domingo, 22 de maio de 2016

LEITURA ORANTE DO DIA 22/05/2016



LEITURA ORANTE

Jo 16,12-15 - O Espírito ensinará toda a verdade

Os três anjos que visitaram Abraão são símbolo da Trindade
Ícone ortodoxo de Anfrei Rublev

Em honra à Santíssima Trindade, rezo,
com todos os internautas:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Assim, invocamos o Espírito de Verdade para rezar a Palavra:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto?
Leio atentamente as palavras de Jesus em Jo 16,12-15:
Jesus continuou dizendo: ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês.
Refletindo
Jesus fala da missão do Espírito: ensinar toda a verdade. A verdade consiste em transmitir o que Jesus quer que ele transmita a nós.
Jesus Mestre fala do Espírito que, na verdade, não vai anunciar coisas novas, mas vai nos conduzindo, levando-nos a compreensão sempre maior e atualizada da Palavra. Fala do futuro: "vai anunciar". Isto significa, neste texto, que vai anunciar de novo até que compreendamos e assimilemos a verdade que ele quer nos comunicar.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
É preciso que eu esteja atento/a ao Espírito Santo, que me coloque na condição de discípulo/a que escuta e acolhe  a verdade que é Jesus. Assim conheço também o Pai: “Tudo o que o Pai tem é meu”..
Meditando
Disseram os bispos, na Conferência de Aparecida: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 32).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com toda a Igreja, em louvor da Santíssima Trindade:
Trindade Santíssima
Pai, Filho e Espírito Santo
Presente e atuante na Igreja
E na profundidade do meu ser!
Eu vos adoro, amo e agradeço.
E pelas mãos de minha Mãe Santíssima
Ofereço-me, entrego-me e consagro-me
Inteiramente a vós
Nesta vida e na eternidade.
Pai Celeste
A vós me ofereço, entrego e consagro
Como "templo vivo", para ser santificado.
Maria, mãe da Igreja e minha Mãe
Vós que estais em íntima união
Com a Santíssima Trindade
Ensinai-me a viver em comunhão
Com as três Pessoas Divinas
A fim de que a minha vida inteira
Seja um hino de glória
Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém
(Pe. Tiago Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
“Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos.” (DAp 18). Durante o dia, vou repetir, abrindo meu coração: "Vem Espírito Santo".

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

LEITURA ORANTE
Santíssima Trindade, 22 de maio de 2016


“Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.
Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro”.
(Papa Francisco – Misericordiae Vultus n.2)

Texto Bíblico: Jo 16,12-15

1 – O que diz o texto?

Jesus nos revelou quem é Deus e quem é o ser humano. Tal revelação encheu nosso coração de profunda gratidão. Por isso, o que importa verdadeiramente não é satisfazer uma curiosidade especulativa sobre a essência do Deus Trindade, mas acolher esta Boa Notícia: Deus é Pai-Mãe (Fonte), que deixou transparecer Seu rosto misericordioso no Filho (Caminho) em quem somos filhos pela força e alento de seu Espírito (Sopro) presente e atuante em tudo e em todos.
É a partir do Amor trinitário, circulante e expansivo, que podemos compreender melhor o ser humano, criado à imagem da Trindade: ele é tanto mais pessoa quanto mais se assemelha às pessoas divinas.
No mais profundo de seu ser, Deus é relação, é comunhão de maneira permanente e dinâmica. E a comunhão entre pessoas é sustentada pelo Amor. Precisamente o amor é o que une as pessoas. O amor cria unidade e a unidade mais forte é a que brota do amor.
Por isso, temos com Deus uma relação personalizada: somos filhos do Pai, irmãos do Filho, amigos do Espírito.
Diante da presença e da ação do Deus Trinitário, afogam-se as palavras, desfalecem as imagens e morrem as especulações. Só nos restam o silêncio, a adoração e a contemplação.

2 – O que o texto diz para mim?

A festa da Trindade me mobiliza para uma nova maneira de viver e de me relacionar com o Deus de Jesus, cuja presença preenche o cosmos, irrompe na vida, habita decididamente no interior de cada pessoa e é vivido em comunidade.
A Trindade “desvela” a maneira de ser de Deus, como Amor que se expande, em si e fora de si, de uma maneira “redentora”, inserindo-se na história da humanidade. Deus é Amor e só amor.
Isto é a essência do Evangelho. Esta é a melhor notícia que devo acolher. É também o fundamento de minha confiança em Deus.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

“Conexão”. “Estar conectada”. Sei muito bem o que significa. Quando me coloco de um lugar a outro busco espaços de “cobertura” ou de conexão. Às vezes, requer-se para isso, conhecer a “senha”; em outros casos são oferecidas redes abertas. Conectada, descobri que não estou sozinha, que é possível entrar em um espaço instigante de informação, relação e intercâmbio.
Posso usar esta imagem para falar da “tríplice conexão” na vida cristã, como centro e sentido de minha existência. Aqui se trata, nada mais e nada menos, da “conexão” com as três Pessoas da Santíssima Trindade. Sem esta “conexão trinitária” minha vida perde a ligação com a Fonte, extravia-se do Caminho do Amor e se asfixia sem a Respiração da Esperança.
Na vida espiritual, a conexão trinitária me liberta da solidão vazia, do enclausuramento em meu ego, do narcisismo. Graças a esta grande Conexão vital me descobri no Todo, num contexto de transbordamento de vida em todas as direções: vida expansiva, aberta e profundamente religada com todas as demais expressões de vida. A “tríplice Conexão” me faz entrar em sintonia com todos e com tudo e mantém interconectados todos os fios da vida. O amor circulante no interior da Trindade se expande e se faz visível na grande rede de vida da criação. Quão decisivo é descobrir a misteriosa relação trinitária na qual estou inserida!

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, preciso de ousadia para estabelecer conexões que em lugar de rupturas e quebras interiores, me dinamize muito mais do que posso imaginar. E não basta uma conexão; só na “tríplice conexão” se encontra a reanimação, a revitalização, a possibilidade de uma vida plenificada e com sentido.
Ninguém poderá se encontrar só com o Filho ou só com o Pai, ou só com o Espírito Santo. Minha relação será sempre com o Deus Uno e Trino. Nem o Pai só cria, nem o Filho só salva, nem o Espírito Santo santifica por sua conta. Tudo é sempre “obra” do Deus Uno e Trino.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

Estar continuamente renascendo da Fonte da qual procede tudo o que existe; no Caminho do Filho minha vida se torna uma grande “travessia” e no Sopro do Espírito, emerge do meu interior uma criatividade surpreendente e mobilizadora.
Abraçar essa corrente de Vida: nascendo de Deus Pai-Mãe, sendo configurada à imagem do Filho, escutando a melodia do Espírito que desvela constantemente minha identidade.
Retornar à simplicidade da linguagem evangélica e utilizar a parábola, a alegoria, o exemplo simples, como fazia Jesus. Como a Trindade é o mistério que liga e religa tudo, que deixa transbordar seu Amor criativo no coração de toda a humanidade e no universo inteiro, posso usar uma imagem que hoje faz parte do meu cotidiano: a “conexão”

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Jo 16,12-15
Pe. Adroaldo Palaoro, sj – reflexão do Evangelho
Desenho: Osmar Koxne

Sugestão:
Música: Trindade Santa – Fx 11 (04:14)
Autor: Pe. Zezinho, scj
Intérprete: Pe. Zezinho, scj
CD: Oremos pela terra
Gravadora: Paulinas Comep
Fonte: Pe. Adroaldo Palaoro, sj
Postado por: admin_radio
http://www.paulinas.org.br/radio/?system=news&id=13101&action=read

Nenhum comentário:

Postar um comentário