terça-feira, 16 de abril de 2013

Papa Francisco reafirma o processo de reforma das religiosas nos Estados Unidos


VATICANO, 16 Abr. 13 / 10:46 am (ACI/EWTN Noticias- O Papa Francisco reafirmou a avaliação do Vaticano sobre a Leadership Conference of Women Religious (LCWR) nos Estados Unidos, em que se encontrou que esta tinha "sérios problemas doutrinais" e precisava ser reformada.
O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller, reuniu-se em Roma com a presidente da conferência das religiosas americanas, Irmã Florence Deacon, em 15 de abril. Também esteve presente o Arcebispo de Seattle, Dom Peter Sartain, quem foi designado para realizar a reforma do grupo.
Dom Müller disse à Irmã Deacon que ele "discutiu recentemente a Avaliação Doutrinal com o Papa Francisco, que reafirmou os resultados da Avaliação e o programa de reforma para esta Conferência de Superiores Maiores", de acordo com um comunicado da congregação vaticana publicado em 15 de abril.
"É o desejo da Santa Sé que esta reunião possa ajudar a promover o testemunho integral das mulheres religiosas", assinalou o comunicado, e isto requer "um firme fundamento da fé e o amor cristão, assim como preservá-lo e fortalecê-lo para a riqueza da Igreja e da sociedade, para as gerações futuras".
Como foi a sua primeira reunião com a líder do grupo de religiosas norte-americanas, Dom Müller agradeceu às irmãs por sua "grande contribuição" à Igreja nos Estados Unidos, "como se vê particularmente em muitas escolas, hospitais e instituições de assistência aos pobres", que foram fundadas e mantidas por religiosas.
O Prefeito da congregação vaticana também "enfatizou que uma Conferência de Superiores Maiores, tal como é a LCWR, existe para promover os esforços comuns entre seus institutos membros, assim como a cooperação com a Conferência Episcopal local e com os Bispos individualmente".
"Por esta razão, tais conferências estão constituídas por, e permanecem sob a direção, da Santa Sé", disse, citando os cânones 708-709 do Código de Direito Canônico.
Em 18 de abril de 2012, a Congregação para a Doutrina da Fé revelou os resultados da avaliação doutrinal realizada durante quatro anos pela conferência, em que se encontraram "sérios problemas doutrinais" e a necessidade de uma reforma.
O documento citou cartas de autoridades da LCWR, assim como apresentações patrocinadas pela conferência das religiosas, nas que se exibiam "temas feministas radicais incompatíveis com a fé católica" e oposição ao ensinamento da Igreja em temas que incluíam o sacerdócio sacramental de homens e a homossexualidade.
A avaliação também indicou que enquanto o grupo promove energicamente temas de justiça social, ignora amplamente assuntos de vidamatrimônio e sexualidade, que tiveram um papel importante em recentes debates públicos nos Estados Unidos.
As líderes da conferência das religiosas respondeu em 1º de junho de 2012 à avaliação, descrevendo-a como sustentada em "acusações sem fundamento" e usando "um processo defeituoso falto de transparência".
O Vaticano, quando anunciou o resultado da avaliação, pôs a Dom Sartain encarregado de realizar a reforma do grupo.
O Prelado tem um mandato de cinco anos para ajudar à conferência a revisar seus estatutos e suas conexões com organizações filiadas.
Além disso, Dom Sartain ajudará a criar um novo programa de formação, para oferecer um entendimento profundo do ensinamento da Igreja, e será o responsável por aprovar as futuras apresentações nas assembleias da organização.
Composta por aproximadamente 1.500 membros, a LCWR envolve ao redor de três por cento das 57 mil religiosas nos Estados Unidos. Como seus membros são líderes das suas comunidades religiosas, o grupo assegura que representa 80 por cento das religiosas norte-americanas. A média de idade de seus membros é de 74 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário