sexta-feira, 10 de abril de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/04/2015

ANO B


Jo 21,1-14

Comentário do Evangelho

Terceira aparição do ressuscitado

Trata-se da terceira aparição de Jesus ressuscitado aos seus discípulos. O mar de Tiberíades está repleto de recordações de Jesus: o chamado dos primeiros discípulos, os ensinamentos, a tempestade acalmada, as curas, tantos encontros de pessoas com Jesus, nas quais foi despertada a fé na vida. Nesse lugar é que os discípulos, retomando a vida depois da morte de Jesus, encontram-se com o Senhor, agora, ressuscitado. A presença do Senhor ressuscitado é de outra natureza, bem diferente da que os discípulos estavam acostumados, quando do tempo da vida terrestre de Jesus; por isso, não evidente imediatamente. Trata-se de um modo de presença que se faz sentir e reconhecer sem deixar marcas na areia, mas somente no coração. Os discípulos, no entanto, não sabiam que era Jesus. Essa observação nos sugere que a presença do Cristo ressuscitado é bem outra que a física; ela só é percebida pela fé. Ante a palavra eficaz do Senhor, o discípulo amado, símbolo do homem de fé, capaz de ler os acontecimentos à luz da fé, poderá proclamar: “É o Senhor!”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para ele muitas outras pessoas de boa vontade.

Vivendo a Palavra

Os apóstolos ficam confusos diante do Ressuscitado: um misto de surpresa e medo. Alegria, sim, mas um encantamento que marca distância e lhes impede corresponder a intimidade de tratamento do Mestre. Não poucas vezes também nós não conseguimos aceitar um Deus tão próximo de nós como o ‘Papai’ de Jesus de Nazaré.

Refleo

Diante das dificuldades, muitas vezes temos a tendência de enfraquecer, de voltar à vida de antes, parece que perdemos o rumo e a motivação. Pedro e os demais discípulos desanimaram e quiseram voltar à vida de pescadores de peixes, como muitas vezes queremos voltar à vida da imaturidade na fé. Jesus realiza mais uma vez o milagre da pesca milagrosa, para que os apóstolos se recordem que não são pescadores de peixes. Assim também, ele atua em nossas vidas, para que o Mistério Pascal não seja apenas celebração, mas processo de maturação, a fim de que possamos crescer cada vez mais na fé, e um dia atingir a estatura de Cristo.

Meditando o Evangelho

COMEÇAR DE NOVO

A aparição do Ressuscitado junto ao mar de Tiberíades evoca o primeiro encontro dos discípulos com Jesus, quando foram chamados a deixar tudo para se tornarem pescadores de homens. É como se tudo começasse de novo, e fossem chamados a retomar o caminho de serviço ao Reino, abandonado após a decepção diante da morte de Jesus na cruz.
O Evangelho apresenta-nos a profissão de alguns dos discípulos do Mestre: pescadores. Depois de uma noite de trabalho infrutífero, o Senhor apareceu-lhes para mostrar-lhes como se pesca de maneira proveitosa. E esta pesca foi deveras abundante! Mas a última, naquele lago, dando início aos tempos novos.
Depois de ter ceado com o Ressuscitado, a vida dos discípulos tomaria um rumo diferente. Doravante, deveriam lançar-se à missão de enviados do Senhor, pelos caminhos do mundo. Sua condição de apóstolos estava para se concretizar.
A novidade da experiência consistia em não mais contar com a presença física do Mestre. Ele se faria presente, na condição de Ressuscitado, onde quer que estivessem os seus apóstolos, animando-os na missão.
A rede superlotada de peixes simbolizava a humanidade toda à qual eles deveriam apresentar a proposta do Reino. No mar do mundo, muitos seriam os atraídos pela mensagem de Jesus.
Oração
Espírito de renovação, faze-me, cada dia de minha vida, retomar o serviço ao Reino a que sou chamado.

REFLEXÕES DE HOJE


10 DE ABRIL - SEXTA

===============
PARA REZAR CLICA AQUI
========================


HOMÍLIA DIÁRIA

Pai,
que a presença do Ressuscitado
reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé,
a fim de podermos atrair para ele
muitas outras pessoas de boa vontade.

HOMILIA - Jo 21,1-14
JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS
É pela terceira vez que Jesus aparece aos seus amigos, desta vez foi junto ao lago de Tiberíades. O que mais se destaca aqui é a fé em Jesus que brota do coração e não dos olhos somente. Somos convidados a confiar no testemunho idôneo daqueles que o rodearam e adquiram a inteligibilidade da verdade do testemunho da Sua Ressurreição.
A certeza de que estás vivo Senhor, é o testemunho autêntico daqueles a quem aparecestes e a Tua própria palavra no mar de Tiberíades. Infelizmente ainda hoje, muitas dúvidas vão persistindo algumas vezes na nossa mente induzida pelos profetas da desgraças que espalham falsas doutrinas e até as vezes com fundamentos cientificamente comprovadas. Mas tudo isso porque somos homens e mulheres de pouca fé. Perdoa-nos na nossa mesquinhez a auxilia-nos a crescer na fé na Tua pessoa e na Tua Palavra.
Senhor Jesus, Tu caminhas lado a lado conosco na estrada da nossa vida, acompanhando-nos nas nossas amarguras e nas nossas tristezas. Raramente, porém, conseguimos ter os olhos abertos para Te ver, e os ouvidos atentos para Te escutar…
Minha irmã, e meu irmão. Deus lhe chama. Será que o caminho que você está tentando seguir e que não está dando muito certo é o caminho de Jesus? Olha que aquele que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, está conosco. Ele nos convida a lançar a rede para o outro lado da barca. Você se preocupa com o seu sustento! Não se preocupe com dinheiro! Pois Ele cuidará de tudo. É só confiar e jogar a sua rede do outro lado. Converter é mudar de rumo, de caminho. Converta-se, mude agora o seu caminho para Deus, e será uma pessoa nova como o Cristo ressuscitado!
Juntos peçamos ao Senhor nosso Deus para que Seu Filho Ressuscitado nos auxilie em tudo. E como apareceu aos discípulos
Meu Senhor e meu Deus auxiliam-nos, a saber, ver-Te a nosso lado, acompanhando-nos em todos os momentos da nossa vida, de tal modo que o nosso coração inflamado por Ti, consiga transmitir a Tua constante presença, a fim de que saibamos, com ardor, comunicá-la a todos aqueles que nos rodeiam.
Senhor Jesus, ajuda-nos a estarmos atentos à tua presença nos diversos momentos da nossa vida. Quando escutamos a Tua Palavra, que ela nos alegre, pois é a Tua presença; quando entramos na intimidade através da Eucaristia, que ela nos consiga a paz, quando Te conseguimos descobrir nos outros, que nos estimule o espírito missionário e de serviço.
Muitas vezes a canseira do dia a dia nos torna quebrados e sem rumo para a nossa vida. Sem a Vossa presença o barco da nossa vida regressa do mar vazio, sem peixe. A nossa vida fica sem sabor e razão de viver. Só com a Tua presença. Tudo ganha sentido como foi para os dois discípulos no mar de Tiberíades. Temos a certeza de que convosco a canseira de uma noite inteira na faina de pescar resultara inútil. Pois à indicação da Vossa palavra, que se encontra na margem do nosso desespero, faz abundar de peixe as redes da nossa vida a ponto de quase se rebentarem.
É verdade, Senhor, eu creio! Sem Ti por perto, nada conseguiremos. A nossa sabedoria, a nossa habilidade, os nossos conhecimentos, nada conseguem se a Tua presença não informar a nossa ação.
Por isso, insistentemente Te suplico, Senhor Jesus, não nos deixes separar de Ti. Que a Tua presença sempre se faça sentir na nossa ação quotidiana e que nós jamais empreendamos qualquer atividade sem Te ter presente como guia, conselheiro e distribuidor providente de todo o nosso alimento que fortifica e dá sentido à nossa vida.
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para Ele muitas outras pessoas de boa vontade.
Fonte Canção Nova
HOMILIA DIÁRIA
Jesus é a pedra fundamental que sustenta a Igreja e o mundo
Jesus é a pedra fundamental que sustenta a Igreja e o mundo! Se você deseja que sejam salvos seus negócios, seu trabalho, seus relacionamentos, não deixe de colocar neles essa pedra fundamental, que é Jesus.

“Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular” (At 4, 11).


Na construção do Reino de Deus cada pedra tem sua importância, cada um que colabora nesta obra é também um pedaço dela. Assim como têm importância os profetas, os patriarcas, os homens e as mulheres de Deus, que, ao longo da história, deram a sua contribuição para a construção do Reino de Deus. Você é importante, eu sou importante, nós somos importantes na edificação do Reino de Deus no meio dos homens!
Deixe-me dizer uma coisa a você: se cada um tem a sua importância, nós só não podemos tirar o olhar e a direção d’Aquele que é a pedra angular, fundamental, principal: Cristo Jesus. Não existe salvação em nenhum outro, não há nenhum nome entre os homens que possa nos salvar; não há empresa, entidade e trabalho, nos quais o homem encontre salvação a não ser no nome e na pessoa de Jesus. Ele foi a pedra do edifício, do Templo, que os judeus tanto veneraram e veneram, que foi desprezada; pedra singular, pedra única. E essa pedra singular nós não podemos rejeitar em nossa construção; na construção da nossa casa, da nossa vida e da nossa família.
Nós precisamos solidificar, precisamos de um alicerce firme, forte, autêntico e, acima de tudo, um alicerce que salve nossas casas e nossas famílias. Deixe-me dizer a você: coloque no nome de Jesus e na autoridade d’Ele tudo aquilo que você faz, que você realiza, aquilo que você espera e confia. Se você deseja que sejam salvos seus negócios, seu trabalho, seus relacionamentos, não deixe de colocar neles essa pedra fundamental que é Jesus.
Eu vejo muitas pessoas que, quando querem se casar, se preocupam com tantas coisas e colocam tantas coisas em primeiro lugar. Promovem festas estrondosas, que, algumas vezes, duram até dias, antes e depois [do matrimônio]; só se esquecem de dar a atenção devida à pedra fundamental para sustentar o casamento e a família em todas as horas e momentos. Muitas delas até se casam na Igreja, contudo, não estão com o coração voltado e centrado no essencial.
Onde você construiu sua casa? Onde você construiu o seu relacionamento? Onde é que você e os seus têm colocado o coração?
Muitas casas afundaram, acabaram e se destruíram por não ter um fundamento sólido. Da mesma forma, nossa vida vai também se deteriorando, perdendo o sabor e o sentido se não a edificamos sobre uma pedra que dá sentido a ela.
Se a humanidade está desencaminhada e sem saber para onde anda é porque há muito tempo ela já tirou o olhar de Jesus! Voltemo-nos para Ele; o papel da Igreja é anunciar o nome de Jesus, é mostrar para o mundo que só n’Ele há salvação, há cura e libertação.
A tentação é muito grande de nos voltarmos para pessoas e realidades, mas não nos esqueçamos de que mesmo pessoas da Igreja não nos salvam. Quem nos salva é Jesus, e d’Ele nós não podemos tirar o nosso olhar!
Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
http://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-e-a-pedra-fundamental-que-sustenta-a-igreja-e-o-mundo/


LEITURA ORANTE

Jo 21,1-14 - "É o Senhor!" Começava a "clarear"!



Preparo-me para a Leitura Orante:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura(Verdade)
O que a Palavra diz?
Fixo o meu olhar em Deus, através da Palavra.
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia, na Bíblia: Jo 21,1-14.
Depois disso, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos, na beira do lago da Galileia. Foi assim que aconteceu:
Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado "o Gêmeo"; Natanael, que era de Caná da Galileia; os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos. Simão Pedro disse aos outros:
- Eu vou pescar.
- Nós também vamos pescar com você! - disseram eles.

Então foram todos e subiram no barco, mas naquela noite não pescaram nada. De manhã, quando começava a clarear, Jesus estava na praia. Porém eles não sabiam que era ele. Então Jesus perguntou:
- Moços, vocês pescaram alguma coisa?
- Nada! - responderam eles.
- Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe! - disse Jesus.
Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela. Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro:
- É o Senhor Jesus!
Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água. Os outros discípulos foram no barco, puxando a rede com os peixes, pois estavam somente a uns cem metros da praia. Quando saíram do barco, viram ali uma pequena fogueira, com alguns peixes em cima das brasas. E também havia pão. Então Jesus disse:
- Tragam alguns desses peixes que vocês acabaram de pescar.
Aí Simão Pedro subiu no barco e arrastou a rede para a terra. Ela estava cheia, com cento e cinqüenta e três peixes grandes, e mesmo assim não se rebentou. Jesus disse:
- Venham comer!
Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor. Então Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com os peixes.
Foi esta a terceira vez que Jesus, depois de ter sido ressuscitado, apareceu aos seus discípulos.
Em um momento de silêncio interior, recordo o que li.
É a terceira vez que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos. O Mestre diz aos seis discípulos que estavam juntos, que jogassem a rede do lado direito do barco. Eles haviam passado a noite toda sem nada pescar. Eles tentaram e fizeram como Jesus lhes disse. Foi grande a quantidade de peixes que pescaram. Quem percebeu que era Jesus que lhes dera a ordem foi João: “É o Senhor!” disse ele a Pedro. Chegando à margem, os discípulos encontraram uma pequena fogueira e alguns peixes em cima da brasa. E Jesus lhes faz o convite para virem comer. Deu-lhes peixes e pão. Ele está vivo! Ele aparece na praia, entrando no quotidiano dos apóstolos: estavam trabalhando. Começava a clarear. À noite não pescaram nada. Quando Jesus chega, “começa a clarear”. Quer dizer, as coisas melhoram e melhoram muito: a pesca foi grande – 153 peixes grandes! Sem Jesus não podemos muito ou nada. Com ele, tudo! Inclusive, Jesus os convida para comer. Ele quer ser alimento, providência na vida deles.

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para mim?
Sob a luz da verdade – Jesus está vivo! – e participa do nosso quotidiano, de nossas dificuldades e conquistas, medito a Palavra, ligando-a à minha vida. Jesus também alimenta e multiplica infinitamente o nosso nada, nossa “pescaria” às vezes sem resultados.
E nós, como vivemos tudo isto?
Temos fé?
Percebemos logo a ação de Deus?
Vejamos o que nos dizem os bispos, em Aparecida: “O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele” (DAp 137).

3. Oração (Vida)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus.
Vivo este momento em silêncio, agradecendo a Jesus Vida que sempre me alimenta e multiplica minha “pescaria”. E rezo: Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé

4. Contemplação (Vida/Missão)
Vou passar o dia a olhar com mais fé cada acontecimento. Perceberei a ação de Jesus Ressuscitado em cada momento simples de meu dia.
Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

LEITURA ORANTE

ORAÇÃO INICIAL
Nesta oitava pascal, a liturgia vem nos mostrando que Jesus ressuscitado se manifestou aos seus discípulos de muitas maneiras. Hoje, rezaremos o encontro de Jesus com os discípulos à beira do mar de Tiberíades. É na proximidade com a Palavra de Deus que também nós nos encontraremos com o Senhor, ouviremos a sua palavra, acolheremos a vida que ele nos oferece.
Pedimos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)
Leia o texto de Jo 21, 1-14 na sua Bíblia. Releia novamente e procure recontar a narrativa.
A quem Jesus se dá a conhecer?
Em que contexto Jesus aparece aos discípulos?
Através de qual gesto os discípulos reconhecem Jesus?
Recorde também outros relatos das aparições de Jesus e verifique os elementos comuns nas narrativas.
A aparição de Jesus se dá agora na Galiléia onde estão seus discípulos Simão Pedro, Tomé, Natanael, Tiago e João, filhos de Zebedeu e outros dois discípulos (um deles é João, o discípulo amado que na narrativa reconhece Jesus) à beira do mar de Tiberíades. Depois dos acontecimentos em Jerusalém, eles agora retornam para sua terra e suas atividades. Eram pescadores quando foram chamados por Jesus e agora retornam para suas atividades.
Inicialmente, os discípulos conversam com Jesus mas não o reconhecem. Eles podem ver e ouvir Jesus, porém, não conseguem perceber que diante deles está o Senhor Ressuscitado. Jesus sabia que eles não haviam pescado nada, por isso os aconselha a lançarem a rede do outro lado da barca.
Os discípulos nada questionam, simplesmente lançam as redes. "Eles lançaram a rede e não conseguiam puxa-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor!".
Somente com o sinal da pesca abundante é que João, o discípulo amado reconhece Jesus e comunica a Pedro.
Os pescadores então retornam com o barco e a rede cheia de peixes. O evangelista destaca que eram cento e cinquenta e três grandes peixes. Ao número é atribuído o significado da universalidade. Já em terra, avistam brasas com peixe e pão. O "vinde comer" é um convite aos discípulos para se nutrirem do alimento que o Senhor oferece. Jesus mesmo "tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe". Também aqui, a exemplo dos discípulos de Emaús, a refeição partilhada confirma aos discípulos que o Senhor está vivo no meio deles: "nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor".

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)
O que o texto me fala?
Que aspectos do mistério de Deus esta passagem proporciona conhecer?
Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem?
O que o texto está me pedindo?
É preciso acreditar que Jesus ressuscitou, que venceu a morte e está vivo em nosso meio. É preciso acreditar na sua palavra e sem medo lançar a rede onde ele nos indicar. É preciso ter consciência que sem Jesus não produzimos frutos, conforme ele mesmo nos lembra: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 5).

3- ORAÇÃO (VIDA)
Senhor nosso Deus, assim como os discípulos à beira do mar de Tiberíades reconheceram vosso Filho ressuscitado, dai-nos a graça de reconhecermos a sua presença junto de nós. Que possamos reconhecer a sua presença na Palavra, na Eucaristia e nos nossos irmãos.
Celebrando com Maria a alegria da ressurreição de seu Filho rezemos:
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)
Qual apelo desejo colocar em prática durante o dia?
O que me proponho a viver?
Como vou atingir este propósito?



BÊNÇÃO
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

Conteúdo publicado em Comece o Dia
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Oração Final
Pai Santo, sabemos que em Ti – mergulhados no oceano do teu Amor – nós vivemos, nos movemos e existimos. Mas, Pai amado, nós nos esquecemos e te procuramos em lugares distantes e tempos futuros. Ensina-nos a alegria da tua Presença já na nossa caminhada de volta ao Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário