exemplo o Vermelho que é utilizado em dias festivos, como Pentecostes ou em alguma solenidade dedicado aos santos Mártires.
As cores litúrgicas, usada nas celebrações, devem obedecer as nomas do Missal ou o que for estabelecido pela Conferência dos Bispos.
A cor VERDE irá representar a esperança, o tempo de uso desta cor no calendário litúrgico é o COMUM. Já ao cor ROXA é usada em dois momentos.
O roxo será usando no ADVENTO no sentido de recolhimento que prepara os caminhos do Senhor. Outro momento do uso da cor roxa é no tempo QUARESMAL, neste tempo sim, o sentido é penitencial e de conversão.
Já a cor BRANCA será usada no período do NATAL e também no período da Pascoa. A cor DOURADA também pode estar presente nestes mesmos tempos.



NORMAS LITÚRGICAS

Todo período ou ano litúrgico deve ser regido pelas normas contidas no IGMR (Introdução Geral do Missal Romano). A Conferência dos Bispos, aqui no Brasil a CNBB, pode também ajustar as normas, de acordo com a tradição ou cultura local, porém cabe a aprovação do Vaticano.

Observação: “o Tempo Comum não é tempo vazio. É momento no qual  a Igreja continua a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.”, como bem ressaltou a CNBB. (Doc 43).

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DESTAS OUTRAS POSTAGENS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário