segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FÉ ESTREPITOSA - PADRE ZEZINHO

Há muitas maneiras de expressar a fé em Deus. A melhor delas é a fé serena. Uma outra, a eufórica e estrepitosa, também é fé, mas revela adesão triunfalista. Feita de clamor imenso, algaravia de vozes, superlativos e aumentativos, vive da festa e dos adjetivos grandioso, poderoso, altíssimo.. Os milagres são em catadupa e ai de quem duvidar deles: são centenas por encontro porque aquelas são igrejas das curas e milagres. O nome do pregador é repetido a toda hora para que saibam que depois de Jesus ninguém é mais eficaz do que ele.
Mesmo que o fiel diga que ainda não está bem, o animador que se faz interprete dele garante que ele disse estar totalmente curado. A marcha de 200 mil pessoas vira marcha de um, depois dois e no quinto ano já cinco milhões de fiéis. Se for em São Paulo, como tudo naquela igreja sempre aumenta, em dez anos levara dez milhões à rua. As fotos mostram 200 mil, mas eles calculam 3 milhões. Quem vai contar?
Há um marketing eufórico da fé que mantém os fiéis em constante adrenalina. São vinte aclamações por minuto. Gravei um desses cultos pelo rádio.
Errado? Certo? Imagine uma partida de futebol na qual a cada minuto a multidão gritasse gol. Alguém de fora que não viu a partida imaginará que o placar seria de 50 a 40. Imagine uma partida de basquete na qual a cada cesta a multidão gritasse por um minuto. Os de fora calculariam errado.
Não admira que as estatísticas dessas igrejas sejam tão avantajadas. É fé eufórica recheada de alardes. Nas ruas onde moram meus sobrinhos há um igreja quase em frente à casa deles. Nas quartas feiras num pequeno salão de 5 X 3 dez a quinze fiéis se reúnem para o culto. Mas os pregadores usam de microfone e caixas de som em altíssimo volume. Certamente não é para aqueles fiéis. Quer queira quer não, a vizinhança tem que ouvi-los por 60 minutos. Serão autuados no dia em que alguém se cansar daquela imposição fanática. Eis aí um exemplo de fé eufórica. O barulho é maior do que o conteúdo e Jesus será anunciado quer queiram quer não…
Normal não é! As outras igrejas são unânimes em afirmar que a mensagem cristã não se pode ser imposta. Também judeus e muçulmanos ensinam este respeito. Então, deve ser problema de pregador despreparado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário