terça-feira, 11 de junho de 2013

São Domingo Sávio - 12 de Junho


São Domingo Sávio

Local nascimentoSão Giovani di Riva (Itália)
OrdemSalesiana
Local vidaItália
EspiritualidadeO amado e jovem são Domingo Sávio teve uma vida de muita sensibilidade e em pouco tempo percorreu um longo caminho de santidade, obra mestra do Espírito Santo e fruto da pedagogia de são João Bosco. Nasceu em uma família pobre em bens materiais (ferreiro e costureira) porém rica de fé. Sua infância ficou marcada pela primeira comunhão, feita com a fervor aos sete anos, e se distingue pelo cumprimento do dever em seu lema: "Antes morrer do que pecar ."Aos doze anos de idade ocorreu um fato decisivo em sua vida:o encontro com São João Bosco, que o acolhe, como padre e diretor, em Valdocco (Turim) convidando-o para cursar os estudos secundários. Ao descobrir então os altos ideais de sua vida como filho de Deus, apoiando-se na amizade com Jesus e Maria, lança-se à aventura da santidade, entendida como entrega total a Deus. por amor. Reza, coloca empenho nos estudos, sendo o companheiro mais amável. Sensibilizado no ideal de são João Bosco, "Dai-me almas" deseja salvar a alma de todos e funda a companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores do fundador dos salesianos. Tomado por uma grave enfermidade aos 15 anos, regressa ao lar paterno de Mondonio (província de Asti), onde morre serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais: " adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!" Pio XII o proclamou santo em 12 de junho de 1954. Nota:: em alguns livros está como dia 10, o dia de são Domingo Sávio.
Local morteMondonio (província de Asti)
Morte10 de março de 1857, aos 15 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoÓ amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida de adolescente, fostes admirável exemplo de virtudes cristãs, ensinai-nos a amar a Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza, às almas com vosso zelo; fazei ainda que, imitando-Vos no propósito de tornarmo-nos santos, saibamos, como Vós, preferir a morte ao pecado, para poder-Vos encontrar na eterna felicidade do Céu. Assim seja. São Domingos Sávio, rogai por nós.
DevoçãoÀ santidade
PadroeiroDos jovens
Outros Santos do diaGaspar Bertoni (fund); João de Sahagum (conf); Leão III (Papa); Olimpio Anfião, Nicolau, Ésquilo, Geroboldo (bispos); Onofre (anacs); Antonina, Basílides, Cirino, Nabor e Nazário (mártires); Plácido (abad).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário