quinta-feira, 5 de setembro de 2013

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/09/2013

5 de Setembro de 2013

Ano C


Lc 5,1-11

Comentário do Evangelho

A missão = pescador de homens

Trata-se de um relato construído sobre o de Marcos (1,16-20), e bastante próximo do de João (21).
A pesca é ocasião para o chamado de Simão Pedro e dos primeiros discípulos. Os episódios precedentes ao chamado criam um marco psicológico adequado para o chamado de Simão Pedro, o que fez com que o chamado e a resposta a ele não pareçam tão surpreendentes. Para Lucas (5,10), todos foram chamados juntos, sobre o lago, mediante um apelo dirigido exclusivamente a Pedro. A missão é expressa pela metáfora “pescador de homens” (v. 10)Trata-se de um símbolo de seu futuro êxito na sua conquista das pessoas para o Reino de Deus. Mas Simão Pedro não está só; ainda que seja o primeiro a receber o chamado, também outros “deixaram tudo e seguiram Jesus” (v. 11).
Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, confirma minha vocação de pescador de pessoas humanas, e conduze-me para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor.

Vivendo a Palavra

A pesca rendeu muitos frutos porque Pedro lançou a rede em atenção à palavra de Jesus – e não mais baseado em sua longa experiência. Sigamos o seu exemplo, anunciando a chegada do Reino de Deus, não confiados na nossa competência, mas total e humildemente entregues à ação do Espírito Santo.

Reflexão

Um dos elementos mais importantes do cristianismo é a vida comunitária. Para quem é cristão, não existe lugar para o individualismo. Jesus nos mostra isso quando não realiza sozinho a sua missão, mas chama os apóstolos para participarem ativamente dela. Para o apostolado, Jesus não chama os melhores do ponto de vista da economia, da sociedade ou mesmo os mais santos; Jesus chama a todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas. Assim, nos mostra que na atuação pastoral, devemos nos preocupar não simplesmente em fazer o trabalho, mas sim em envolver todas as pessoas, para que a atuação pastoral seja comunitária e revele este importante valor do Evangelho.

Meditação

Deus realiza muitos milagres em sua vida? - Qual é o modo mais frequente de Deus lhe falar? - Você tem medo diante dos desafios da vida? - Em que se apega? - Procura fazer sua parte avançando “para águas mais profundas” na vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE

05 de SETEMBRO – QUINTA

1 - AVANCE PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS ...” - Olívia Coutinho

2 - “CHAMADOS PARA O DESAFIO” -Diac. José da Cruz

3 - Toda enfermidade é uma desordem - -Diac. José da Cruz

4 - Deixaram tudo e o seguiram. Padre Queiroz

5 - A rede do amor - Helena Serpa

6 - Jesus convida os pescadores para serem os primeiros catequistas- José Salviano

7 - Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus -Claretianos

8 - Os pescadores seguiram Jesus-Alexandre Soledade


Liturgia comentada

Sua mão e seu santo braço... (Sl 98 [97])
Claro, na Primeira Aliança, antes da encarnação do Filho, Deus não tinha um corpo. Entretanto, são comuns na Bíblia as expressões de cunho antropomórfico relacionadas a Yahweh. Seus olhos tudo veem (Sl 139,16), seus pés se apoiam no Templo (Is 60,13), seu ouvido se inclina para o homem que reza (Sl 31,2), seu hálito afogou os egípcios no Mar Vermelho (Ex 15,10). O homem sente necessidade de um Deus com quem possa relacionar-se, por isso lhe empresta estes traços de humanidade.
Também nos ícones do Oriente cristão, é comum que o iconógrafo “escreva” a mão de Deus saindo da nuvem, em um cantinho da figura, para sugerir que Deus vai-se revelar, Deus vai “entrar em ação”. Se Deus encolhe o braço, se seu braço é curto demais, ele se mostraria impotente diante do mal.
Por isso mesmo, quando canta a poderosa intervenção de Yahweh para libertar seu povo da escravidão do Egito, ou a vitória de Israel sobre os povos vizinhos, a Escritura Sagrada fala do braço divino: “O poder do vosso braço os petrificou”. (Ex 15,16) Os braços de Moisés nada poderiam realizar se Deus encolhesse o próprio braço...
O homem dito moderno (sic!) prefere usar seus próprios braços, manifestando inexplicável autoconfiança. Os heróis que ele desenha aos olhos das crianças são donos de braços musculosos, como o Superman, Tarzan, He-Man e tantos outros. Os cartazes de propaganda do III Reich nazista são notáveis nessa figuração do super-homem. Com bíceps tão malhados nas academias, o homem não precisa dos braços de Deus, dispensa as mãos divinas. Este superesforço para conduzir seu próprio destino pode explicar boa parte das neuroses de nosso tempo, bem como os desastres humanos causados pelo ateísmo dos sistemas políticos que deixaram atrás de si um rastro de sangue e de ruína.
No entanto, as mãos de Deus são poderosas: elas modelaram a argila do primeiro homem (Gn 2,7), e ainda somos como barro nas mãos do mesmo oleiro (Jr 18,6). Em sua insanidade e soberba, a criatura tenta libertar-se das mãos que o moldaram, sem perceber que seu barro conserva as impressões digitais dos dedos de Deus.
O povo fiel sabe que a força do braço de Deus pode fortalecer o homem. Assim como a unção divina fez do pastor Davi o guia de seu povo, assim também a força de Deus se manifestou na aparente fraqueza de Madre Teresa de Calcutá, de Dom Bosco e de tantos outros servos cuja ação transformou o mundo.
E nós? Estamos contando com o braço de Deus?
Orai sem cessar: “ O Senhor manifestou o poder de seu braço!” (Lc 1,51)
Texto de  Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Não tem mais jeito?
Uma coisa que eu jamais posso dizer: “Não tem mais jeito”. Só não tem mais jeito para aquele que não vive da fé, para aquele que perdeu a esperança e já não crê.
“Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’” (Lc 5,4).
Diante de uma pescaria difícil, num dia em que “o mar não estava para peixe”, Jesus se manifestou de um modo maravilhoso e surpreendente aos discípulos, especialmente a Simão e aos seus companheiros de pesca: Tiago e João.
Não era possível, naquele dia, pegar mais peixes, porque o mar não estava bom, os peixes não apareciam, mas o Senhor deu a dica, deu a ordem: “É preciso avançar para as águas mais profundas”.
Às vezes, as coisas não andam boas para nós; às vezes tendemos a ficar desanimados, tristes ou sem perspectiva, sem saber qual caminho tomar, qual direção dar à nossa vida. Muitas vezes, a economia não está boa, as coisas não estão bem dentro de nossas casas, passamos necessidades, situações difíceis na vida.
Quem não passa por tempos de crise? Quem, muitas vezes, não se propõe a pescar e nada de peixe aparecer?
As palavras do nosso Mestre, em tempos de crises, de dificuldades, não são para nos deixar estagnados do jeito que estamos, parados como se as coisas não tivessem mais jeito. Se tem uma palavra que não pode fazer parte do vocábulo daquele que é o seguidor de Jesus é “desânimo”.
Uma coisa que eu jamais posso dizer: “Não tem mais jeito”. Só não tem mais jeito para aquele que não vive da fé, para aquele que perdeu a esperança e já não crê.
Se você crê, se você colocou em Deus a sua esperança, a ordem é muito clara para nós: “Lançai para as águas mais profundas, lançar as redes para a pescas”. Os discípulos foram obedientes ao Senhor e pegaram uma grande quantidade de peixes.
Eu tenho certeza de que Deus vai operar milagres na sua vida se você for obediente à Palavra d’Ele. A incredulidade será afastada e você verá a abundância do Senhor na sua vida.
Creia, tenha confiança no Senhor, independente do que você estiver passando. Avance, siga firme na sua fé.
Deus abençoe você!

LEITURA ORANTE

Lc 5,1-11 - Jesus sobe na barca de Pedro e na nossa



Saudação
- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta Leitura Orante produza em mim frutos de vida.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 5,1-11, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

A partir de Lucas 5, o Mestre alarga seu campo de ação e para isto forma um grupo de colaboradores. Neste texto de hoje, temos a narração do primeiro chamado, diante da multidão que “se apertava em volta dele” para ouvir a Palavra de Deus. Jesus subiu no barco de Simão e dali, sentado, ensinava à multidão. No final, manda que Simão leve o barco para águas mais profundas e lá, ele e os companheiros joguem as redes. Simão explica que eles trabalharam a noite toda e nada pescaram. Mas, farão isto porque Jesus lhes pede. E assim fizeram. Como resultado, encheram dois barcos com tanto peixe que quase afundaram. A abundância da pesca pode simbolizar a expansão da Igreja. Simão Pedro experimenta, de um lado, seu fracasso, e de outro, o grande êxito por acreditar na Palavra de Jesus. Pescar é símbolo da missão. A presença e atuação de Jesus despertou em Simão o sentimento de pecador. Caiu aos pés dele e disse: “Sou um homem pecador!” Por isso, sente que Jesus, o Santo, deve se afastar dele. O Mestre faz-lhe, então,  o chamado para ser “pescador de gente”. O Evangelho termina com os apóstolos deixando tudo e seguindo Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Quais outros textos este me recorda?
Qual palavra mais me toca o coração?
Jesus entra na barca de Pedro.
Entra também na minha "barca".
Qual é ela?
O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade,  anunciarem o Reino de Deus. A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, “lançando as redes em águas mais profundas”. Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
Como me encontro nesta missão?
Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal.
Como vivo este chamado?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta Leitura Orante.
Perdoai-me, pelos limites
que me impediram de fazê-la melhor.
Ofereço-vos a resolução que tomei
e que espero viver, com a vossa graça. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Sentindo a presença de Deus na minha "barca".
Vou demonstrar pela vida que estou buscando o caminho da santidade.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

I.Patricia Silva,fsp
Oração Final
Pai Santo, inunda-nos com o teu Espírito e faze-nos receptivos para aceitá-lo. Assim nós seremos testemunhas de tua Presença amorosa em nossa existência, sinalizando que desde agora o teu Reino de Amor já está dentro de nós. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário