terça-feira, 27 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/12/2016

Ano A


Jo 20,2-8

Comentário do Evangelho

O salto da fé.

Há uma tristeza que imobiliza e impede de dar o salto da fé. As lágrimas impedem de ver com clareza a realidade própria da fé. Este relato deve ser a expressão da experiência feita do Cristo Ressuscitado, do itinerário pelo qual se chega à fé na ressurreição. Maria Madalena, que corre desesperada ao encontro de Simão Pedro e do discípulo que Jesus amava, tem razão de dizer que tiraram o Senhor do sepulcro e que ele não está lá (v. 2). O túmulo vazio não é prova da ressurreição de Jesus, e os sinais da presença do Ressuscitado não são evidentes, precisam ser sempre discernidos. Simão Pedro e o discípulo amado correm para o sepulcro; Pedro tem precedência, entra primeiro, depois entra o outro discípulo. Ambos viram a mesma realidade, mas ela não teve para os dois o mesmo significado, pois do discípulo que Jesus amava o narrador do evangelho diz que “viu e creu” (v. 8).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.
Fonte: Paulinas em 27/12/2013

Vivendo a Palavra

Os escritos de João – Evangelho, Apocalipse e três Cartas – refletem sua profunda experiência do Senhor. Que nós, pela fé, possamos repetir com ele: meus olhos viram, meus ouvidos escutaram e minhas mãos tocaram a Palavra Criadora do Pai que se fez humana como nós e dela nós damos testemunho!
Fonte: Arquidiocese BH em 27/12/2013

Vivendo a Palavra

Delicadeza, respeito, deferência. João chega primeiro, pois é mais novo e mais ágil. Mas aguarda a chegada de Pedro para entrar no sepulcro. Viu e acreditou. Belo modelo para ser seguido por todos os discípulos missionários de Jesus pelos séculos afora: os últimos serão os primeiros, o maior é aquele que serve.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Recadinho

João e Pedro descobrem que o corpo de Jesus não está mais no túmulo. João viu o túmulo vazio e, como num “estalo”, acreditou na Ressurreição. Eles deviam estar confusos com a ausência de Jesus. Tenho às vezes uma sensação de que Deus me abandonou? O que faço diante de tais situações? - Procuro me instruir através dos Evangelhos para ter sempre em mente o verdadeiro sentido da vida? - Tenho consciência de que quanto mais me ocupo das coisas de Deus mais me aumentam suas bênçãos e graças? - Testemunho minha fé com atos?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 27/12/2013

Meditando o evangelho

O DISCÍPULO VIU E ACREDITOU

O evento da ressurreição de Jesus desencadeou as mais diversas reações por parte dos discípulos. Na cena evangélica que hoje contemplamos, é possível captar três amostras deste fato.
Maria Madalena manifesta um profundo amor a Jesus. Apesar da morte de cruz, sua afeição por ele não arrefeceu. Por isso, na manhã do primeiro dia da semana, quando a Lei permitia a retomada das atividades cotidianas, ela se dirigiu ao sepulcro. Sem dúvida, para chorar a perda do amigo querido. Foi quando constatou que o túmulo estava aberto, com a pedra sepulcral removida. Sua primeira explicação foi: roubaram o cadáver do Mestre, para colocá-lo num lugar desconhecido. Terrível experiência para quem não antevia a possibilidade da ressurreição!
Simão Pedro e o discípulo amado expressam também suas atitudes diante da ressurreição. Pedro, ao ser informado, por Maria Madalena, do que havia acontecido, saiu apressado em direção ao túmulo. Aí chegando, limitou-se a fazer uma constatação minuciosa do local. Nada mais! O discípulo amado, porém, diferentemente de Maria Madalena e de Simão Pedro, foi capaz de ir além da mera constatação, e chegar à fé. Ele viu e acreditou. Ou seja, percebeu que a hipótese de furto devia ser descartada, porque aquele que fora ali sepultado, ressuscitara para a vida, por obra do Pai. E, vivo, haveria de ser reencontrado.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-27

Oração Final
Pai Santo, queremos ser construtores da Igreja de teu Filho, que passou pelo mundo fazendo o bem a todos. Que estejamos sempre encantados pelo teu Mistério e em permanente busca do essencial da nossa fé; que sejamos livres e libertadores, misericordiosos e compassivos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário