quinta-feira, 14 de março de 2013

O Papa é Francisco por São Francisco de Assis


VATICANO, 14 Mar. 13 / 03:07 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta, argentino e latino-americano da Igreja Católica, explicou aos cardeais que escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis e não em honra ao santo jesuíta Francisco Xavier.
Assim indicou o Arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, em conferência de imprensa ontem à noite no Pontifício Colégio Norte-americano, quem recordou que isso disse o Santo Padre logo depois de responder afirmativamente ao Cardeal Giovanni Battista Re que foi o encarregado de perguntar-lhe se aceitava sua eleição.
O Cardeal Re leu em seguida uma passagem da Bíblia na qual se relata a eleição de São Pedro por parte de Jesus e lhe dá as chaves do Reino e a potestade de atar e desatar as coisas no céu e na terra.
Os cardeais cantaram logo o Te Deum e o novo Papa passou alguns minutos em adoração ao Santíssimo Sacramento, uma nova tradição iniciado com este Conclave.
O Cardeal Dolan disse aos jornalistas que os cardeais mais idosos lhe disseram que "uma vez que se entra ali sente-se a suave brisa do Espírito Santo e como a graça de Deus atua".
"Embora se perceba como Deus atua, isso não nos absolve de nossa responsabilidade", adicionou.
Sobre o novo Papa Francisco, o Cardeal disse que "de repente toda sua roupa é distinta, seu nome também muda nossa relação com ele".
Na manhã de 13 de março, dia de sua eleição quando ainda era o Cardeal Bergoglio, o Arcebispo de Nova Iorque abraçou o agora Papa Francisco e compartilhou alguns momentos com ele "com sua sinceridade, sua simplicidade e humildade radiante, em sua identidade.
“Isso me pareceu muito emocionante", disse o Cardeal norte-americano.

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25090

Nenhum comentário:

Postar um comentário