sábado, 16 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/04/2016

ANO C


Jo 6,60-69

Comentário do Evangelho

A abertura à ação do Espírito é que permite compreender e experimentar que as palavras de Jesus

Terminado o ensinamento na sinagoga de Cafarnaum, vem a reação dos discípulos. A dificuldade em crer em Jesus e compreender seus ensinamentos não é somente dos judeus; ela povoa a mente e o coração dos discípulos (cf. v. 60). Em que consiste propriamente a dureza do ensinamento de Jesus? Há uma dupla resposta à pergunta: em primeiro lugar, porque é difícil compreender o sentido das palavras de Jesus. Para poder compreendê-la é preciso a conversão da própria mentalidade e se abrir para a verdade de Deus revelada em Jesus Cristo. Em segundo lugar, o ensinamento é considerado duro para os discípulos porque exige fé, uma adesão incondicional à pessoa de Jesus; exige a abertura a um novo tempo oferecido por Deus à humanidade. A abertura à ação do Espírito é que permite compreender e experimentar que as palavras de Jesus têm sentido e, qual um sopro, fazem viver plenamente. A liberdade é dom de Deus. Por isso, Jesus abre para os discípulos a possibilidade de irem embora, o que muitos o fizeram. No entanto, é ocasião para Pedro realizar uma verdadeira profissão de fé (vv. 68-69). A fé e, consequentemente, o seguimento de Jesus só podem ser vividos na liberdade.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Senhor Jesus, estou disposto a seguir-te sempre, pois só tu tens palavras de vida eterna.
FONTE: paulinas em 10/05/2014

Vivendo a Palavra

Jesus adverte a seus discípulos que as palavras que Ele dizia eram Espírito e Vida – e, portanto, não deviam ser racionalizadas, mas recebidas com a simplicidade de crianças que confiam no Pai. Pedro tinha razão: a quem iremos, senão a Jesus? Só Ele tem Palavras de Vida Eterna. Ele é o Santo de Deus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Muitas pessoas querem conhecer Jesus e ouvir tudo o que ele tem para dizer, mas não querem escutar tudo, mas sim apenas alguns pontos que lhes interessam para a satisfação dos seus desejos e necessidades. Quando essas pessoas ouvem tudo o que Jesus tem para dizer, se escandalizam, afastam-se dele e não querem mais segui-lo. De fato, é muito fácil dizer que Jesus tem palavras muito bonitas, mas nem sempre é fácil aceitar as exigências do Evangelho. Porém, não podemos nos esquecer que somente Jesus tem palavras de vida eterna, e que só consegue ouvir de fato as palavras de vida eterna quem crê firmemente que ele é o Santo de Deus e busca imitá-lo verdadeiramente na busca da santidade.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=16

Meditando o evangelho

O ESCÂNDALO DA RESSURREIÇÃO

As palavras de Jesus soavam duras aos ouvidos de seus discípulos, por não entrarem nos esquemas já conhecidos. E mais, por esvaziá-los totalmente. De certa forma, Jesus  escandalizava os discípulos por apresentar uma imagem não-convencional de Deus e uma relação tão íntima com o Pai, a ponto de dar a impressão de falta de respeito para com Deus.
Na verdade, muitos ouviam o Mestre com suspeita e preconceito, e não estavam dispostos a dar crédito às suas palavras. Estas, longe de atraí-los, acabava por afastá-los cada vez mais. Jesus, porém, não adaptou sua mensagem ao gosto de seus interlocutores. E jamais teve a intenção de enganá-los.
Estas dificuldades não foram superadas com o fato da Ressurreição. Não dava para entender como aquele que fora condenado à morte dos malditos podia proclamar-se vivo, por obra de Deus! Não valia a pena ir atrás de alguém que, tendo seus planos frustrados e morrido crucificado, dizia-se, agora, ressuscitado! Estas ponderações afastaram de Jesus muitos discípulos. Só não debandou quem acreditou, realmente, que as palavras de  Cristo manifestavam, de fato, sua proximidade com o Pai,  e que este dera seu aval a tudo quanto tinha dito e realizado.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, tira do meu coração toda suspeita acerca de tua Ressurreição, e ajuda-me a ver nela a manifestação do amor do Pai por ti.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-16

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Deixemo-nos guiar pela graça do Espírito Santo

Quem nos ajuda, auxilia-nos e coloca para frente é o Espírito Santo de Deus. Ele é a ajuda, a mão necessária para nos conduzir nas estradas desta vida
A Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo” (At 2,31).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/deixemo-nos-guiar-pela-graca-do-espirito-santo/

Oração Final
Pai Santo, aumenta a nossa fé, para que sejamos testemunhas perante o mundo do teu Amor – tão grande que nos enviou o próprio Filho Unigênito, feito humano em Jesus de Nazaré para nos conduzir pelos caminhos desta vida para o teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário