quinta-feira, 24 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/11/2016

Ano C


Lc 21,29-33

Comentário do Evangelho

É a esperança que faz levantar a cabeça.

A parábola da figueira é a ilustração do v. 28: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. É a esperança que faz levantar a cabeça. E não nos esqueçamos: nossa condição de cristãos é viver na esperança. A esperança é a experiência de viver a vida apoiada na palavra e no destino de Jesus Cristo. A conclusão da parábola exorta à confiança no que não passa, no que dá firmeza e alimenta a esperança: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (v. 33). Não importa qual seja a situação por que passamos; é preciso saber, mesmo quando não é possível experimentar, que o Senhor está próximo (cf. v. 31); e mesmo aquelas situações mais dramáticas, é preciso vivê-las com o olhar fixo no Senhor, de quem nos vem “auxílio e proteção”, e por quem nós somos salvos.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, reforça a sinceridade de minha fé nas palavras de teu Filho Jesus, pois nele o teu Reino se faz presente na nossa história, realizando, assim, tua promessa de salvação.
Fonte: Paulinas em 29/11/2013

Vivendo a Palavra

Os recados de Deus são diferentes: Ele não usa a nossa linguagem – o que limitaria a nossa liberdade. Deus fala através da natureza, dos nossos irmãos e dos acontecimentos. É preciso que estejamos atentos aos sinais do Pai e os interpretemos como diretrizes para a trajetória rumo ao seu Reino de Amor.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/11/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos recorda que devemos estar atentos aos sinais dos tempos. Aqui, Ele aponta para os brotos da figueira, sinalizando a chegada do verão. Se soubermos discernir esses sinais, saberemos que o Reino de Deus já está acontecendo em nossa vida: o Reino está dentro de nós!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Devemos ser capazes de reconhecer os sinais dos tempos para que possamos perceber os apelos do Reino de Deus na nossa vida, assim como sermos capazes de descobrir a presença de Jesus na história das pessoas. Somente quando somos capazes de analisar os acontecimentos a partir da ótica da fé é que somos capazes de interpretar os fatos como sendo sinal dos tempos e ação da graça divina no nosso dia a dia. Para que isso seja possível, a Palavra de Jesus deve ser o critério fundamental para a interpretação dos acontecimentos.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=25

Recadinho

Percebo sinais do Reino de Deus no ambiente em que vivo? - Busco na Palavra de Deus força para a caminhada? - Os brotos das plantas são sinais de vida. Que sinais de vida os que me veem encontram em mim? - Minha presença é de fato alegria? - Louve a Deus pelas maravilhas que ele realiza em sua vida.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 29/11/2013

Meditando o evangelho

PALAVRA IRREVOGÁVEL

As palavras de Jesus a respeito do fim – as realidades escatológicas – corriam o risco de serem ridicularizadas, como se tivessem sido proferidas por um néscio, ou caírem no esquecimento. O Mestre intuía o risco de condenação eterna implicado nesta postura temerosa. Quem não desse crédito a seu alerta, teria muito com que se preocupar. O fim caminhava veloz. Não se tinha como detê-lo. Os discípulos deveriam se prevenir, de forma a não serem tomados de surpresa.
A figueira, tão comum na Palestina, foi evocada na parábola de Jesus, visando inculcar nos discípulos o sentido do discernimento. O agricultor experiente tem a exata noção das estações do ano, servindo-se da observação cuidadosa do ciclo natural das plantas. Quando a figueira começa a dar frutos, o camponês não tem dúvida de que o verão se aproxima. Esta esperteza quanto aos elementos da natureza deve ser aplicada, com as devidas adaptações, no que tange à salvação. A falta de discernimento poderá ser fatal.
O discípulo atento é suficientemente inteligente para não duvidar da vinda do Reino de Deus, anunciada por Jesus. As palavras do Mestre são verídicas e se cumprirão mesmo que todo o cosmos ("o Céu e a Terra") seja arruinado. A firmeza das palavras de Jesus deveria convencer o discípulo de que é fundamental alicerçar sua vida nos ensinamentos do Mestre. Só, assim, estará preparado para ser acolhido no Reino que virá.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, reforça a sinceridade de minha fé nas palavras de teu Filho Jesus, pois nele o teu Reino se faz presente na nossa história, realizando, assim, tua promessa de salvação.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-25

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a simplicidade das crianças para que mergulhemos no Mistério do Teu Amor. Faze-nos atentos à Natureza que nos circunda, aos irmãos de caminhada e à Vida que nos deste, para constatarmos que Tu estás em tudo, pois tudo é dom do Teu Amor. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário