domingo, 22 de maio de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/05/2016

ANO C


Jo 16,12-15

Comentário do Evangelho

No Espírito Santo Jesus continua falar, ensinar e agir

As palavras de Jesus não se limitam ao tempo de sua vida terrestre. Sentado à direita do Pai e estando presente no meio de nós, o Ressuscitado continua a falar. É no Espírito Santo que ele fala, ensina e continua a agir. No texto de hoje, o “Espírito da verdade” continua e prolonga na história a missão e a palavra de Jesus. O Espírito guia, isto é, é ele quem revela a verdade de Cristo, e faz vir à luz o sentido de suas palavras. Ele é guia porque remete o discípulo ao seu Senhor. Assim como Jesus, o som do Espírito que ressoa em toda terra é de Deus, fala do que tiver ouvido e abre a pessoa para o futuro (cf. v. 13). O Espírito Santo é fiel. Ele é portador não só da Palavra do Ressuscitado (cf. v. 14), mas também do mistério de Deus. Sua ação em nós conduz-nos ao conhecimento de Deus.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.
FONTE: Paulinas em 08/05/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre ensina que a Verdade que Ele veio anunciar é maior do que a nossa capacidade humana de compreendê-la. Por isto, devemos pedir e valorizar a presença do Espírito Santo em nós – único dom que precisamos para nos entregarmos de corpo e alma ao anúncio do Reino do Céu – missão da Igreja.
FONTE: Arquidiocese BH em 08/05/2013

Vivendo a Palavra

Paramos hoje para contemplar maravilhados o Mistério do Amor – síntese da história da nossa Salvação. O Pai nos amou tanto que nos deu seu Filho Único, para que todo aquele que acreditar nele não morra, mas tenha a Vida Eterna. O Espírito da Verdade é quem nos dá a conhecer esse Mistério da nossa Libertação.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é também o Espírito da Verdade, que nos ensinará toda a verdade. A promessa da presença do Espírito Santo no meio de nós é a garantia da fidelidade da Igreja na busca da compreensão das verdades reveladas nas Sagradas Escrituras. É o Espírito Santo quem abre o coração e a mente de todos os fiéis para que possam compreender melhor as coisas do alto e assim possibilita a todos a melhor vivência da vontade do Pai. É pela ação do Espírito Santo que podemos reconhecer Jesus e glorificar o seu santo Nome.
FONTE: CNBB em 08/05/2013

Meditando o Evangelho

A TRINDADE SANTA

Uma das novidades fundamentais do ensinamento de Jesus, sem precedente na teologia judaica, foi a revelação da Trindade santíssima. A linguagem do Mestre foi toda permeada de referências à dimensão trinitária de Deus. Se a privarmos deste elemento, deixaria de ser linguagem cristã sobre Deus. Sem renunciar aos elementos constitutivos da teologia judaica, Jesus deu um passo adiante, dando ao monoteísmo uma nova visão para a mentalidade tradicional.
O texto evangélico é uma pequena mostra da teologia cristã. Falando do Espírito de verdade, Jesus faz referência à sua ação junto aos discípulos, no sentido de recordar-lhes "toda a verdade", ou seja, tudo quanto haviam aprendido do Mestre. Entretanto, as palavras dos discípulos deveriam corresponder ao que haviam recebido. De quem? Do Pai, mas também de Jesus, que tinha ainda muitas coisas para lhes ensinar, mas que eles não estavam em condições de receber. A ação do Espírito da verdade redundaria em glorificação do Filho Jesus, pois o faria mais conhecido e amado pelos discípulos. Portanto, entre o Filho e o Espírito da verdade existe perfeita comunhão.
Por outro lado, entre Jesus e o Pai reina, igualmente, plena unidade. O que é do Pai pertence a ele também, e a tal ponto que as coisas recebidas do Pai, pelo Espírito da verdade, podem ser atribuídas também a Jesus.
Pai, Filho, Espírito Santo são o modelo de comunhão para a comunidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que gera comunhão, que eu busque sempre construir a unidade, guiando-me pelo modelo da Trindade, revelado por Jesus.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-05-22

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O nosso coração é o lugar da morada de Deus

Esse Deus trino e maravilhoso quis morar no meio de nós. Nosso coração é o lugar da Sua morada, onde Ele quer se fazer presente
“Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu” (João 16, 15).

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-nosso-coracao-e-o-lugar-da-morada-de-deus/

REFLEXÕES DE HOJE


22 DE MAIO-DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

Liturgia comentada

Tudo o que o Pai tem é meu… (Jo 16,12-15)

Ao celebrar a Santíssima Trindade, a liturgia nos repete as palavras de Jesus, que afirmam sua identidade com o Pai e a divina comunhão no Espírito. O Deus solitário dos mecanicistas cede lugar à família divina, tornada próxima e palpável na pessoa do Filho que se encarnou.
O monge André Louf ilumina nossa reflexão: “Talvez tenhamos relegado Deus para muito alto e muito longe, no ponto culminante da escada dos seres, como um pico nevado e glacial, a dominar majestoso e solitário uma cadeia de montanhas. E quanto mais ele era Deus, mais ele nos parecia longínquo e solitário.
Humanamente falando, isto é, desde que Deus se fez homem, Deus já não é grande, ele se faz pequenino, escolhe o último lugar. E além disso, Deus não é de modo algum solitário nem remoto: ele é TRINDADE, plenitude de comunhão, e isto bem perto de nós, nas fontes de nosso ser, no mais profundo de nosso coração.
Para que seus discípulos o percebessem, foi necessária toda a vida terrestre de Jesus. Que Ele não estava sozinho, que outras presenças habitavam no coração de seu coração, e que no coração de suas noites Ele falava sem cessar com um Outro a quem ele chamava: “Meu Pai”, bem simplesmente.
‘Eu não estou só, pois o Pai está sempre comigo.’ (Jo 16,32) ‘O Pai e eu somos um. Quem me vê, vê o Pai.’ (Jo 14,9) ‘Eu estou no Pai, e o Pai em mim.’ (Jo 16,14) Assim era Jesus, comunhão, plenitude de amor, partilha total.
Em Jesus e em seu Amor, Deus se manifestou como TRINDADE. Não somente em Jesus, mas, hoje, também em nós, pois se sabemos fazer silêncio e escutar nosso coração, nós nos apercebemos, com o tempo, que também em nós alguma coisa pulsa, como em Jesus. Que uma vida ali circula, pois – Jesus no-lo lembrou no Evangelho – é em nome do Pai e do Filho e do Espírito que fomos batizados, ou seja, foi nas próprias fontes de nosso ser que fomos mergulhados na comunhão do Amor Divino e Trinitário. E desde aquele instante, como foi o caso de Jesus aqui em baixo, a Santíssima Trindade caminha conosco, permanece em nós, em nós permanecemos nela.”
Como bem lembra o apóstolo Paulo, já não somos estrangeiros em Deus. Desde que o Filho assumiu nossa carne, nascendo de Mulher, e plantou sua tenda entre nós, tornou-se impossível a solidão para aqueles que mergulham da própria vida divina. Desde então, nós somos filhos no Filho.
Orai sem cessar: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei…” (Sl 2,7)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
http://nsrainha.com.br/capela-virtual/liturgia-do-dia-22052016/

Oração Final
Pai Santo, nós nos aproximamos de Ti, Deus de Amor, como crianças confiantes e felizes. Tu és o único Pai e a delicada beleza do nosso amor, da mesma forma como a lua reflete a luz do sol, é também reflexo radiante da tua bondade. Faze-nos agradecidos e compassivos! Por Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário