quarta-feira, 1 de abril de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/04/2015

ANO B


Mt 26,14-25

Comentário do Evangelho

A traição de Jesus por um dos Doze

Ainda mais uma vez o tema da traição de Jesus ocupa o espaço do evangelho. O plano diabólico por parte de alguns judeus, notadamente do Sinédrio, de matar Jesus conta com a colaboração de um dos seus discípulos, Judas Iscariotes. Nos aproximadamente três anos de convívio com os seus discípulos, Jesus os conhecia muito bem, suas fraquezas e seus valores. O real motivo pelo qual Judas entrega Jesus, os evangelhos não nos dizem explicitamente. O trecho do evangelho de hoje, assim como o de João (12, 1-11), parece querer nos fazer entender se tratar de dinheiro. A ceia pascal é a ceia de despedida de Jesus, uma ceia de adeus. A ceia pascal, lugar da memória da misericórdia de Deus que fez seu povo sair da “casa da servidão” (Ex 12,1ss), é palco da revelação dramática da traição de Jesus por um dos Doze. A memória da escravidão e da libertação do Egito, parte integrante da ceia pascal, desvela o mal que ainda aprisiona o ser humano. Em face da fidelidade de Jesus ao Pai se revela, paradoxalmente, a infidelidade de Judas. À pergunta de Judas, a resposta de Jesus é intencionalmente ambígua: “Tu o dizes”. A cada um é deixada a possibilidade de julgar-se na sua relação pessoal com Jesus Cristo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor Jesus, vós que caminhastes na dor e na morte para nos salvar, não nos deixeis desviar de vossa verdade e de vosso Evangelho.

Vivendo a Palavra

O texto nos convida a refletir sobre a fragilidade de nosso compromisso. Judas se vendeu por trinta dinheiros. Qual é o limite de ofertas a que nós seremos capazes de resistir, perseverando no Caminho de Jesus? Não nos precipitemos para julgar o nosso próximo, mas peçamos a Força do Alto para nos preservar do mal.

Reflexão

O amor que Deus tem por todas as pessoas nunca foi plenamente correspondido, pois sempre o pecado manifestou o desamor que o homem tem por ele. O episódio da traição de Judas nos mostra de um modo muito mais profundo esta verdade. O Filho, verdadeiro Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, por amor a nós, renuncia à sua condição divina e se faz homem, tornando-se um de nós. A resposta que ele encontra dos homens não é o amor, mas a traição e a morte. Mas nem mesmo esta realidade diminui o amor que Deus tem por nós, uma vez que, por amor, Jesus nos dá livremente a sua vida.

Comentário do Evangelho

O MESTRE VENDIDO

Jesus celebrou sua última Páscoa em meio a uma grande contradição. A ceia da fraternidade foi corrompida pela presença do traidor que o havia vendido pelo irrisório preço de um escravo. A ceia da libertação tornou-se prelúdio da injustiça e da opressão que se abateria sobre ele. A recordação dos feitos poderosos de Deus foi obscurecida pelo confronto com os feitos humanos cheios de perversidade.
Os laços que uniam discípulos e Mestre eram frágeis. Tudo não passava de aparência. O anúncio da próxima traição e a maldição prevista para quem perpetrasse esta maldade contra Jesus foram chocantes. Uma terrível suspeita pairou sobre todos. Quando Jesus desvendou o mistério e denunciou Judas, um clima de revolta deve ter tomado conta dos comensais. A convivência com um "amigo" traidor era insuportável.
Em meio a tudo isto, Jesus sabia estar dando passos firmes rumo à Páscoa definitiva. A grande obra libertadora do Pai em favor da humanidade estava para ser consumada. Não era possível queimar etapas e eliminar os aspectos dolorosos do processo de libertação.
No entanto, a ceia da fraternidade acabou por tornar-se um tormento para Jesus. Estava para ser selado o pacto de traição por parte de um amigo. Apesar dos pesares, era preciso manter a cabeça erguida para enfrentar a paixão iminente.
Oração
Senhor Jesus, torna cada vez mais verdadeira minha amizade por ti!

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 01 DE ABRIL-QUARTA

===============
PARA REZAR CLICA AQUI
========================

MAIS HOMILIAS CLIQUE ABAIXO

1 - LITURGIA DA PALAVRA - LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 26,14-25 - 01.04.2015 - O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair. 
2 - CANÇÃO NOVAQue Deus tire do nosso coração toda cobiça pelo dinheiro - http://homilia.cancaonova.com/homilia/que-deus-tire-do-nosso-coracao-toda-cobica-pelo-dinheiro/
3 - LEITURA ORANTE (Irmã Patrícia Silva,fsp) Mt 26,14-25 - "Vai me trair aquele que come comigo"
4 - LEITURA ORANTE PAULINAS - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=01%2F04%2F2015




Oração Final
Pai Santo, faze-nos conscientes de que a nossa força está em Ti, na Tua Presença amorosa em nós. Livra-nos da pretensão de sermos melhores do que nossos irmãos e nos colocarmos na posição de seus juízes. E, Pai amado, sobretudo, que sejamos agradecidos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário