quinta-feira, 11 de abril de 2013

Santa Ida - 12 de abril

Santa Ida
NascimentoNo ano de 1040
Local nascimentoLorraine (França)
OrdemLeiga Consagrada - Fundadora
Local vidaBolonha (Itália)
EspiritualidadeSanta Ida era filha do duque de Lorraine, descendente de Carlos Magno. Nasceu e, 1040 e recebeu de Doda, sua mãe, uma santa formação. Por vontade de seus pais, santa Ida casou-se aos 17 anos com Eustáquio II, conde de Bolonha, um homem sensato e religioso e ambos viveram um santo matrimônio. Tiveram três filhos: Eustáquio III, conde da Bolonha; Godofredo de Bulhão e Balduíno, reis de Jerusalém. Santa Ida tinha por diretor espiritual Santo Anselmo. Apesar da ilustre linhagem e da alta posição que ocupava, Santa Ida restaurou igrejas e santuários, fundou mosteiros. a ela recorriam como única valia. Após a morte de seu esposo, vendeu parte de seus bens para fundar mosteiros e empenhou-se em viver em maior humildade ainda, no desapego, na caridade evangélica. Indigentes, estrangeiros, doentes, viúvas e órfãos, recorriam à sua ajuda. Fez vários milagres em vida e muitos outros em seu túmulo. Seu corpo se encontrado com os religiosos de Wast.
Local morteInglaterra
Morte13 de abril de 1113
Fonte informaçãoUm santo para cada dia
OraçãoDai-me Senhor, pela intercessão de Santa Ida, ser sempre bem firme na caridade para com meus semelhantes e necessitados, e por sua intercessão concedei-me a Graça que vos peço. Por Cristo Senhor. Amém. Santa Ida, rogai por mim.
DevoçãoAos pobres, órfãos e à Palavra de Deus
PadroeiroDas viúvas
Outros Santos do diaSão Zenão de Verona, bispo e padroeiro dos Bebês; Sabas, Vítor, Vísia; Mena, Davi e João (mártires); Júlio I (papa); Constantino, Damião (bispos); Florentino (abade).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário