quarta-feira, 13 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/04/2016

ANO C



Jo 6,44-51

Comentário do Evangelho

Jesus é o enviado do Pai

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, dotando-o de palavra para que pudesse entrar em diálogo com ele. Enquanto criatura de Deus, cada um possui em si mesmo algo que o faz tender para Ele. Esse dinamismo não suplanta a liberdade do ser humano, pois o homem pode resistir à atração de Deus, como pode, livremente, ceder a essa mesma atração. Por essa inclinação Deus nos faz viver. É o que Deus declara no livro de Jeremias 31,3: “Com amor eterno eu te amei, por isso te atraí”. O Pai que nos amou primeiro é quem nos coloca no seguimento do seu Filho. Realiza a vontade de Deus quem aceita Jesus como enviado de Deus e permanece com ele. Na releitura cristã do Antigo Testamento, o maná era somente figura do pão que Deus, agora, dá ao seu povo. Nenhum alimento pode livrar quem quer que seja da morte. Somente o pão descido do céu é que livra da morte. O pão descido do céu é a carne de Jesus, isto é, a sua existência histórica e terrena, sua vida entregue para que o mundo tenha vida em plenitude. Ressuscitado dos mortos, o Senhor nos livra não somente da morte eterna, mas da falta de ânimo que nos faz perder a fé na vida.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor, que nosso coração esteja sempre aberto para compreender os teus sinais. Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.
FONTE: paulimas em 23/04/2015

Vivendo a Palavra

‘Ir a Jesus’, isto é, salvar-se, não é fruto do mérito pessoal, mas graça obtida do Pai misericordioso. Ele é que nos atrai. Cabe-nos responder ao convite com a vida, seguindo o Caminho palmilhado neste mundo por Jesus de Nazaré: fazer o bem a todos e anunciar a chegada do Reino de Deus, que já estáReflexão dentro de nós!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça. Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem. Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça. Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo. De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=14

Meditando o evangelho

O RESSUSCITADO E O PAI

A Ressurreição é a manifestação do amor do Pai em relação a Jesus. Este era o enviado, que veio de junto de Deus. Vê o Pai e o conhece, por isso, pode revelá-lo. Portanto, a vida de Jesus está nas mãos do Pai.
A vida dos discípulos de Jesus também está nas mãos do Pai. É este quem os instrui e os conduz para junto do Filho, para que tenham vida e também cheguem à Ressurreição. Quem acolhe o Pai, não tem dificuldade de acolher Jesus. Esta é a decisão correta de quem não quer ver-se fadado à morte eterna e ser privado da comunhão com o Pai, fonte de vida.
Outrora, no deserto, o povo que comeu o maná morreu antes mesmo de entrar na terra prometida. E isto por se ter recusado a deixar-se conduzir por Deus. Assim, por terem seguido seus próprios intentos, acabou entrando pelos caminhos da morte. Em Jesus ressuscitado, o Pai ofereceu, novamente, um alimento capaz de levar a humanidade à salvação. Este foi o objetivo da vinda de Jesus a este mundo e da entrega de sua vida nas mãos do Pai, até o limite da morte na cruz.
Não se engana quem se deixa guiar pelo Pai até Jesus. O Pai sabe perfeitamente onde é possível encontrar a vida que ele deseja para cada ser humano.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, o Pai me guia para ti, para que eu tenha vida. Sê para mim, o alimento propiciador de salvação.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-14

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Na Sagrada Escritura, encontramos o Cristo

A Palavra de Deus tem apenas uma missão: evangelizar e anunciar o Cristo do Gênesis ao Apocalipse
“Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco” (At 35,8).

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/na-sagrada-escritura-encontramos-o-cristo/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos o alimento que leva à Vida Eterna: o Pão Vivo descido do Céu – o Cristo, teu Filho Unigênito feito humano em Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior que nos conduz nesta terra abençoada pelo caminho de retorno ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário