domingo, 18 de novembro de 2012

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Luiz Eugênio Perez


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com pesar, a notícia do falecimento do bispo emérito de Jaboticabal (SP), dom Luiz Eugênio Perez, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro.
Nascido na cidade de Orlândia em 1928, dom Luiz ingressou no Seminário Diocesano de Campinas (SP) em 1941. Em 1948, foi para o Seminário Central de São Paulo, onde cursou a Filosofia e a Teologia. Ordenado sacerdote em 1954, desempenhou seu ministério como cooperador na Catedral de Ribeirão Preto (SP) e depois em Cravinhos, por treze anos. Durante este período, foi também diretor diocesano do Ensino Religioso, da Cruzada Eucarística, Presidente do Conselho de Presbíteros, entre outros serviços.
Em 1970, foi nomeado pelo papa Paulo VI bispo da diocese de Jales (SP), onde se destacou na atuação junto à Comissão Regional da Pastoral das CEBs. Também incentivou a evangelização através dos meios de comunicação.
O papa João Paulo II, em 1981, o transferiu para a diocese de Jaboticabal, onde exerceu seu ministério até o ano de 2003, deixando uma profícua atuação pastoral. Adquiriu para a diocese uma emissora de rádio e realizou a construção do Seminário Diocesano. Promoveu também diversas Assembleias Diocesanas, para planejar e dinamizar a vida pastoral.
Toda a sua atuação como pastor da Igreja teve como objetivo a promoção da fraternidade, como expressou em seu lema episcopal “Todos sois irmãos”. Estamos unidos, na oração, aos familiares, a dom Antonio Fernando Brochini, bispo de Jaboticabal, e também a todas as comunidades que tiveram a alegria de receber o dom do Reino pelo ministério deste nosso irmão.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: CNBB
Local:Brasília (DF)

http://www.catolicanet.com/index.php?system=news&action=read&id=66876&eid=299

Nenhum comentário:

Postar um comentário