sexta-feira, 8 de março de 2013

São Domingos Sávio - 9 de Março

O santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.
Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração se apaixonou por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora.
Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração.
Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos.
São Domingos Sávio, rogai por nós.
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=3&dia=9&id=60
Domingos Sávio
Trata-se de um jovem de apenas 15 anos incompletos. Se a Igreja o declarou santo foi porque praticou as virtudes cristãs em grau elevado para poder merecer ser apresentado como modelo. Seu biógrafo foi S. João Bosco. Devido à sua curta existência, são poucos os dados biográficos. Nasceu em 2-4-1842 em Riva di Chiéri, no Piemonte, Itália, filho de Carlos Sávio e Brígida Agalhiate. Freqüentou a escola primária primeiramente em Castelnuovo e depois em Mandonio. Em 8-4-1849, dia de páscoa, fez a sua primeira comunhão e sobre ela escreveu, com apenas 7 anos, suas recordações: "1. Confessar-me-ei muito freqüentemente e farei a comunhão todas as vezes que o confessor me der licença; 2. Quero santificar os dias festivos; 3. Os meus amigos serão Jesus e Maria; 4. A morte, mas não pecados". Essas recordações serão a guia da sua vida.
Desde pequeno levou muito a série a sua vida espiritual e já impressionava a todos, mestres e companheiros, pelo seu semblante angelical. Era de índole muito mansa, de um humor sempre igual e de compleição um tanto fraca e graciosa, de aspecto grave e ao mesmo tempo doce. O seu encontro com Dom Bosco se deu em Becchi, terra natal do fundador dos salesiana, em 2-10-1854 e no mesmo mês entrava no oratório de Valdocco, em Turim.
Por ocasião da plocamação do dogma da Imaculada Conceição (8-12-1854),ciente da importância da data, renovou os "propósitos da 1ª comunhão" e depois acrescentou: "Maria, dou-te o meu coração. Faça com que seja sempre vosso, Jesus e Maria; sede vós sempre os meus amigos! Mas por piedade, fazei-me antes morrer do que me acontecer a desgraça de cometer um só pecado". Dom Bosco, impressionado com a piedade do jovem, começou a anotar os seus atos para não esquecê-los. Na primavera de 1855, depois de uma pregação de Dom Bosco, teve a santidade como objetivo único de sua vida, que terminou em 9-3-1857.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=241
São Domingos Sávio
Nascimento2 de Abril de 1842
Local nascimentoRiva di Chiéri, Piemonte ( Itália)
OrdemSalesiana
Local vidaTurim ( Itália)
EspiritualidadeDesde pequeno levava muito a sério sua vida espiritual e já impressionava a todos os mestres e companheiros pelo seu semblante angelical. Manso, constante no humor , de compleição frágil, por me graciosa, aspecto grave e ao mesmo tempo doce. Seu encontro com Dom Bosco se deu e, Becchi, terra natal de Dom Bosco, fundador dos salesianos, em 2 de Outubro de 1854 e no mesmo mês entrava no Oratório de Valdocco em Turim. Imaginemos um jovenzinho com 15 anos incompletos, declarado santo por praticar as virtudes em seu grau mais elevado. Aluno de Dom Bosco. Dia 8 de abril de 1849, Páscoa, com apenas 7 aninhos de idade fez sua primeira Comunhão e escreveu: 1- Confessar-me-ei muito freqüentemente e receberei a Comunhão todas as vezes em que o confessor me der licença. 2- Quero santificar os dias festivos 3- Os meus amigos serão Jesus e Maria. 4- A morte, mão nunca o pecado. Por ocasião da proclamação do dogma da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1854) renovou seus propósitos de sua primeira comunhão acrescentando: "Maria, dou-te meu coração. Faça com que seja sempre vosso. Jesus e Maria sede sempre meus amigos; mas, por piedade fazei-me morrer antes de cometer um só pecado!". Dom Bosco impressionado com a piedade d jovem começou a anotar seus atos para não esquecê-los. Na primavera de 1855 após uma pregação de Dom Bosco, aquele menino que teve como único objetivo a santidade em sua vida, partiu para a casa do Pai, faltando um mês para completar quinze anos de idade.
Local morteTurim (Itália)
Morte9 de março de 1857
Fonte informaçãoNosso santo de cada dia, rogai por nós
OraçãoÓ amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida de adolescente, fostes admirável exemplo de virtudes cristãs, ensinai-nos a amar a Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza, às almas com vosso zelo; fazei ainda que, imitando-Vos no propósito de tornarmo-nos santos, saibamos, como Vós, preferir a morte ao pecado, para poder-Vos encontrar na eterna felicidade do Céu. Assim seja. São Domingos Sávio, rogai por nós.
DevoçãoÀ sagrada Eucaristia e jamais pecar
PadroeiroDos jovens
Outros Santos do diaFrancisca Romana (rei) Paciano, Bento, Gregório de Nissa (bispo); Catarina de Bolonha (virgem); Domingos Sávio (conf); uirino e Cândido, Vidal e Urpasiano (mártir).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário