quinta-feira, 11 de abril de 2013

NO SEGUNDO DIA CNBB REFLETE TEMA CENTRAL E DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO

assemblei_domdimas

A pauta dos bispos no segundo dia da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece de 10 a 19 de abril em Aparecida (SP)  tratará do tema central do evento ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’ e o Diretório de Comunicação da CNBB, destacou o porta-voz do evento, Dom Dimas Lara Barbosa.
“Nós vamos ter a introdução do tema central, a paróquia ‘comunidade de comunidades’ e também a apresentação do Diretório da Comunicação, e para cada um desses temas haverá trabalhos em grupos”, afirmou o porta-voz.
Um equipe da CNBB preparou um texto-base que será discutido pelos bispos. A proposta do diretório é ser um documento de animação e orientação para os trabalhos de comunicação da Igreja e para uma melhor presença da Igreja na mídia.
Na quarta-feira (10) os bispos discutiram os principais encaminhamentos da assembleia e do quadro geral das religiões no Brasil.
“Ontem nós tivemos as sessões iniciais e depois uma análise de conjuntura, que na realidade foi um estudo do Mapa das Religiões, tal qual foi mostrado no Censo do IBGE de 2010. Os bispos fizeram grupos para discutirem esse mesmo mapa. Os principais temas foram em torno dessas análises”, recordou Dom Dimas.
O bispo prelado emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, CSSR, que reside em São Paulo (SP), relembrou os trabalhos realizados no primeiro dia e destacou o testemunho do Papa Francisco, como exemplo para os trabalhos dos bispos nesse encontro.
“Ontem foi um dia bastante produtivo nós tivemos a apresentação do nosso presidente, dom Raymundo Damasceno Assis, que apresentou todo o trabalho realizado no ano passado. Foi também um momento de confraternização e encontro dos bispos para que a gente possa crescer na nossa fraternidade e com as experiências de um de outro, e isso vai ajudando para que a Igreja venha ser essa Igreja que a gente realmente precisa ser, com um rosto novo, com perspectivas novas, ainda mais agora, com a presença do Papa Francisco, que com seus gestos e atitudes está provocando uma mudança na nossa Igreja e que graças as Deus, é uma mudança pra melhor. Uma Igreja muito mais próxima do povo e muito mais simples”.
Dom Joércio acredita que o tema do evento desafia especialmente os leigos na tarefa da evangelização.

“Quando se fala em paróquia é um desafio muito grande. E hoje, nós falamos de pequenas comunidades, um trabalho que a gente precisa fazer nos quarteirões, nas ruas, nos prédios. Acho que é por aí que os leigos têm que assumir o seu batismo e ajudar a Igreja, porque a Igreja somos todos nós batizados, para que a Igreja seja uma presença significativa onde cada batizado está trabalhando, atuando e agindo”.
Veja entrevista com Dom Dimas Lara, na programação especial do programa ‘Bem-Vindo Romeiro’ da TV Aparecida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário