domingo, 13 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/11/2016

Ano C


Lc 18,35-43

Comentário do Evangelho

Por onde Jesus passa suscita fé e vida.

Lucas tomou de Marcos (Mc 10,46-52), com poucas modificações, o relato da cura do cego. Marcos informa que o nome do cego era Bartimeu – o filho de Timeu (Mc 10,46).
“Jesus Nazareno está passando”, dizem ao cego (v. 37). Jesus está se aproximando de Jerusalém, passando por Jericó, um verdadeiro oásis em meio ao deserto da Judeia. Jesus está sempre de passagem, é um Messias itinerante. Por onde passa desperta interesse e atrai as pessoas: querem ouvi-lo, ser tocados por ele e tocá-lo, pois dele “saía uma força que curava a todos” (Lc 6,19). Por onde passa ele faz viver, ele suscita a fé na vida. Ao ouvir que era Jesus quem estava passando, o cego insistentemente grita por compaixão e exprime confiança no Messias davídico: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” (v. 38; cf. Jr 33,15; Ez 34,23-24; 37,24). A insistência em ser ouvido revela a sua confiança em poder receber a visão (cf. v. 39). Na sua passagem Jesus para, como no episódio em Naim (cf. Lc 7,11-17), pois ele é compassivo; como Deus, ouviu o clamor do seu povo escravo no Egito (cf. Ex 3,7-9).
“Jesus perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’” (v. 41), ao que o cego respondeu: “Que eu veja, Senhor” (v. 41). Ele exprime o que todo discípulo devia desejar ver. Mas de que visão se trata? “Vê, a tua fé te salvou” (v. 42). Trata-se da iluminação pela fé que faz ver. O cego é, aqui, modelo do discípulo que, iluminado pela fé, segue Jesus (v. 43).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, infunde em mim uma fé profunda como a do pobre cego, cujo desejo de ser curado por Jesus levou-o a se abrir para a verdadeira visão que leva à salvação.
Fonte: Paulinas em 18/11/2013

Vivendo a Palavra

Para qualquer um de nós tudo pareceria tão óbvio, o cego deveria querer ver... Mas Jesus quis respeitá-lo e procura saber dele próprio qual era o seu desejo maior. Sigamos o Mestre no relacionamento com os companheiros de jornada, procurando dar-lhes aquilo que desejam e não o que está sobrando para nós.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/11/2013

Vivendo a Palavra

Jesus cura. Mas, antes, deseja que o cego exerça sua liberdade, perguntando-lhe o que queria que lhe fosse feito. Nós, em seu lugar, pensaríamos ser coisa lógica... E, depois, Ele atribui o milagre à fé do curado. Quantas lições neste texto evangélico! Humildade, modéstia, gratuidade, reconhecimento do Poder do Pai Misericordioso. E, vendo isso, todo o povo louvou a Deus!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus passou toda a sua vida fazendo o bem para manifestar o amor de Deus para conosco. Quando Jesus realiza curas, quer mostrar que o amor de Deus pelos homens faz com que as pessoas não fiquem à margem do caminho pedindo esmolas, mas com que cada um tenha condições de seguir o seu próprio caminho. É por isso que ele tem compaixão do cego e o cura. Após o processo de libertação, todos são convidados a seguir o próprio caminho, sendo que alguns, como é o exemplo do cego do Evangelho de hoje, resolvem seguir o caminho de Jesus. Quando Jesus cura, não tira a liberdade da pessoa. Aqueles que depois de curados resolvem seguí-lo, o fazem de livre e espontânea vontade, mas tornam-se um motivo para que todos glorifiquem a Deus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=14

Recadinho

Será que não me faço de cego diante de tantos problemas que acontecem ao meu redor? - Ou procuro estar de olhos abertos e atentos às necessidades de minha comunidade, de meu próximo? - Compreendemos que a vida não é fácil. Mas que lugar dou para Deus nela, para que minha cruz seja menos pesada? - Se tenho limitações em minha vida, procuro me adaptar sentindo a presença e ação de Deus em tudo? - A cura do cego simboliza a fé. De olhos abertos para nova maneira de ver e agir, ele segue a Jesus. Não fiquemos sentados à beira da estrada da vida! Sejamos como o cego de Jericó! Paremos, escutemos e gritemos como o cego: Senhor, eis-me aqui, para te servir em meus irmãos!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional 18/11/2013

Meditando o evangelho

O CEGO DE JERICÓ

O homem cego, sentado à beira do caminho para Jericó, padecia de cegueira física, não, porém, de cegueira espiritual. Seu interesse em saber quem estava passando era mais que simples curiosidade. Deu mostras de intuir estar passando exatamente a pessoa com quem queria se encontrar: Jesus de Nazaré.
Por isso, quando lhe deram a notícia desejada, pôs-se a gritar freneticamente, sem se importar com quem o intimava a se calar. Quanto mais se esforçavam para reduzi-lo ao silêncio, tanto mais alto gritava. Afinal, não podia deixar escapar a chance, há tanto tempo esperada.
Mais uma vez, Jesus mostrou-se solidário com os pobres e os marginalizados dos quais o cego era um bom exemplo. Os gritos lancinantes chegaram não só aos seus ouvidos, mas principalmente ao seu coração. E se fez todo ouvido aos apelos do homem desejoso de cura.
O desejo do cego – ver – recebeu dupla resposta. Por um lado, o homem viu-se curado da deficiência física, tendo recuperado a visão. Por outro, abriram-se-lhe também os olhos da fé. Daí a constatação de Jesus: "A tua fé te salvou!" E como manifestação disto, o ex-cego tornou-se seguidor de Jesus, louvando a Deus pelas maravilhas operadas em seu favor. Levou, igualmente, a multidão a dar glória a Deus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, infunde em mim uma fé profunda como a do pobre cego, cujo desejo de ser curado por Jesus levou-o a se abrir para a verdadeira visão que leva à salvação.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-14

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que, para melhor servir ao irmão, devemos respeitar sua liberdade. Que nós nos disponhamos a oferecer-lhe o que ele necessita ou deseja e não apenas aquilo que nos parece mais adequado ou que esteja sobrando para nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário