quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Beato Francisco Palau - 07 de Novembro

Beato Francisco Palau

FUNDADOR DAS ORDENS: 
- IRMÃS CARMELITAS MISSIONÁRIAS 
- IRMÃS CARMELITAS MISSIONÁRIAS TERESIANAS

Comemoração litúrgica: 07 de novembro.

Também nesta data:  S. Amaranto, S. Pedro de Ruffia e Santa Carina  

Nasceu em Espanha, Catalunha no dia 29 de Dezembro de 1811, dia em que também foi batizado. Sua família era  pobre, porém, muito cristã  e  piedosa.
Foi  Crismado em 11 de Abril de 1817 e aos 17 anos, ocasião em que ingressou no Seminário diocesano de Lérida, onde cursou por quatro anos os estudos de filosofia e teologia. Ali permaneceu até o ano de 1832,  quando optou em ingressar para o Convento dos Padres Carmelitas de  Barcelona.   Assume o postulantado no dia 23 de outubro e, no dia 15 de novembro do ano seguinte (1833),  faz a sua profissão religiosa como Carmelita Descalço.  Foi ordenado Diácono em 1834 e, dois anos  depois,  ordenado sacerdote na catedral de  Barbastro, por D. Diego Fort Puig, bispo da  Diocese.
A espiritualidade e  personalidade  do padre Palau se caracteriza por intensas lutas,  largas e penosas  buscas de pacificação durante quase toda a sua vida.  Empenha-se  pela paz entre os homens, que na época se debatiam em lutas fraticidas;  pregou a verdade, para desterrar a ignorância, causa de tantos desmandos;  a  liberdade, numa Espanha que, dizendo-se "liberal",  perseguia implacavelmente a Igreja. Foi como carmelita e  sacerdote que não só trabalhou, mas comprometeu-se radicalmente na busca de solução dos problemas  de seu tempo, o que resultou-lhe sérias perseguições.  Em conseqüência de suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado.
Durante uma pregação,  na novena  das  almas  em Cidadela, recebe uma  especial  inspiração sobre o Mistério da Igreja. À  raiz de diversas experiências espirituais de que foi agraciado,  surgem os primeiros planos fundacionais que logram estabilidade e continuidade, apoiados pela autoridade eclesiástica da Diocese de Menorca.
Foi em 1860,  em Balaers, que fundou duas  congregações religiosas:  As Irmãs Carmelitas Missionárias e  Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas, que encarnam seu espírito e fazem com que São Francisco Palau traga vivo hoje, para nós,  seus ideais em suas filhas carmelitanas.
Era um homem totalmente entregue ao apostolado e à oração.  Era dotado por Deus com dons da profecia e dos milagres e, por isto, teve de suportar várias  denúncias e processos pelas numerosas  curas  que  fazia  sem ser médico.
Seu combate resoluto  pela causa de Deus e da Igreja, faz lembrar a do profeta Elias, patrono da família carmelitana. Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo demônio no mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis. Em diversas  ocasiões praticou exorcismos, todas as  vezes  com pleno êxito. Inclusive, no ano de 1866, viajou para Roma e para lá retornou novamente ano de 1870, quando apresentou pessoalmente ao Papa e aos Padres do Concílio Vaticano I,  suas questões relativas aos temas que tratavam de questões sobre a  prática do exorcismo.
Buscou intensamente a  solidão, mas também se lançou à muitas ações, através de diferentes meios para servir aos irmãos, com os meios que o Céu lhe sugeriu:  A pregação, a catequese organizada, os exorcismos e a difusão do Evangelho e da divulgação da sã doutrina como escritor e periodista.  Os apostolados mais variados, encontraram sua unidade nos ideais que mais lhe moveram: Amar e servir à Igreja, aos pobres, enfermos, crianças, jovens, às famílias, aos espiritualmente dominados pelo poder das trevas. 
Sua espiritualidade, refletida plenamente nas  Congregações que fundou, assim sintetizou: 
  • Que estejamos  sempre dispostos a seguir Cristo, ainda que nos custe. 
  • Que nos entreguemos com valentia e generosidade ao serviço dos irmãos.
  • Que a  solidão, a oração e  o sacrifício, sejam a fonte do nosso apostolado.
  • Que o amor a Cristo, a Maria e  à Igreja, polarizem nossa vida.

    Francisco Palau morreu em  20 de março de  1872, aos 62 anos de idade.  Foi beatificado no dia 24 de  abril de 1988 pelo Papa João Paulo II.

    Oração
Ó Deus, que por meio de teu Espírito, enriqueceste o Beato Francisco, presbítero, com o dom insigne da oração e da caridade apostólica; concedei-nos por sua  intercessão, que a amada Igreja de Cristo, resplandecente com  a   beleza de Maria, a Virgem Mãe, seja mais eficaz no sacramento universal da salvação. Amém.

TÓPICOS RELACIONADOS
-  História de Nossa Senhora do Carmo (Que manifestou-se a São Simão Stok - instituição do Escapulário)
-  São Simão Stok (Fundador da Irmandade do Escapulário de N. S. do Carmo)
-  Santo Alberto de Jerusalém  (Primeiro legislador da Ordem Carmelitana)
-  Profeta Elias (Considerado, por Santa Tereza Dávila,  o fundador da Ordem do Carmo) 
-  Santa Teresa Dávila (Reformadora da Ordem Carmelita)  
São João da Cruz (Auxiliou Santa Tereza Dávila na reforma da  Ordem Carmelita - Segmento masculino)
-  Beato CiríacoElias Chavara (Fundador da Ordem Carmelita de Maria Imaculada)
-  Beato João Soreth (Fundador da Ordem Terceira Carmelita - ou Ordem Carmelita Secular)
 Beata Teresa Maria da Cruz (Fundadora da Ordem das Irmãs Carmelitas de Santa Tereza)

VEJA TAMBÉM - Histórico das Congregações Carmelitas:
Irmãs Carmelitas Missionárias*****************************
- Beato Francisco Palau
- História montada, compilada, partes traduzidas e adaptadas, com base nas informações dos sites:
Outra referência: Obra Los Santos Carmelitas, por P. Rafael María López-Melús

Nenhum comentário:

Postar um comentário