quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Evangelização é trabalho de todo o povo de Deus, diz Papa

Jéssica Marçal
Da Redação
Rádio Vaticano
'Cada fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho', destacou Bento XVI

O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã desta quinta-feira, 20, com os bispos de recente nomeação que participam de uma conferência promovida pela Congregação para os Bispos e para as Igrejas Orientais. Bento XVI lembrou que os bispos são chamados a alimentar a comunhão e colaboração em suas dioceses. Ele destacou que os Pastores orientam a evangelização que, na verdade, é tarefa de todo o Povo de Deus.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos bispos de recente nomeação


“A evangelização, de fato, não é trabalho de alguns especialistas, mas de todo o Povo de Deus, sob orientação dos Pastores. Cada fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho”, disse.

Ao afirmar que o bispo, para ser realmente arauto da fé, deve viver a presença do Senhor, como homem de Deus, Bento XVI lembrou que não é possível estar a serviço do homem sem ser primeiro servo de Deus.


“O bispo, primeira testemunha da fé, acompanha o caminho dos crentes oferecendo o exemplo de uma vida vivida na confiança em Deus. Ele, portanto, para ser autêntico mestre e arauto da fé, deve viver a presença do Senhor, como homem de Deus. Não se pode estar, de fato, a serviço dos homens, sem ser primeiro servos de Deus”.

O Santo Padre explicou também que os bispos, como membros do colégio episcopal, devem ter uma solicitude especial pela Igreja universal, o que deve ser feito, primeiramente, a partir da defesa da unidade da fé. “Jesus Cristo quis confiar a missão do anúncio do Evangelho antes de tudo ao corpo de Pastores, que devem colaborar entre eles e com o Sucessor de Pedro (cfr ibid., 23), de modo que isso atinja todos os homens”.

Diante desta tarefa, o Papa convidou os bispos a serem próximos das famílias, a fim de ajudar os pais a serem os primeiros educadores da fé seus filhos e, com relação aos jovens, “para que possam construir a sua vida sobre a rocha firme da amizade com Cristo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário