terça-feira, 11 de junho de 2013

Que a Santa Missa não caia para nós na rotina superficial, exorta o Papa Francisco


VATICANO, 11 Jun. 13 / 08:11 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco exortou os católicos a que a "Santa Missa não caia para nós na rotina superficial". Assim o indicou em sua mensagem lida neste Domingo, no início da Eucaristia de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional em Colônia, Alemanha, que se centrou sobre o tema "Senhor, a quem iremos?", e no qual participaram também fiéis de outros países vizinhos.
Presidiu a Missa o Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente Emérito do Pontifício Conselho "Cor Unum", em sua qualidade de enviado especial do Santo Padre.
"Senhor, a quem iremos?" pergunta o Apóstolo Pedro, porta-voz dos seguidores fiéis, ante a incompreensão de muitas das pessoas que escutavam Jesus, e que teriam querido aproveitar-se egoistamente Dele.
O Papa Francisco escreveu em sua mensagem que ao fazer-nos esta pergunta, "também nós somos membros da Igreja de hoje", e embora a pergunta seja "talvez mais titubeante na nossa boca que nos lábios de Pedro, a nossa resposta, como aquela do Apóstolo, pode ser somente a pessoa de Jesus", que "viveu há dois mil anos. Porém nós podemos encontrá-Lo no nosso tempo quando escutamos a sua Palavra e estamos próximos a Ele, de modo único, na Eucaristia".
Daqui o convite de Francisco: "Que a Santa Missa não caia para nós na rotina superficial! Que atinjamos sempre mais a sua profundidade!".
O Santo Padre explicou que é precisamente a sua profundidade que nos insere na imensa obra de salvação de Cristo, para aguçar nossa "visão espiritual" para o seu amor. E acrescenta que é preciso "aprender a viver a Santa Missa", como o pedia o Beato João Paulo II, recordando que "nisto nos ajuda, nos introduz, o fato de parar e ficar em adoração diante do Senhor eucarístico no tabernáculo e o receber o Sacramento da Reconciliação".
O Papa Francisco observa deste modo que a mesma pergunta "Senhor, a quem iremos?", "a expõem alguns contemporâneos que –lucidamente ou com um obscuro pressentimento– estão ainda em busca do Pai de Jesus Cristo".
E acrescenta que o "Redentor quer vir ao encontro através de nós, que, graças ao Batismo, transformamo-nos em seus irmãos e irmãs e que, na Eucaristia, recebemos a força de levar juntos com Ele a sua missão de salvação".
Daí que o Santo Padre acrescente que "todos nós, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos temos o compromisso de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus". De uma vez que conclui afirmando que "encontrar Cristo, confiar em Cristo, anunciar Cristo, são os pilares da nossa fé que se concentram, sempre de novo, no ponto focal da Eucaristia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário