terça-feira, 27 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/12/2016

Ano A


Mt 10,17-22

Comentário do Evangelho

O preço do testemunho

Nosso texto é parte do discurso missionário de Jesus (Mt 10). Os discípulos devem ter presente, olhando para o seu próprio Senhor, a possibilidade de ser ameaçados, hostilizados e perseguidos. O mais doloroso é que a perseguição, a hostilidade, não vêm somente de fora, mas também de dentro da comunidade, da própria família (cf. v. 21).
Na perseguição é preciso prudência e simplicidade (v. 16); é preciso discernir para não se deixar enredar por quem quer que seja. É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidos (v. 18a). Esse sofrimento é o preço do testemunho: “... dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos” (v. 18b). Em tudo isso é preciso confiança, pois o “Espírito do vosso Pai falará em vós” (v. 20). O Espírito Santo, dom gratuito do Pai, é que inspira os discípulos. Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não têm por que nos assustar. Todos nós somos às vezes cordeiro e lobo, até que se realize a identificação do discípulo com o Mestre.
A missão é universal porque os doze discípulos escolhidos por Jesus não acabarão “de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem” (v. 23). A tarefa de conduzir as pessoas ao único e verdadeiro pastor (cf. Ex 34,23-34) será permanente, enquanto houver ódio entre os irmãos (cf. v. 21), enquanto houver perseguições em nome de Jesus (cf. v. 22).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.
Fonte: Paulinas em 26/12/2013

Vivendo a Palavra

A profecia de Jesus que lemos se realiza literalmente no martírio dos cristãos. Estêvão acreditou e confiou até o fim. Viveu a glória de ver o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita do Pai. Que a coragem do mártir nos inspire a testemunhar ao mundo que o Reino de Deus já chegou: ele está dentro de nós!
Fonte: Arquidiocese BH em 26/12/2013

Vivendo a Palavra

O mundo mudou: hoje, os anunciadores do Reinado de Deus não são punidos com açoites e nem levados a tribunais, mas recebidos com indiferença – o que talvez seja pior. Portanto, continuam válidas as instruções carinhosas do nosso Mestre: não nos preocupemos em sair por aí dizendo ‘Senhor, Senhor!’, mas nos esforcemos em cumprir a vontade do Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Recadinho

Jesus alerta seus discípulos para que tomem cuidado com os homens! Hoje não é diferente! Procuro tomar cuidado, estar atento, mas não renegar minha fé? Tenho consciência de que o Espírito Santo está comigo? Rezo pedindo sua presença? É evidente que o espírito do mal nos assusta. Procuro colocar sempre minha vida nas mãos de Deus? - Procuro fazer minha parte para que haja paz e harmonia? - Contribuo para que haja compreensão e amor em família?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 26/12/2013

Meditando o evangelho

PERSEVERAR NAS PERSEGUIÇÕES

Desde o início, Jesus advertiu os seus discípulos a respeito do destino de perseguição e de morte que os aguardava. Também as comunidades cristãs não tardaram a fazer esta mesma e dura experiência. No âmbito judaico, sofreram terríveis pressões das autoridades religiosas ligadas à sinagoga, furiosas por serem incapazes de reconduzi-las aos rígidos padrões da Lei judaica. Por isso, os discípulos começaram a ser julgados em tribunais, flagelados nas sinagogas, denunciados diante das autoridades civis. Tudo por causa da fé! No âmbito pagão, tiveram sorte semelhante. Foram vítimas dos próprios familiares, movidos por um ódio tão incontrolado, a ponto de fazê-los morrer.
A orientação de Jesus era clara: "Mantenham-se em paz, não se preocupem, pois o Pai está com vocês!"
Os sinais desta presença fortalecedora seriam claramente perceptíveis: deveriam mostrar-se totalmente confiantes diante dos tribunais, porque falariam sob a inspiração do Espírito do Pai, que lhes colocaria na boca as palavras convenientes. Para isso, seriam revestidos com uma força tal, que os capacitaria a perseverar em meio aos sofrimentos.
A salvação dos discípulos dependeria de sua capacidade de perseverar nas adversidades. Deste modo, iriam dar provas de sua total fidelidade ao Pai.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-26

Oração Final
Pai Santo, com Tua Presença fortaleceste Estevão até a glória do martírio. Dá igualmente agora à tua Igreja, que somos nós, fé e coragem para viver conforme a tua vontade, proclamando a chegada do teu Reino de Amor em nós e entre nós. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário