sábado, 13 de outubro de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/10/2012

14 de Outubro de 2012 


Marcos 10,17-30

Comentário do Evangelho

Quem é bom?

Aquele que vem correndo e cai de joelhos diante de Jesus representa o piedoso observante da Lei, ansioso e temeroso da morte. As suas acentuadas reverências podem ocultar certo exibicionismo, característico das relações entre pessoas de posses. Assim também o título com que se dirige a Jesus: "Bom Mestre...", o qual Jesus rejeita. Em resposta a este homem, Jesus lhe recorda os tradicionais mandamentos da Lei, acrescentando, contudo, um: "não defraudarás ninguém", que diz respeito à apropriação injusta de bens. O homem, então, afirma que tudo tem observado. Jesus lhe propõe, então, o passo fundamental que leva à comunhão de vida com Deus, na eternidade: o despojamento das riquezas e a partilha com os pobres. O piedoso apegado às riquezas, entristecido, rejeita o caminho da vida eterna. É um homem sem sabedoria (primeira leitura). Mesmo que pessoalmente possa não ser injusto, esse homem, ao manter sua riqueza, ela própria fruto da injustiça, está conivente com a injustiça da sociedade, com seu sistema e suas estruturas econômicas opressoras e exploradoras. 
Superar o obstáculo das riquezas é impossível para os homens submissos à ganância, porém para Deus tudo é possível. A palavra de Deus é mais penetrante do que uma espada de dois gumes (segunda leitura), é capaz de extirpar a ambição das riquezas, gerando o amor ao próximo. 
Em contraste àquele homem, o evangelista Marcos apresenta o testemunho de Pedro que afirma sua fé e sua adesão ao seguimento de Jesus, declarando seu desapego de tudo. Nos evangelhos, comumente, Pedro fala representando a comunidade de discípulos. 
A opção de Pedro é pelo abandono do apego ao bem privado e o gozo do bem partilhado, comunitário. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz. Evidencia-se a proposta da rejeição desta estrutura social, dividida entre privilegiados, opressores e ricos, e excluídos, oprimidos e explorados. É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do evangelho, suscitará a perseguição por parte dos poderosos beneficiários de seu projeto de acumulação financeira em um mercado global. O projeto de Jesus, em andamento, significa a inserção na vida eterna do "mundo futuro". É o mundo novo possível, com a renúncia ao bem privado, na partilha do bem comum, em comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus, na Paz e na vida plena.
José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Precisamos deixar tudo, mas que seja ‘por causa do Cristo e da Boa Notícia’, e não fazendo contas de qualquer retribuição. A Boa Notícia é a chegada, em nós e entre nós, do Reino do Deus, embora ainda não em sua plenitude. E, por amor, vamos partilhá-la gratuita e alegremente com os companheiros de jornada.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. O CÉU NÃO ESTÁ A VENDA...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

“Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a Vida Eterna?” É a pergunta que uma pessoa muito boa e piedosa da comunidade, dirige a Jesus no evangelho desse domingo.

O conceito de um “céu” que pode ser conquistado com boas obras está muito arraigado em todos nós porque é esta a pedagogia que se aplicou por muito tempo na educação dos filhos e na escola. “Seja bonzinho, estude bastante e passe de ano, que no final do ano eu te dou “aquele” presente que tanto você quer”.

Na minha classe do antigo primário, eu sentava-me na fila “B” onde os colegas nos chamavam de “burrinhos”, ás vezes só os alunos da fila “A” saiam para o recreio, como estímulo para continuarem a ser bons, pois os “bons” são sempre premiados. É normal que a maioria ainda pense assim em relação à Vida Eterna.

Mas Jesus desmonta este esquema mercantilista quando afirma, logo de início, que somente Deus é bom. Em seguida menciona a observância de cinco mandamentos nas relações com o próximo: adultério, fraude, falso testemunho, furto e a honra ao Pai e à Mãe. Note-se que não se tratam de simples preceitos, mas de uma relação fundamentada no amor e na comunhão, sempre marcada pela verdade, na vivência de algo que não se trata de uma simples aparência, mas que provém do interior, das virtudes presentes no coração de quem crê verdadeiramente e ama a Deus e ao seu reino.

O coração dessa pessoa, que se aproximou de Jesus, se encheu de alegria, pois sentiu, na resposta de Jesus, que estava no caminho certo, respondendo todo cheio de si, que já praticava tudo isso desde a sua infância. Então, olhando para ele Jesus o amou. Quando Deus nos ama ele nos quer por inteiro, ele quer ser o único em nossa vida e assim, Jesus convidou aquela pessoa a dar mais um passo para a perfeição na Santidade, pois só lhe faltava uma coisa: “vá, venda tudo o que tens e dá aos pobres”.

Esta última frase “dar aos pobres” é rica em significado, pois pobres são pessoas que têm necessidades, é exatamente essa a nossa condição diante de Deus: precisamos sempre dele, de sua Graça e Salvação, do seu amor e da sua misericórdia. Ser pobre em espírito é ter esta consciência!

O evangelho nos relata que aquela pessoa foi embora triste, porque no fundo achava que suas virtudes morais e aquela vida piedosa desde a infância, já eram suficientes para conquistar a Vida eterna. A sua riqueza, que era muita conforme menciona o e texto, considerada uma bênção, era um sinal de que sua vida virtuosa tinha a aprovação de Deus. “Sejam bons, pratiquem o evangelho, cumpram todas as obrigações para com Deus e a sua Igreja, principalmente dando o dízimo, e a sua vida vai melhorar porque Deus lhes abençoará dando-lhe prosperidade” Enfim, Deus me dá, porque eu mereço...

Essa religião dos merecimentos não nos conduzirá a Vida Eterna, podemos ter a certeza! A Graça e a Salvação que Deus nos concedeu em Jesus Cristo é puro dom imerecido. Na pobreza em espírito nos sentimos totalmente dependentes de Deus.

Não é o nosso patrimônio, o capital ou a riqueza que temos, que nos dá felicidade e segurança nessa vida, mas o senhor nosso Deus. Por isso, quando não temos a Sabedoria de Deus, e não sabemos nos relacionar com os bens deste mundo, eles se tornam um grande obstáculo e será muito difícil um rico entrar no Reino de Deus. Os discípulos ficaram assombrados justamente porque a riqueza, como já refletimos, era considerada uma bênção, dada a quem a merecesse.

Quem então poderá se salvar? E diante dessa pergunta Jesus fala da grande novidade, nada há que o homem possa fazer que mereça a Salvação, ela é dada e oferecida gratuitamente por Deus a todos os homens. O apóstolo Pedro ainda pensa em uma religião do merecimento quando menciona a si e aos demais, que deixaram tudo para seguir a Jesus.
E aí vem a outra grande novidade que eles não sabiam: a Vida Eterna já começa nesta vida e atinge a sua plenitude na eternidade.
Quem colocou toda sua confiança e esperança em Cristo Jesus, fazendo somente dele a razão da sua esperança, nunca mais terá necessidade de nada em sua vida, e assim terá de volta o cêntuplo, como garante o evangelho.
José da Cruz é Diácono da 
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  cruzsm@uol.com.br


2. Quem é bom?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA

Oração
Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai.


3. O PERIGO DA RIQUEZA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A opção radical pelo Reino exige liberdade interior que torne o cristão capaz de colocar sua vida integralmente nas mãos de Deus. A relativização dos bens destes mundo, quando se trata de fazer a vontade divina, é expressão desta liberdade. Quando estes bens impedem o cristão de obedecer a essa vontade, é sinal de que Deus tem um concorrente em seu coração. É isso um indício de idolatria.

O homem rico pensava estar em dia com Deus pelo fato de cumprir o Decálogo. Desde o tempo de sua juventude, não havia transgredido os mandamentos. A pergunta que dirigiu a Jesus: "o que devo fazer para possuir a vida eterna?" talvez manifestasse sua preocupação por algo mais, requerido por Deus. O passo básico havia sido dado. Era possível avançar?

A resposta de Jesus foi para ele um grande desafio: seria uma prova de sua liberdade diante da riqueza, de sua disposição para partilhar e de seu desejo de servir.

Ao dar as costas para Jesus e ir embora, triste e aflito, o homem rico demonstrou que sua riqueza estava acima da vontade de Deus, e sua obediência aos mandamentos não tinha consistência. Talvez a riqueza dele tivesse sido acumulada de forma egoísta, sem solidariedade com os pobres, aos quais nunca fora motivado a ajudar. Preferiu garantir o tesouro terreno, em detrimento do tesouro nos céus, por estar ainda muito distante da vida eterna.
Oração
Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai.


14.10.2012

28º Domingo do Tempo Comum — ANO B

(VERDE, GLÓRIA, CREIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)
__ "Onde está a tua sabedoria? Em Deus ou na economia?" __




14 de outubro – 28º DOMINGO COMUM
O QUE DEVO FAZER PARA GANHAR A VIDA ETERNA?
Há gente que pensa ser a “vida eterna” mais um produto à venda, o qual se compra de alguma maneira. O evangelho de hoje apresenta um homem que já tinha tudo do que precisava para sua vida material. E, como já tinha conquistado conforto, tranquilidade, bem-estar material, queria agora também conquistar a “vida eterna”.
Vida eterna, nós sabemos, é a vida de felicidade junto a Deus e a todos aqueles que o amam. É vida de alegria verdadeira, de justiça e paz, amor e perdão, solidariedade e partilha. É vida de sorrisos verdadeiros, de abraços amorosos. Não é uma vida só de aparência, não é uma existência de ostentação. E essa vida eterna só a conseguimos mudando nosso jeito de pensar, melhorando nossa maneira de nos relacionar com as pessoas que Deus pôs em nosso caminho.
O jovem rico que se aproximou de Jesus querendo herdar a vida eterna já fazia muito disso. Mas, talvez, a maneira como ele fazia não era a mais adequada. Quando fazemos o bem esperando receber recompensas, quando ajudamos para que as pessoas percebam que somos “bonzinhos”, quando só tratamos bem a quem nos trata bem ou pode nos beneficiar de alguma forma, ainda está faltando alguma coisa. E sejamos sinceros: sempre vai estar faltando alguma coisa para recebermos como herança a vida eterna. Parece estranho, mas é assim: vamos ganhando a vida eterna quando pensamos não tanto no nosso bem-estar, mas no bem-estar dos outros. Temos paz de espírito quando conseguimos vencer a tentação de nos preocupar demais com nossas coisas e nos voltamos para as necessidades do próximo.
O jovem rico procurava seguir os mandamentos, e isso é bom. Mas alguma coisa ainda o prendia. O que é que nos prende? O que é que nos impede de “herdar” a vida eterna? Jesus diz que não é fácil um rico entrar no reino de Deus. Qual “riqueza” não nos deixa entrar no céu? Tenhamos cuidado, porque essa “riqueza” não precisa ser grande soma de dinheiro. Pode ser uma coisa de pequeno valor financeiro que, porém, nos prende, atrapalha nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.
Mas não nos desesperemos; sejamos persistentes e confiemos, pois, se alguma coisa nos parece impossível, para Deus tudo é possível. Confiemos nele!

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp

Coloque inteiramente a sua vida nas mãos do Senhor


Postado por: homilia

outubro 14th, 2012


Um jovem rico, piedoso e observante dos mandamentos, se encontrou com Jesus. Chamou-o “Mestre” e desejava possuir a vida eterna. Para conseguir essa meta observava os mandamentos com perfeição. Jesus o olhou com amor e, então, pronunciou o convite exigente: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”!
A tristeza entrou no coração desse jovem rico. A riqueza o impediu de seguir Jesus, porque é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus.
Impressiona-nos o fato de que este jovem era perfeito no cumprimento dos mandamentos de Deus e, além disso, merecera o olhar amoroso de Jesus porque buscava com decisão progredir no caminho de Deus. Mas o cumprimento dos mandamentos convivia nele com a riqueza, transformada em ídolo que lhe dava segurança. Jesus lhe ofereceu a possibilidade de ser livre, para que o Reino de Deus ocupasse todos os espaços de sua vida. Ele preferiu a segurança de seus bens. Para não perder o pouco que possuía, perdeu o tesouro infinito da vida com o Senhor.
O discípulo de Jesus dá valor ao que o mundo despreza. Para possuir a sabedoria e viver de modo prudente, considera os cetros e os tronos, a riqueza, as pedras preciosas, a prata e o ouro do mundo, a saúde e a beleza, como um punhado de areia (cf. Sb 7,7-11). Ele faz como fizeram os apóstolos que deixaram tudo para seguir Jesus e, por isso, receberam “cem vezes mais”: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna”.
Diante das palavras de Jesus, compreendemos que Ele pede as mesmas condições para todos os que querem segui-Lo. Tais condições não são diferentes para os que se consagram a Deus no celibato, para os que são chamados ao sacerdócio ministerial, ao diaconato permanente ou à vida de casados. Ao propô-las, Jesus se dirigiu às “grandes multidões” como nos atesta o evangelista Lucas.
As observâncias religiosas não são o essencial no projeto de Deus. A opção fundamental e necessária é o desapego das riquezas e a superação das injustiças que decorrem do acúmulo material. Em contraste com este rico, segue-se o testemunho de Pedro, representando a comunidade dos discípulos que, com sabedoria, professa sua fé neste seguimento, declarando seu desapego de tudo.
É a força da Palavra de Deus – “mais penetrante que qualquer espada de dois gumes” – que é capaz de extirpar a ambição das riquezas, gerando o amor ao próximo. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz.
O projeto de Jesus, em andamento, significa a inserção na vida eterna do “mundo futuro”. É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus. E o caminho seguro do seguimento de Jesus está na prática diária da Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus nos lembra: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas” (Hb 4,12-13).
Vivendo assim, entenderemos também que a prática perfeita dos mandamentos do Senhor tem um valor profundo, se a nossa vida é colocada inteiramente nas mãos do Senhor e não na segurança de nossas próprias riquezas. Se queremos ver o mundo mudar a sua avaliação das coisas, não podemos deixar de responder ao apelo de Jesus no Evangelho deste 28º Domingo do Tempo Comum: “vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito,
 com todos os que navegam na internet:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em nós, falas em nós,
rezas em nós, ages em nós.
Te pedimos: ajuda-nos a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração, para que possamos conhecer
o mistério da vontade de Deus na história.
Acende em nós aquele mesmo fogo
 
que ardia no coração de Jesus,
quando ele falava do reino de Deus.
Somente tu, Espírito Santo, podes acendê-lo
e a ti, portanto, apresentamos a nossa fragilidade,
a nossa pobreza, o nosso coração apagado,
para que tu o reacendas com o calor da santidade da vida,
do amor fraterno e da potência do Reino.
Amém.

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia,  o texto:
 Mc 10,17-30,
 que narra a conversa de Jesus com um homem rico.

Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: 
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
 
Jesus respondeu:
 
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."
 
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.
 
Jesus olhou para ele com amor e disse:
 
- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
 
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
 
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!
 
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
 
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
 
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros:
 
- Então, quem é que pode se salvar?
 
Jesus olhou para eles e disse:
 
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.

Marcos apresenta no seu relato, um homem entusiasta e decidido que veio correndo e ajoelha-se diante dele.  E saúda Jesus com o belo título de Mestre. De início, Jesus o corrige, dizendo-lhe que só Deus é bom. Depois, é carinhoso: “Jesus olhou para ele com amor”.  E  diz que lhe falta, além de cumprir os mandamentos, renunciar à riqueza para seguir Jesus. Se não renunciar à riqueza,  o coração fica dividido. O moço cumpriu todos os mandamentos, menos o primeiro: amar a Deus sobre todas as coisas. Ouvindo a proposta de Jesus, o rapaz “fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste”.

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim?

Os que decidem por seguir Jesus Cristo encontram-se diante desta opção.
Quero seguir Jesus Cristo e para isto necessito optar, me comprometer por segui-lo, sabendo que nele está toda minha riqueza. Os bispos, em Aparecida, disseram:

“No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.”
 (DAp 351)

3.Oração (Vida)O que o texto diz para mim?

O que o texto me leva a dizer a Deus?  
Rezo a

Oração do Amor:Senhor,

Fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado,
Pois é dando que recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

4. Contemplação (Vida e Missão)
 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Hoje, vou  olhar as pessoas com olhar de fraternidade e renovar meu compromisso de vida com o Senhor.

Bênção Bíblica
 

O Senhor o abençoe e guarde!  
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
 
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ 
(Nm 6,24-27).

Outubro 2012 - Mês Missionário
Tema:  "Brasil missionário partilha a tua fé".

Ir. Patrícia Silva, fsp


Oração Final
Pai Santo, que generosidade, desapego e gratuidade não sejam para nós apenas palavras que admiramos, mas diretrizes efetivas do relacionamento nosso com os companheiros de caminhada, seguindo os passos do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário