segunda-feira, 8 de abril de 2013

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/04/2013

9 de Abril de 2013

Ano C


João 3,7b-15

Comentário do Evangelho


Um diálogo catecumenal

O texto de hoje é parte do discurso de Jesus, motivado por seu encontro com Nicodemos (Jo 3,1-21). Podemos caracterizar este discurso como sendo uma “catequese batismal”. Nicodemos, fariseu, era uma autoridade entre os judeus (cf. v. 2). É ele quem procura Jesus, à noite; reconhece que Jesus é enviado de Deus e que sua missão é autenticada por sinais (cf. v. 2). Entre muitas interpretações possíveis acerca do motivo da “noite”, podemos dizer que João prepara a afirmação capital, já presente no prólogo, de que Jesus é a luz que brilha nas trevas (cf. vv. 19-21). A Nicodemos Jesus diz: “É necessário para vós nascer do alto” (v. 7b). É preciso, para ver a realidade celeste, superar o que é estritamente carnal, ou o que se reduz a isso. Trata-se, aqui, de se deixar conduzir, mover por Deus. Somente numa vida “segundo o Espírito” é possível sair do racionalismo ou de uma prática rigorosa da Lei e conhecer, pela relação íntima com Deus, o seu mistério, e dele receber a luz da verdade.
Carlos Alberto Contieri, sj


Vivendo a Palavra

Nicodemos se surpreende com a proposta de Jesus: depois de ter vivido muitos anos na religião institucionalizada, praticando aquilo que todos julgavam ser ‘a sabedoria’, Nicodemos é convidado a abandonar suas seguranças, desprender-se de suas certezas e ‘nascer de novo’. Deus não é objeto de conquista, útil aos objetivos humanos.

Reflexão

A Vida nova, a Vida segundo o Espírito, não é algo que a pessoa humana possa conseguir por si mesma, uma vez que é algo que está muito além da sua própria natureza, portanto algo que foge às suas capacidades. A Vida nova é a vida da graça, que nos é dada pelo próprio Deus, a partir do mistério pascal de Jesus. A condição para a participação nessa Vida em Cristo é a fé; todos os que acreditam que Jesus, crucificado, morto e ressuscitado, é o Filho de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade que se fez homem para ser o Emanuel, o Deus conosco, recebem dele o dom da Vida em plenitude, o dom da vida eterna.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. Salvação: Tudo ou Nada!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nicodemos é uma boa pessoa, conhece Jesus, sente-se atraído por seus ensinamentos e cada vez quer saber mais, seu coração anda inquieto diante das sábias Palavras do Mestre de Israel. Membro da comunidade de Israel, ele percebe que os ensinamentos dos Doutores e Escribas, sempre têm como referência a tradição do seu povo, fatos concretos que Deus realizou a favor deles. Jesus, porém, não segue essa mesma linha, há nele algo diferente, sua sabedoria não vem da tradição antiga e seus ensinamentos não apontam na direção de homens grandiosos como Moisés. Não expõe uma simples filosofia de Vida, que é mais uma alternativa entre tantas, mas fala de uma única Verdade, de um único caminho, de uma Vida que se refaz e se renova, permitindo inclusive ao homem renascer.

Vai procurá-lo de noite para mais uma aula de catequese e desta vez não resiste e pergunta-lhe como é possível um homem nascer de novo.

A Salvação trazida por Jesus, e que é oferecida a toda humanidade, diferente da tradição antiga por conta da qual os Israelitas sentiam-se privilegiados, só acontece se houver uma abertura diante da Vontade de Deus. Abandonar antigos princípios e conceitos, deixar a tradição religiosa de lado e aceitar o desafio de ser uma Nova Pessoa, moldando-se ao Modelo de homem Novo que é Jesus Cristo, assim é que ele se apresenta diante de Nicodemos naquele momento, quando a aula de catequese chegou ao seu ápice: Nicodemos já têm a resposta que queria, já sabe quem é Jesus Cristo e o que têm de fazer.

Agora é “Pegar ou Largar”, ou rompe com todo um passado e uma tradição e fica com Jesus, aceitando-o como Mestre e Senhor, ou então não poderá mais frequentar a catequese, que a partir de agora vai falar de coisas celestiais, que só podem ser compreendidas na Fé, isso é, por quem aderiu a Jesus Cristo.

A Catequese de Jesus para com Nicodemos, não é Doutrinal, mas querigmática, que provoca inquietação e fascínio por Jesus, conduzindo o catequizando a um ponto em que terá que decidir se quer ou não ser Discípulo de Jesus. Assim tem que ser também nossa catequese, para levar os catequizandos a descobrirem a beleza, o fascínio e o encanto de se viver a Fé em Jesus Cristo. Daí o conhecimento os levará a um momento decisivo em suas vidas, e como aconteceu com Nicodemos, é “tudo” ou “nada”, é “pegar ou largar”.

2. Um diálogo catecumenal
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

3. SOB O SOPRO DO ESPÍRITO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Ao exortar Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo, Jesus apontou o ação do Espírito como dinamismo deste renascimento. É o Espírito quem leva a pessoa a superar os esquemas da vida, segundo a carne, e a assumir um projeto de vida centrado na vontade de Deus. Arranca-a das malhas do egoísmo, e a coloca no terreno firme do amor. Abre-lhe os horizontes, apresentando-lhe a carência dos pobres e sofredores como campo de serviço. Liberta-a dos interesses mesquinhos, levando-a a confrontar-se com ideais elevados, realmente capazes de trazer felicidade e realização pessoal.

O sopro incontrolável do vento serviu de comparação para revelar a liberdade de ação de quem é movido pelo Espírito. Como não se pode segurar, determinar o rumo, exercer controle sobre o vento, o mesmo se dá com a pessoa que nasce do Espírito. Sua capacidade de fazer o bem torna-se ilimitada. Nada a detém quando se trata de demonstrar, com gestos concretos, o amor ao semelhante. O amor que traz dentro de si permite-lhe expressar, de maneira criativa, sua solidariedade. Tudo, em sua vida, torna-se novo, pois o Espírito não lhe permite cair na rotina e na inatividade, características de quem perdeu a razão de viver.

A ressurreição de Jesus é um convite a nascer de novo. O Ressuscitado é quem nos concede o Espírito necessário para este renascer.
Oração
Espírito de renovação, que o nascimento pelo Espírito faça-me superar tudo o que é velho dentro de mim, e experimentar a liberdade de servir.

Basta deixar-se conduzir pelo Espírito!

Postado por: homilia

abril 9th, 2013


Estamos diante de uma contradição entre a incredulidade dos judeus – representados por Nicodemos – e o anúncio do novo trazido por Jesus. Nicodemos, embora mestre, não conseguia enxergar a água que regenera o homem, tornando-o uma nova criatura.
Quem se faz discípulo do Ressuscitado deve dispor-se a viver a aventura do Espírito que o transforma. Essa exigência está contida na afirmação enigmática de Jesus: “O vento sopra onde quer; você escuta o barulho, mas não sabe de onde ele vem nem para onde vai. A mesma coisa acontece com quem nasceu do Espírito”.
Esse alerta é fundamental para quem foi iniciado no processo de discipulado. Tornar-se discípulo de Jesus comporta colocar-se à inteira disposição do Espírito. Só assim irá se precaver contra a tentação de querer “aprisionar” o Espírito e colocar Deus dentro dos próprios limites humanos. Opção empobrecedora, pois impede o ser humano de deixar desabrochar toda a riqueza de dons que lhe foi confiada por Deus.
Fechando-se dentro de seus próprios limites, o discípulo tende a acomodar-se, a não ser criativo e a contentar-se com o pouco, a deixar-se abater pelas críticas, pelas incompreensões e insucessos.
Soprando onde e como quer, o Espírito proporciona ao discípulo um dinamismo incomum, a ponto de se admirar com os próprios feitos. Embora pequeno e frágil, não temerá realizar grandes empresas. Tornar-se-á forte diante das contrariedades da vida, a ponto de superá-las todas, e destemido ao dar testemunho do Ressuscitado. Mostrar-se-á, também, possuidor de uma sabedoria, antes desconhecida, e manterá viva a chama da fé e da esperança, quando o fracasso bater à sua porta. Basta deixar-se conduzir pelo Espírito!
Quem dera, meu irmão, que todos nos abríssemos profundamente para receber o dom de Deus que consiste em nascer pela água e pelo Espírito!
É necessário aceitar o testemunho do Cristo Ressuscitado e ser-lhe fiel para que o novo nascimento, que é o Batismo, nos introduza verdadeiramente na Vida Eterna.
Padre Bantu Mendonça
LEITURA ORANTE

Jo 3,7b-15 - Conversa de dois Mestres sobre o Espírito



Preparo-me para a Leitura Orante, invocando, com todos os internautas, o Espírito Santo.
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 3,7b-15, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
- Como pode ser isso? - perguntou Nicodemos.
Jesus respondeu:
- O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.
Observo a conversa de dois Mestres. Jesus continua conversando com o doutor da Lei, Nicodemos.
Jesus usa alguns símbolos neste texto. Fala do vento que sopra e ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai. Isto acontece com os que nascem do Espírito. Deixam-se conduzir por ele.
Fala ainda da cobra de bronze que Moisés ergueu no deserto. E diz que desta forma acontecerá com o Filho de Deus. Será levantado com um objetivo: para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Pela fé em Jesus Cristo se chega à vida eterna. Parece simples, mas no mundo onde tudo é comprovado, explicado, tudo passa pelo racional, é difícil o compromisso com o que não é palpável. Mas, o vento não se vê e, no entanto, se vêem sua ação e conseqüências. Assim, se tenho fé, minha vida será diferente, coerente, verdadeiramente cristã. Com os bispos, em Aparecida, refletimos sobre nosso relacionamento com o Mestre: “Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação.” (DAp 103).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Mestre, tu tens palavras de vida eterna:
Substitui a minha mente, os meus pensamentos contigo mesmo.
Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade: eu
não quero raciocinar senão como tu ensinas, nem julgar
senão conforme os teus julgamentos,
nem pensar senão a Ti verdade substancial, dada a mim pelo Pai:
“Vive na minha mente, ó Jesus verdade”.

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é para Jesus e assim quero ter atenção para perceber todo sopro do Espírito e seguir o seu movimento.

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ir. Patrícia Silva, fsp

Oração Final
Pai Santo, mantém aberto e atento nosso espírito para perceber a tua Presença na nossa história, sempre de forma surpreendente, e o nosso coração pronto para acolher com gratidão teu Amor de Pai que também é Mãe de todos os filhos que geraste. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário